13 de setembro de 2012

GRANDES DUELOS NA PREMIERSHIP E NO CHAMPIONSHIP*


Ainda é cedo para quaisquer conclusões ou certezas, mas ao fim de duas jornadas, no topo da tabela encontramos as equipas que nos últimos anos têm dominado o rugby inglês. 

Quins, Tigers, Saracens e Saints, por esta ordem, ocupam as primeiras posições da tabela, perseguidos pelo interessante Bath, contando todos por vitórias, os jogos já disputados. 

Este fim de semana estão alinhados encontros interessantes que prometem bons espetáculos de rugby. 
Na sexta feira o Bath recebe os Saints, os XV iniciais já são conhecidos e as duas equipas contam com baixas de jogadores importantes. 
Na equipa da casa, Matt Bahanan lesionou-se e não foi convocado, e François Louw, o motor da equipa, está concentrado com os Springboks e vai estar no XV inicial contra os All-Blacks. 
Do lado dos Saints o centro samoano George Pisi também se lesionou e não vai jogar, o pilar sul africano (nascido na Rodésia) Brian Mujati é baixa na 1ª linha enquanto que o nº 8 Van Velze (também sul africano) foi castigado por quatro semanas após uma placagem perigosa que lhe custou um cartão amarelo a semana passada. 
O Bath, ainda assim, apresenta um pack muito experiente que vai criar dificuldades aos Saints. 
Olly Barkley, que tem apresentado um jogo ao pé muito certeiro deverá ganhar o duelo de aberturas contra Stephen Myler que relegou Ryan Lamb para o banco dos Saints.

No Sábado o Worcester procura a primeira vitória contra o Gloucester que depois da derrota inicial frente ao Saints conseguiu uma boa vitória frente aos Irish. 

Os Quins, já no topo da tabela, recebem os Sale Sharks que ainda não conseguiram justificar o investimento na equipa, e defrontar os campeões em casa não vai ser tarefa fácil. 

Os Wasps, primeiro dos últimos, defrontam os Irish no derby de Londres. 
Os Irish têm realizado exibições muito apagadas e parecem muito dependentes “do pé” de Tom Homer, já os Wasps, apesar das duas derrotas, têm jogado um rugby interessante e conseguiram três pontos bónus em dois jogos. 

O Sábado termina com o jogo grande Saracens-Tigers, provavelmente as duas equipas capazes de praticar o rugby mais vistoso do campeonato, que garantem sempre espectáculo quando se encontram, incluindo em duas recentes finais do campeonato, com uma vitória para cada lado.

No Domingo os últimos classificados London Welsh recebem os Exeter Chiefs
Os Welsh ainda não pontuaram esta época com um início ingrato contra os Tigers e Quins. 
Os Exeter destroçaram o Sale na primeira jornada mas sucumbiram aos Saints num jogo equilibrado. 
Os Welsh não terão vida fácil mas já mostraram que são capazes de praticar bom rugby, será interessante ver como se comportam perante uma equipa não tão conceituado como os primeiros adversários que defrontaram.

Championship
No segundo escalão os Newcastle Falcons recebem o Doncaster que apenas conquistou um ponto nos dois jogos disputados. 
Os Falcons não terão dificuldades em assegurar a vitória. 

O segundo classificado Nottingham recebem o Rotherham que conseguiu empatar a semana passada frente ao Bedford, um dos favoritos. 

Bedford procura regressar às vitórias perante os London Scottish num jogo que tem tudo para ser interessante. 
Nas ilhas a sul, em Jersey, a equipa local defronta o Moseley num duelo de últimos classificados que ainda não pontuaram esta época. 

Na Cornualha o Plymouth recebe o Leeds que terá muitas dificuldades nesta longa deslocação, ainda assim espera-se um jogo equilibrado. 

O último jogo alinhado disputa-se também a sul com o Bristol a receber os Cornish Pirates
O Bristol procura voltar aos lugares cimeiros da tabela onde está habituado a passar a maior parte dos campeonatos, e os Pirates venceram ambos os jogos que disputaram, mas sem direito a pontos bónus.

Coventry RFC
O Coventry de Le Roux defronta a histórica equipa de Cambridge
Le Roux, que realizou uma exibição sólida coroada com um ensaio frente aos líderes do campeonato na semana passada, deverá manter-se no XV. 
O Coventry procura a sua primeira vitória no campeonato, enquanto o Cambridge se encontra a meio da tabela com uma vitória e uma derrota.

*Texto: Ricardo Mouro
Foto: Premiership Rugby - RFU/Brian Tempest

Sem comentários: