21 de setembro de 2012

TOULON E OYONNAX COMANDAM EM FRANÇA

O Toulon, líder isolado, é a única equipa só com vitórias na Top-14 e vai defrontar o Castres (4ª posição) e deve continuar a demonstrar não apenas a sua superioridade, mas em especial a sua capacidade de adaptação às circunstâncias.

Lembro-me de alguns comentários no início da época que insinuavam que o Toulon iria viver apenas do pontapé afinado de Jonny Wilkinson - nada mais errado!

Ao cabo de cinco jogos, o Toulon é uma das duas equipas com dois bónus de ataque (a outra é o Toulouse), regista o segundo melhor ataque e a melhor relação pontos marcados/sofridos e a ausência de Wilkinson na semana passada nem se fez sentir, com Frédéric Michalak em grande a marcar 22 pontos.

Frente ao Castres espera-se que a caminhada vitoriosa do Toulon continue, enquanto o segundo classificado, o Clermont (2ª) de Julien Bardy, vai receber a sensação desta fase inicial, o Grenoble (6ª).
Como já dissemos repetidas vezes o novo primo-divisionário, o Grenoble, tem passado, aos poucos, de surpresa a certeza, e hoje, com cinco jogos nas pernas (e na cabeça...) ninguém em seu perfeito juízo pode dizer que vai ganhar a esta equipa.

No sábado Julien Bardy e seus pares vão ter muito trabalho, para evitar que os visitantes lhes preguem uma "partida" e façam o Clermont passar uma (quase) vergonha e perder em casa...
De qualquer maneira o favoritismo é do Clermont, embora o Grenoble seja bem capaz de atrapalhar e conseguir, pelo menos, o bónus defensivo.
Note-se que o Clermont tem construído os seus resultados sobre uma sólida defesa - a melhor no momento com apenas 68 pontos sofridos - mas o seu ataque tem-se revelado pouco mais que medíocre, com apenas 101 pontos marcados, ocupando apenas a oitava posição neste quesito.

Em Paris o Stade Français 9(12ª) recebe o Perpignan (USAP) (8ª) e tem uma dificil tarefa a cumprir para conseguir sair da zona perigosa da tabela classificativa, enquanto Bordeaux (10ª) recebe o Montpellier (9ª) com esperança de conseguir eliminar o pequeno ponto que separa as duas equipas.

Num duelo dramático, o Mont de Marsan, lanterna vermelha, recebe o Agen (13ª), e se os seis pontos dos visitantes contrastam com os zero dos visitados, a verdade é que ao Mont de Marsan não resta outra hipótese de se manter vivo, que vencer a partida.

Hoje, para abertura da jornada o Toulouse (5ª) viaja até Bayonne (11ª) e todos ficamos na expectativa para saber se o ainda campeão consegue endireitar a sua vida e manter-seno grupo dos seis da frente.

Recorde-se que no Top-14 a fase eliminatória é disputada pelos seis primeiros, num esquema que foi copiado (e bem!) para Portugal, este ano.

PROD2
O Oyonnax que, apesar do empate concedido no fim de semana passado, continua à frente, isolado, e ainda não conheceu esta ano o amargo sabor a derrota, recebe o Colomiers (8ª) e a equipa de Beco e Campargue (que ainda não foram incluídos nos 22 de nenhum jogo) deve ser incapaz de impedir a continuação do líder na frente.

O Pau (3ª) de Francisco Appleton vai a Auch (12ª) e deve conseguir a sua quarta vitória, mantendo -se no grupo da frente, enquanto  o ambicioso Lyon (4ª)de Jean de Sousa, recebe o La Rochelle (6ª) e vai tentar alcançar o trio comandante.

Em Massy (11ª) de Mike Tadjer e Wilfried Rodrigues, temos jogo grande com a recepção ao Albi (10ª) de Samuel Marques, e o ponto de diferença entre as duas equipas é fonte de motivação para qualquer uma delas, enquanto o Narbonne (14ª) de Gonçalo Uva e José Lima, recebe o Dax (16ª) e não pode perder pontos para tentar sair da zona de perigo e saltar para o meio da tabela.

O mesmo se pode dizer do Beziers (15ª) de Francisco Fernandes que recebe o Aix en Provence (13ª), com dois pontitos a separar as equipas, enquanto em Tarbes (7ª) se aguarda com expectativa a visita do Carcassonne (5), mas apenas com um ponto a separa as duas formações.

Finalmente no domingo, o Aurillac (2) recebe o Brive (9ª) e apesar dos sete lugares de diferença entre as duas equipas apenas existem dois pontos de diferença na tabela classificativa - ou seja, com quatro jornadas realizadas o equilíbrio é muito grande e apenas o andar da carruagem vai permitir saber quais são as verdadeiras tendências da prova.

Fotos: http://www.rugbyrama.fr

Sem comentários: