4 de setembro de 2012

LIONS NA AUSTRÁLIA EM 2013


O final da época que se aproxima traz consigo um grande acontecimento, com a 28ª digressão da história dos British & Irish Lions, desta vez à Austrália, com a esperança dos viajantes em conseguirem um resultado positivo nos jogos-teste que vão realizar, o que aconteceu pela última vez em 1997, na África do Sul.

A história destas digressões começou em 1891 quando uma equipa apelidada de Great Britain se deslocou à África do Sul, e venceu os quatro jogos então realizados – como vão longe esses tempos...

Até 1938 a Geat Britain viajou mais nove vezes ao hemisfério sul – em 1908 como Anglo-Welsh – mas foi apenas a partir de 1950 que estas viagens tomaram uma forma organizada e intervalada com a viagem de equipas do hemisfério sul à Europa.

Foi também nesse ano que a equipa passou a chamar-se British & Irish Lions, adoptando o emblema que reproduzimos no topo da página, e passou a utilizar a camisola vermelha que identifica a equipa.

A partir de 1989 as digressões dos Lions passaram a realizar-se de quatro em quatro anos, visitando alternadamente a Austrália, a Nova Zelândia e a África do Sul.

Este ano é a vez da viagem à Austrália, e é também a oportunidade para os Lions se vingarem da derrota global da última viagem a este país, já que em 2001, dos dois jogos-teste apenas conseguiram vencer um.

O mesmo não tinha acontecido em 1989 quando os viajantes saíram vitoriosos por 2-1, e note-se que das últimas viagens, desde 1989, os Lions apenas foram superiores na referida viagem à Austrália, e em 1997 à África do Sul (2-1 nos testes) – em 1993 e em 2005, na Nova Zelândia os Lions foram derrotados, primeiro por 2-1 e na viagem mais recente, por 3-0, e em 2009 na África do Sul, perderam também por 2-1.

No próximo ano a digressão tem mais um ingrediente para aumentar o interesse de quem gosta de rugby, com um jogo inicial em Hong Kong contra os famosos Barbarians – recorde-se a propósito que existe em Portugal uma equipa, os Barbarians Portugueses, que foi oficialmente reconhecida pelo clube britânico em 1991, num jantar de gala realizado numa tenda árabe, no Estádio Universitário de Lisboa, e por isso faz parte de um exclusivo grupo de nove equipas, em todo o mundo, que podem orgulhosamente chamar-se de Barbarians!

E este que vos escreve teve a honra e o privilégio de fazer parte da constituição dessa equipa e de ter sido o seu primeiro presidente!

Voltando aos British Lions, foi só em 1966 que um treinador foi oficialmente nomeado para a equipa – coube a honra ao galês John Robbins – mas a responsabilidade final sobre a preparação e direção da equipa, ainda pertencia ao seu capitão, no caso Michael Campbell-Lamerton.

Andy Irvine, o manager da equipa para o ano que se aproxima, anunciou hoje que o treinador da equipa será Warran Gatland, o neozelandês que treina o País de Gales, e a tardia nomeação ficou apenas a dever-se  a uma queda sofrida por Gatland – caiu do telhado de sua casa e partiu os dois calcanhares – em Abril, mas o seu nome foi desde o princípio o único a ser considerado e não sofre qualquer contestação.

Fique com a lista dos dez jogos que a equipa fará (os jogos-teste em itálico), e bem assim a lista dos treinadores dos Lions, desde 1966.

2013 BRITISH & IRISH LIONS TOUR 
Sábado, 1 de Junho - Lions v Barbarians, Hong Kong
Quarta-feira, 5 de Junho - Lions v Western Force, Perth
Sábado, 8 de Junho - Lions v Queensland Reds, Brisbane
Quarta-feira, 12 de Junho - Lions v Combined New South Wales & Queensland Country, Newcastle
Sábado, 15 de Junho - Lions v New South Wales Waratahs, Sydney
Terça feira, 18 de Junho - Lions v ACT Brumbies, Canberra
Sábado, 22 de Junho - Lions v Australia, Brisbane
Terça feira, 25 de Junho - Lions v Melbourne Rebels, Melbourne
Sábado. 29 de Junho - Lions v Australia, Melbourne
Sábado, 6 de Julho - Lions v Australia, Sydney

Treinadores dos Lions desde 1966
1966: John Robbins (Wales)
1968: Ronnie Dawson (Ireland)
1971: Carwyn James (Wales)
1974: Syd Millar (Ireland)
1977: John Dawes (Wales)
1980: Noel Murphy (Ireland)
1983: Jim Telfer (Scotland)
1989: Ian McGeechan (Scotland)
1993: Ian McGeechan (Scotland)
1997: Ian McGeechan (Scotland)
2001: Graham Henry (New Zealand)
2005: Clive Woodward (England)
2009: 
Ian McGeechan (Scotland)



Sem comentários: