28 de setembro de 2012

PUMAS DE GARRAS AFIADAS PARA RECEBER ALL BLACKS

O maior torneio de rugby do mundo aproxima-se do seu final, e a penúltima jornada trás mais uma vez a questão que falta resolver - será desta vez que os Pumas vão conseguir a sua primeira vitória na competição em que se estrearam este ano?

Num dia em que os Wallabies vão deixar Quade Cooper fora dos 22 - oficialmente porque está lesionado, mas as suas últimas exibições e as declarações que fez depois de saber que estava de fora, indicam que se trata de um afastamento completamente técnico.

Robbie Deans, treinador da Austrália, resolveu dar uma chance a Kurtley Beale com a camisola 10, mas a verdade é que pode residir nos médios a maior dificuldade da equipa no jogo deste fim de semana.

Mas, falando de médios de abertura, apenas a Argentina vai repetir o mesmo nome com o número 10, já que a Nova Zelândia vai assistir ao regresso de Dan Carter e a África do Sul vai lançar o jovem Johan Goose (20 anos) na posição.

ÁFRICA DO SUL-AUSTRÁLIA
Um empate, 44 vitórias sul africanas e 33 australianas é a situação atual entre as duas equipas, mas o mais significativo de tudo é que desde 2010 os Wallabies venceram todas as cinco partidas disputadas com os Springboks.

Desta vez a tendência aponta para a equipa da casa, mais consistente e equilibrada, mas a verdade é que a saída de Quade Cooper pode trazer um novo ânimo à equipa, com Kurtley Beale a tentar tirar partido da situação e guardar a camisola para si.

Na verdade é mesmo possível que o ambiente no balneário estivesse mesmo envenenado, como disse Quade Cooper, mas é provável que isso acontecesse porque ele próprio não estivesse a cumprir com a vontade da equipa.

Com a passagem de Beale para a posição, é natural que se sinta mais segurança e mais confiança por parte dos jogadores mais velhos, e isso pode trazer à equipa aquele extra que lhe tem faltado, e uma circulação de bola que pode criar muitas dificuldades aos Springboks.

Isto, claro, se Kurtley não resolver repetir a miserável exibição que produziu em Agosto passado contra os All Blacks...

Mas Heyneke Meyer, treinador sul africano conhece bem as características de Kurtley Beale e sabe o que esperar da sua inclusão na equipa, na posição de médio de abertura.

E esse conhecimento pode anular a prospetiva vantagem dos Wallabies, tentando tirar partido dessa estratégia, para utilizar previsíveis situações de turnover, obrigando a defesa australiana a correr mais do que o esperado, e cometer os erros que permitam o sucesso dos contra ataques sul africanos.
Sábado, 20 horas de Lisboa




























ARGENTINA-NOVA ZELÂNDIA
Um empate foi o melhor que os Pumas conseguiram nas 15 anteriores partidas entre as duas equipas, mas a evidente melhoria da equipa ao longo deste torneio, fruto em grande parte da manutenção do XV base, que se repete integralmente neste fim de semana, permite  aos sul americanos, sonhar.

E se o resultado normal é a vitória dos All Blacks, há dois factos importantes a ter em conta e que se resumem no ditado não há mal que sempre dure, nem bem que nunca acabe, o que traduzido para rugbynês se pode dizer que a Argentina um dia vai ganhar um jogo no Rugby Championship, e a Nova Zelândia não vai ganhar todos os jogos do mundo...

A questão é só saber quando esses factos se verificarão.

Em relação à última jornada os Blacks apresentam duas alterações - o já referido regresso de Dan Carter (e a saída de Aaron Cruden) e o retorno de Aaron Smith para vestir a camisola número 9, em substituição de Piri Weepu que apesar da péssima exibição do último jogo, vai ficar no banco...vamos ver se lhe vai ser dado algum tempo de jogo...

Este é um dos jogos deste fim de semana que não posso perder!
Sábado às 16,10 hora de Lisboa.




























Fotos: http://www.sanzarrugby.comhttp://www.espnscrum.com e http://www.allblacks.com

Sem comentários: