17 de setembro de 2012

PREMIERSHIP, CHAMPIONSHIP E LE ROUX EM GRANDE! *


A terceira jornada da Premiership iniciou-se na sexta feira e ficou marcada por muito equilíbrio - as primeiras jornadas foram históricas, é preciso recuar mais de uma década para se ver tantos ensaios marcados.

O Bath recebeu os Saints no que prometia ser um bom espectáculo de rugby.
O que é certo é que as equipas se mostraram cautelosas e tirando o ensaio madrugador do defesa de Bath Nick Abendanon logo no primeiro minuto, o jogo decidiu-se nos pontapés.
Aí os Saints e o seu abertura Myler levaram a melhor.
Depois do ensaio sofrido os Saints carregaram e forçaram vários erros que Myler convertia em pontos, e do lado oposto Ollie Barkley apenas adicionou uma penalidade até ao intervalo, 8-12.
No reatamento Myler adiciona mais três pontos e Barkley responde com seis.
Aos 75 minutos Tom May, que havia entrado para o lugar do lesionado Ben Foden, com um drop arruma a questão, final 14-18.
Nota para a lesão de Foden que saiu com o pé imobilisado e ainda se desconhece a gravidade, mas que dará certamente dores de cabeça ao seu treinado Jim Mallinder e ao seleccionador Stuart Lancaster na posição de defesa.

No sábado o equilíbrio manteve-se com o confronto entre Worcester e Gloucester.
16-16 foi o resultado final, mas a má sina para os de Worcester continuou num jogo em que voltaram a perder pontos nos momentos finais da partida.
Andy Goode até colocou os Worcester a vencer aos 79 minutos com uma penalidade (16-13), mas o poderio dos avançados de Gloucester viria  a forçar um erro na formação ordenada no último minuto que Freddie Burns não perdoou.

Os Harlequins no topo da tabela receberam os Sale Sharks que ainda não venceram esta época.
Nick Evans, mais uma vez em destaque, comandou uma linha atrasada que recebeu um excelente suporte dos seus avançados.
Ugo Monye, que parece regressar a uma grande forma, ensaiou logo no primeiro minuto.
Cipriani do lado oposto tinha a ingrata tarefa de cobrir Evans e apenas conseguiu três penalidades contra 17 pontos do kiwi.
Foi uma mera formalidade o ponto de bónus que só chegou aos 80 minutos através do ensaio de Mike Brown.
Brown encontra-se na sombra de Foden para a camisola 15 de Inglaterra, resta saber quanto tempo estará o “Saint” de fora.

Os Wasps, equipa que já tanto elogiei aqui, recebeu os London Irish uma das equipas que tem praticado um rugby mais pobre da liga.
Sem James Haskell os avançados das “Vespas” estiveram muito bem liderados por Tom Palmer e Ashley Johnson, mas o destaque vai para a estreia do experiente abertura galês Stephen Jones com mais de 100 internacionalizações.
Jones não falhou um pontapé (9 em 9) e distribuiu bem o jogo acabando com 23 pontos.
Wade não marcou nenhum ensaio desta vez, mas esteve muito em jogo incluindo a servir os seu companheiro na outra ponta, Varndell, que marcou dois ensaios.
Varndell e Wade lideram a lista de melhores marcadores de ensaios do campeonato.

O jogo grande da jornada estava marcado para o fim de tarde de sábado com o confronto do topo da tabela entre Saracens e Tigers.
Jogo disputado em Wembley frente a mais de 41000 espectadores que esperavam um bom espectáculo.
Tal não aconteceu, e assistiu-se a um jogo em que as defesas superaram os ataques.
Toby Flood, abertura dos Tigers, encontrava-se assim num duelo de penalidades com Owen Farrel, que ganhou a camisola 10 a Charlie Hodgson.
Tal aposta não se revelou acertada e Farrel falhou duas penalidades que pareciam fáceis, convertendo o seu primeiro pontapé aos 33 minutos contra três de Flood. 3-9 ao intervalo.
Shalk Brits estava endiabrado, bem secundado por Ernst Joubert, e Ashton foi muito bem contrariado pelos Tigers, onde o fijiano voador Goneva punha a defesa sarracena em apuros.
As substituições trouxeram muitas mudanças e o pilar “tigre” Castrogiovanni, que substitui Cole, encontrou algumas dificuldades em gerir a pressão exercida também pelos recém entrados Rhys Gill e o campeão do mundo John Smith.
Hodgson entrou aos 50 minutos e em sete minutos empatou o jogo a 9-9.
Até ao fim um jogo muito mastigado que só ganhou emoção nos últimos minutos em que Hodgson falhou um drop e Flood o igualou já na bola de jogo.
Jogo demasiado cauteloso de dois candidatos ao título incapazes de mostrar a fluidez e imaginação que os Quins demonstraram até agora com 15 ensaios em três jogos.

Domingo viria a revelar-se uma boa surpresa.
O London Welsh recebe e bate os Chiefs de Exeter num jogo memorável para os de Londres. 
Os Exeter começaram forte e aos 11 minutos já tinham convertido dois ensaios deixando adivinhar mais uma derrota para os exilados.
Os Welsh mostraram então a garra e vontade que transpareceram no jogo com os Tigers e num maul dinâmico, que os Exeter não conseguiram contrariar, forçam o erro e daí obtêem um ensaio de penalidade. 
O jogo começou a ser disputado nos avançados e Exeter, após uma boa combinação, consegue o terceiro ensaio através de Richard Baxter.
Os Welsh nunca desistiram e uma boa série de pick ‘n go’s junto à linha de ensaio dos Chiefs é coroada com o ensaio do poderoso terceira linha Alfie To’oala.
Sebastian Jewell converte para a vitória e o pequeno estádio dos Welsh vai ao rubro.

Com estes resultados os Irish afundam-se na tabela e são a única equipa que ainda não pontuou.
Os Sharks seguem na penúltima posição com apenas um ponto.
Destaque também para os quatro “suspeitos do costume”: Quins, Saints, Tigers e Saracens continuam invictos mesmo após o embate deste fim de semana.

Veja o quadro de resultados e a classificação



Championship
No segundo escalão os pricipais candidatos, os Newcastle Falcons, receberam o Doncaster e cumpriram.
A equipa de Doncaster não teve força suficiente para aguentar os avançados de Newcastle e foram muito castigados na formação ordenada, incluindo um ensaio de penalidade.
Jimmy Goperth, que alinhou a defesa neste jogo, selou o ensaio que viria a garantir o ponto bónus já aos 80 minutos.
22 pontos para Gopperth no total (1E, 4T, 3P), o resultado ficou em 37-5.



Os Bedford Blues perseguem os Falcons no topo da tabela, depois de receberem e destroçarem os London Welsh por 55-20.

A equipa de Jersey ainda não pontuou e voltou a perder no duelo dos últimos classificados, derrota por 12-31 contra Moseley que conseguiram a sua primeira vitória, e pontos, da época. 

Ainda no sábado o Plymouth recebeu e bateu os Leeds Rhynos num jogo empolgante.
Os de Leeds venciam (25-26) até aos 77 minutos mas um ensaio de Jack Arnott e conversão de Paul Roberts coloca Plymouth na frente.
No minuto seguinte Jacob Rowan consegue um ensaio mas a conversão é falhada por Joe Ford e Leeds perde o jogo mas leva dois pontinhos de bónus, final 32-31.

No domingo Nottingham recebeu e, surpreendentemente, perdeu contra os Titans de Rotherham, final 16-27.

O Nottingham vê assim Newcastle e Bedford isolarem-se no primeiro e segundo lugar respectivamente.

O último jogo da jornada os Bristol-Pirates mostrou duas equipas com muita qualidade e o resultado, 29-17, não espelha o equilíbrio entre as formações.
Um ensaio de Matthew Williams (grande exibição deste velocista) convertido por Tristan Roberts, que adicionou uma penalidade, nos últimos 5 minutos causam o desnível no resultado.

Ficam os resultados e a classificação:




Coventry RFC
O Coventry conseguiu a sua primeira vitória no campeonato contra o Cambridge, com Le Roux, mais uma vez, a formar na posição 8.
Uma boa vitória por 37-5 com Coventry a  ensaiar por cinco vezes e Le Roux a garantir o ponto bónus ao conseguir o quarto ensaio da sua equipa - o seu segundo ensaio em dois jogos. 
O Coventry sobe assim para a 11ª posição (em 16 equipas) com sete pontos em três jogos.

*Texto: Ricardo Mouro

Sem comentários: