5 de setembro de 2012

LEINSTER E OSPREYS PROCURAM REDENÇÃO


Depois de uma primeira jornada que surpreendeu pela derrota do Leinster frente ao Scarlets, e em especial pela vitória do Treviso sobre o Ospreys, a segunda jornada vai permitir começar a formar uma melhor opinião sobre o que se passará na competição, daqui para a frente.

O italiano Zebre faz a sua estreia em casa, defrontando aquela que, com ele, forma a dupla mais fraca na prova, o irlandês Connacht, que perdeu em casa, na primeira jornada, com o Cardiff Blues.
Depois da pesada derrota sofrida no primeiro dia, e com quatro alterações no XV inicial, com a entrada de dois estreantes a nível internacional – o centro Alberto Bennetin e o médio de formação Roberto Quartaroli – e o recurso a dois avançados “jovens” veteranos, e que podem dar uma maior consistência ao Pack – o terceira linha Mauro Bergamasco e o segunda linha (internacional pela Itália) Josh Sole, o Zebre tenta entrar no ritmo da prova e evitar um segundo desaire consecutivo, mas temos que admitir que não será fácil, apesar das fraquezas do adversário.
Falta ao Zebre experiência e ritmo para se afirmar como um verdadeiro competidor na Rabo Direct, mas a verdade é que apenas jogando (e perdendo...) esse conseguem adquirir aqueles dois ingredientes.

O Treviso que beneficiou da inadequada postura do Ospreys no jogo inaugural, e conseguiu uma excelente vitória – recorde-se que o Ospreys é o campeão em título -  pode ter tido nesse jogo a alavanca que necessitava para se equilibrar nos jogos futuros, mas a deslocação à Irlanda para defrontar o Munster não vai ser fácil, apesar da fase de renovação que os irlandeses atravessam.
Uma segunda vitória dos italianos virá com certeza baralhar as contas e os prognósticos para o resto da prova.

Quanto aos escoceses, a primeira jornada foi um pesadelo com a derrota do Glasgow Warriors no Ulster por 18-10, e do Edimburgo, em casa, frente ao Munster por 23-18, e assim a segunda jornada deve ter provocado algumas insônias nos treinadores das duas equipas.
E com razão, já que as equipas escocesas vão defrontar duas das galesas e tudo indica que os resultados serão mais virados para as equipas do Principado...
O Edimburgo tem a tarefa mais complicada, com uma viagem a Cardiff para defrontar os Blues, e, muito dificilmente conseguirão trazer de lá uma coisa diferente de uma pesada derrota, enquanto o Galsgow joga em casa, recebendo o Scarlets que começou a prova da melhor maneira vencendo o Leinster por 45-20.
Se os galeses tiverem fora, o mesmo comportamento que tiveram em casa, então o Glasgow Warriors terá uma tarde para esquecer, não escapando a uma segunda derrota.

Deixámos para o fim os jogos dos finalistas da última época, o Ospreys de Gales e o Leinster da Irlanda.
Os galeses jogam em casa, depois da vergonha que passaram em Treviso na semana passada, e não podem arriscar uma segunda derrota e, principalmente, não podem voltar a ter uma actuação displicente e indisciplinada como a que tiveram frente aos italianos – os adeptos galeses não iriam gostar nada disso...
Esta necessidade de arrepiar caminho deve ditar o rumo dos acontecimentos e os irlandeses do Ulster é que devem pagar a factura, saindo do País de Gales com uma pesada derrota.
O Leinster, finalista vencido do último ano, passa por uma situação semelhante, depois de encaixar 45-20 do Scarlets, e tem frente ao Newport Dragons a oportunidade de se redimir e mostrar que continua na busca do título – afinal foram eles que venceram a Heineken Cup da última época...

Foto: www.inpho.ie

Sem comentários: