20 de setembro de 2012

SÉRIES MUNDIAIS - IRB REVELA DETALHES

A International Rugby Board anunciou ontem como vai funcionar o esquema de acesso a equipa residente no Circuito Mundial, e este é um tema que muito interessa à nossa seleção nacional.

Como estão lembrados, Portugal ganhou na época passada o direito a ser equipa residente, após se qualificar em terceiro (último que dava o direito) no torneio especialmente organizado para o efeito em Hong Kong.

Recorde-se que todos os torneios do Circuito eram disputados por 16 equipas, com excepção do torneio de Hong Kong, que sempre foi disputado por 24 equipas, até ao ano passado.

Na verdade, e porque se organizou em simultâneo com o torneio principal um outro (em que participou Portugal) para escolha de três equipas residentes, nessa altura o Hong Kong Sevens deixou de ser disputado pelas tais 24 equipas e foi, excepcionalmente, disputado por 12 equipas.

Agora, a IRB definiu como se passarão as coisas a partir deste ano, e nós vamos tentar explicar em poucas palavras.

Comecemos pela competição principal, que se disputa em nove torneios (deveriam ser 10, mas a Argentina desistiu de organizar o que lhe estava destinado, à última hora), dos quais os oito primeiros são disputados por 16 equipas e o último - o Londres Sevens - apenas por 12 equipas, já vão entender porquê.

Daquelas 16 equipas, 15 são as equipas residentes e o 16º lugar vai ser ocupado por equipas classificadas em torneios regionais.

Por outro lado vamos ter os torneios para escolher três equipas residentes para a próxima época. 

Serão dois torneios, o primeiro disputado por 12 equipas (por equipas também apuradas nos já referidos torneios regionais) e a disputar em Hong Kong, em simultâneo com o torneio principal - o tal com as 16 equipas.

Deste torneio serão escolhidas as cinco melhores equipas para disputarem um segundo torneio, juntamente com as equipas classificadas em 13º, 14º e 15º lugar das Séries Mundiais, após a realização das oito primeiras etapas - ou seja, a segunda fase do apuramento será disputada por oito equipas.

Dessas oito equipas, as três melhores serão as residentes da próxima época, e este segundo torneio de apuramento terá lugar em Londres, em simultâneo com a última etapa das Séries Mundiais (que será apenas disputada por 12 equipas).

Falta então dizer como se qualificarão as 12 equipas para a primeira fase do apuramento das três equipas residentes, e ainda como se escolhe a 16ª equipa das oito primeiras etapas do Circuito.

Já sabemos que as 12 equipas serão apuradas em torneios regionais, e esses torneios, e equipas apuradas/a apurar são os seguintes:

NACRA - México e Jamaica
FORU - Tonga e Cook Islands
FIRA-AER - Rússia e Georgia
ARFU - Duas primeiras das Séries Asiáticas
CAR - Duas primeiras do torneio de Marrocos (qualificativo para o Mundial).
CONSUR - Duas primeiras do torneio do Rio de Janeiro (qualificativo para o Mundial).



Finalmente, a 16ª equipa a incluir nos oito primeiros torneios do Circuito Mundial, apuradas também nos já referidos torneios regionais, são as seguintes:

Gold Coast - Tonga
Dubai - Vencedor das Séries Asiáticas
Port Elizabeth - Vencedor do Marrocos Sevens
Wellington - Tonga
Las Vegas - México
Hong Kong - Hong Kong (por ser o país organizador, se não for nem primeiro, nem segundo das Séries Asiáticas) ou o terceiro das Séries Asiáticas
Tokyo - Japão (por ser o país organizador)
Glasgow - Rússia

Dito isto, falta apenas referir que Portugal, se não quiser estar de novo envolvido no apuramento das três equipas residentes no tal torneio secundário em Londres, basta-lhe classificar-se entre as 12 melhores do Circuito, nas oito primeiras etapas do mesmo...
Tarefa difícil, mas que eu considero ao alcance dos portugueses - basta não andar a brincar nem a fazer experiências descabidas...

Por outro lado, ainda não se conhece como serão apuradas as 12 equipas que vão disputar os jogos Olímpicos do Rio de janeiro, mas é muita coincidência que a IRB esteja a pôr o acento tónico no facto do apuramento para as séries Mundiais ter uma fase regional...


Sem comentários: