3 de setembro de 2012

EM INGLATERRA ABRIRAM-SE AS HOSTILIDADES*


Aviva Premiership 1ª Jornada:
Abriram-se as hostilidades na Premiership e de que forma, muitos ensaios marcados e muita emoção para os fãs de rugby para os quais este foi um grande fim-de-semana.
Wasps - Quins
A liga abriu com o embate entre os Wasps e os campeões Quins. 

Os leitores podem não crer, mas após o jogo estive o fim-de-semana todo a pensar como descrever este jogo. 
Os Wasps começaram bem, muito bem diga-se, mostrando uma absurda falta de respeito pelo estatuto de campeões dos adversários.  
Aos 2mins de jogo o ponta Wade combina bem com o outro ponta Varndell e as vespas de Londres põem os Quins em sentido com um ensaio convertido pelo abertura Nicky Robinson. 10 mins depois e novo ensaio por Varndell, oferecido por Wade já na área de ensaio -  Robinson converte e junta mais 2 penalidades. 20-0 aos 12mins! 

As coisas não corriam bem aos Quins, muito trapalhões nos avançados e a 3ª linha dos Wasps comandada por Haskell a 8 estava intratável no breakdown. 

Os avançados dos Quins não conseguiam aliar-se nas linhas de ataque bem comandadas por Evans, na única vez que isso aconteceu na 1ª parte, uma jogada bem apoiada por 3/4 e avançados, o ponta Williams descobre um espaço na defesa adversária e ensaia para conversão de Evans. 
Mas o desespero continuava para os avançados dos Quins, mais uma bola perdida no breakdown e duas fases depois Wade está de novo na linha de ensaio (não convertido), 28-7 aos 24mins. 

Os campeões carregam desesperadamente e Evans adiciona 2 penalidades antes do intervalo, 28-13. 

No recomeço a perder por 15 os Quins carregam nos Wasps mas Easter que teve uma tarde para esquecer, perde uma bola no contacto e 3 passes depois o 2ª linha Wentzel corre 40 metros sem oposição e ensaia, Robinson falha uma conversão que parecia fácil. 
55 minutos e mais do mesmo, os avançados experientes dos Wasps deram uma lição aos seus adversários e Wentzel oferece um ensaio ao pilar Payne que ensaia no canto, Robinson adiciona a conversão e a pouco mais de meia hora do fim os Quins estão a 27 pontos de distância.  

Após este ensaio, muitas substituições ocorrem nos Quins, incluindo o formação Care que nunca consegui pegar no jogo. 
A partir daqui Evans decide que o jogo não está perdido, o recém entrado Guest contraria bem uma tentativa de alívio ao pé do adversário, e consegue ficar com a bola e ensaiar entre os postes. 
Evans é pura classe e numa arrancada fenomenal consegue rasgar a defesa dos Wasps e oferecer a bola aos seus 3/4s e Brown ensaia no canto. 

4 minutos depois Evans recebe a bola do formação e descobre um buraco na defesa e com um pontapé a toda a largura do campo Brown recebe e só tem que colocar a bola na área de ensaio. 40-32 aos 64 minutos. 

O jogo estava ao rubro com os Quins acampados nos 22 dos Wasps, mas quando chegavam a 5 metros da linha de ensaio, um erro, um avant, uma bola perdida (muitas vezes por Easter) desesperava os fãs dos Quins. 

Perco adjectivos para descrever o jogo de Evans quando aos 67 minutos ensaia e converte, 40-39. 

Aos 77 minutos os Quins beneficiam de uma penalidade a 45 metros dos postes para, quem mais!, Evans converter e ganhar o jogo para a sua equipa. 40-42. 

Evans teve uma exibição de sonho e prova que é, neste momento, o melhor jogador da Premiership. 
Destaque também para Wade dos Wasps que no ano passado foi o melhor marcador de ensaios e procura que seja esta a sua época de afirmação.

Saracens – London Irish
Ainda em Twickenham depois do jogão anterior a tarefa para novo espectáculo de rugby estava dificultada. 

Era interessante ver como os “exilados” se iriam comportar perante a experiente armada sul-africana dos Saracens que estreou Ashton na ponta. 
O jogo começou com pouca emoção e os avançados dos Saracens liderados por Brits iam dominando e ganhavam algumas penalidades aos seus adversários que Hodgson aproveitava para por pontos no marcador (minutos 6 e 14). 
O flanker dos Irish, Treviranus vê um cartão amarelo por carga perigosa de ombro sobre Hodgson que precisou de um par de minutos para recuperar do embate.  
Mais 2 penalidades para os Sarries e uma para os Irish levam o resultado para o intervalo em 12-3. 

Na 2ª parte Ashton resolveu justificar o seu salário e mostrou que não há outro jogador como ele na Premiership a descobrir espaços na defesa, ensaio aos 42 minutos que Hogdson converte.  
Aos 50 minutos Ashton assiste Barritt com um sublime toque ao mesmo tempo que é esmagado por um adversário e Barritt só tem que voar para a linha de ensaio, 26-3. 

O show de Ashton continuou e novo ensaio após boa combinação da linha atrasada sarracena, Hodgson converte 33-3. 
Os Irish nunca conseguiram opor-se à qualidade de jogo dos Saracens e sem Corbisiero (pilar) que está lesionado a mêlée foi também muito castigada. 

Aos 77 minutos Mordt acaba com o que restava dos Irish com novo ensaio convertido. Final 40-3.

Gloucester – Northampton
Sempre um jogo emotivo quando estas duas equipas se encontram e este não foi excepção. 
Um jogo à Saints, a começar muito bem, a dominar o adversário, mas a acabar em sofrimento e com dois jogadores no “sin-bin”. 
O “tal” George Pisi (centro) que vos falei na crónica de apresentação ensaiou por duas vezes, sendo que Tindall (agora jogador-treinador) sentiu muitas dificuldades para o parar, e o estrante Waldouck a seu lado anulou Twelvetrees. 
Por outro lado, o capitão do Saint, Hartley, também ensaiou, e Lamb converteu todos os ensaios.  
Mas uns Saints faltosos permitiam a Burns adicionar pontos e manter Gloucester na esperança de um bom resultado. 
Até aos 72 minutos os Saints controlavam bem o jogo por 24-12 mas um ensaio de penalidade por infração na mêlée (Doran-Jones e o estreante Van Velze já estavam amarelados) e foram 8 minutos a sofrer até aos 80. Final 19-24.

Worcester – Bath
Os Worcester normalmente encontram-se nas lutas do últimos classificados. 
Muito esforçados contra uns Bath sempre robustos, levaram a sua vontade de vencer ao extremo causando muitas penalidades que custaram a vitória no último minuto.  

Percival ainda ensaiou aos 69 minutos mas do lado de Bath Olly Barkley converteu 8 das 11 penalidades concedidas pelos Worcester, incluindo uma aos 80 minutos que colocou o resultado em 23-24 e deu a vitória a Bath.,

Exeter Chiefs – Sale Sharks
Esperava-se mais dos Sharks depois do investimento na equipa. 
Cipriani começa no banco dos Sharks mas aos 31 minutos é chamado devido a lesão do centro Tuitopou, com MacLeod a passar para centro. 
O Exeter marcou 6 ensaios, mais que suficientes para o pontinho de bonús, e os Sharks nem um ponto marcaram com Cipriani ao leme. 
Do lado de Exeter o abertura argentino Ignacio Mieres deu uma lição de humildade a Cipriani com 16 pontos (1E, 1C, 3P). Final 43-6.

London Welsh – Tigers
Baptismo de fogo para a estreia na Premiership para a rapaziada de Londres contra uma das melhores equipas do campeonato, os Tigers. 
Na primeira parte o domínio dos avançados de Leicester foi evidente e dois ensaios da “locomotiva” Waldrom (nº 8) convertidos e mais uma penalidade (infracção na mêlée) ditaram que os Welsh perdiam por 17-0 aos 23 minutos. 
O que perdiam em talento, os Welsh ganhavam em garra e coragem, e enquanto houve “gás” ainda conseguiram dois ensaios e uma penalidade, até ao intervalo, dando algum interesse ao jogo. 13-17 ao intervalo. 

Com a fisicalidade do jogo e as substituições, os Welsh perderam algum ênfase e os Tigers apenas cumpriram. Seguiram-se ensaios de Parling, Salvi e Goneva para o resultado final de 13-38.
  
Veja o quadro dos resultados, a classificação e os jogos da 2ª jornada




Championship
No Championship a primeira jornada disputou-se sem surpresas e os favoritos venceram os seus adversários. 

Na 6ª feira Nottingham recebeu e bateu o Leeds por 34-29 com bónus ofensivo. 
Sábado os de Bedford confirmaram que são uma da melhores equipas da liga e 7 ensaios contra Moseley ilustram o resultado mais desnivelado da jornada, 50-6. 

Os Cornish Pirates, outro dos favoritos foram baptizar os de Jersey com um hat-trick de Evans, final 6-20 para os Pirates e o Plymouth venceu sem bónus ofensivo o Doncaster que conseguiu já na recta final um pontinho de bónus defensivo, 27-22.

Sábado, dia de jogo grande confirmou os Newcastle como favoritos, a despacharem outra das boas equipas desta liga, o Bristol com 20-37 e ponto de bónus ofensivo. 

Os London Scottish cumpriram os mínimos e bateram os Titans de Rotherham por 26-20.








Jacques le Roux
O nosso “lobo” Le Roux não jogou na estreia da sua equipa, o Coventry que milita na National League 1 (3º escalão). Jogou em casa contra o Ealing, uma das equipas mais fortes, senão a mais forte da liga e principal candidata à subida. O resultado foi de 13-37.

*Texto: Ricardo Mouro
Quadros : It's Rugby
Foto: ESPN scrum


Sem comentários: