15 de outubro de 2010

TÉCNICO DISTANCIA-SE DO ÚLTIMO LUGAR


O FACTO MAIS RELEVANTE DA TERCEIRA JORNADA foi a vitória do Técnico em Arcos de Valdevez, num jogo que o CRAV tinha obrigação de ganhar.

Os engenheiros já tinham ganho outro importante jogo fora - contra o Benfica na primeira jornada - e ficam assim numa posição privilegiada em relação à fuga do último lugar.



O Direito consolidou a sua liderança com a terceira vitória em três jogos, e confirma a sua actual superioridade no rugby português, enquanto Agronomia sofreu uma derrota algo inesperada em Coimbra, que a coloca num degrau da tabela a que não está habituada, e, finalmente, o CDUL chegou ao segundo lugar da classificação, depois de derrotar um direto competidor, o Belenenses.

Para este fim de semana os jogos são os seguintes:

Agronomia-CRAV

Agronomia vai tentar regressar às vitórias no próximo domingo ao receber na Tapada a equipa do CRAV, recentemente promovida ao escalão máximo do Rugby Nacional.
Na última década as duas equipas apenas se defrontaram por quatro vezes, duas para a Taça de Portugal e, na época 2003-04, na primeira fase do Campeonato Nacional. Agronomia venceu todos os jogos conseguindo o saldo de 170 pontos marcados contra 70 sofridos.
Na equipa da Tapada a onda de lesões continua, desta vez com António Duarte, que não vai poder dar o seu contributo à equipa.
A equipa de Arcos de Valdevez, que perdeu na semana passada a melhor ocasião para se estrear nas vitória, ao perder em casa com o Técnico, vem a Lisboa na tentativa de evitar a sua quarta derrota, que a afundará na classificação, numa posição muito dificil.
No entanto Agronomia tem a obrigação de vencer o jogo e presentear os seus adeptos com uma boa exibição, restando aos minhotos ganhar a experiência que lhes permita encarar os jogos com as equipas do “seu campeonato” com mais serenidade e consistência, não deixando escapar entre entre os dedos os pontos que tem “obrigação” de conquistar.

Direito-Académica

A equipa de Monsanto é a única só com vitórias decorridas três jornadas da competição, e deverá conquistar todos os pontos em disputa quando receber a Académisa de Coimbra no sábado, por mais briosos que os academistas se mostrem na deslocação a Lisboa.
A equipa de Direito, que nas duas primeiras jornadas venceu a disputa com dois dos seus mais diretos competidores deve aproveitar para continuar a rodar alguns dos seus estagiários, na expectativa das dificuldades de constituição do seu XV para os jogos que coincidirão com os desafios da seleção nacional, em Novembro, que lhe deve levar alguns dos titulares.
Esta questão de gerir bem um plantel é muito importante, e o campeonato pode acabar por se decidir no que parece acessório, mas que na altura própria pode ser determinante.
No último ano o confronto foi vencido pelo Direito por 31-10, com atribuição do ponto de bônus atacante.

Benfica-CDUL

O Benfica recebe o CDUL na Sobreda, depois de três derrotas sucessivas que o deixam na cauda da tabela classificativa, a par do CRAV, na tentativa de melhorar os 0-22 do jogo da época transacta.
Os encarnados perderam o jogo inaugural contra o Técnico, o que lhes pode trazer problemas na classificação final, e depois, naturalmente, foram derrotados por Agronomia e Direito.
Agora contra os universitários, que tiveram um excelente resultado contra o Belenenses, as dificuldades que a equipa do Benfica vai encontrar serão também muito grandes, e dificilmente levarão o adversário de vencida.
Resta aos comandados de Filipe Grenho prepararem-se para os embates com as equipas do seu campeonato, enquanto não reúnem capacidade de disputar o topo da tabela.
Do outro lado do campo vai estar uma das melhores equipas portuguesas, que conquistou os cinco pontos em disputa contra um concorrente direto ainda na semana passada, e que apesar de ter perdido com o Direito – afinal os advogados são o campeão em título há dois anos – se parece afirmar esta época como o mais apetrechado pretendente ao trono.
Graças à vitória sobre o Belenenses, o CDUL ocupa a segunda posição da tabela classificativa, apesar de contar o mesmo número de pontos que a equipa do Restelo, já que o primeiro fator de desempate é precisamente o resultado dos jogos entre as equipas empatadas, como poderá confirmar consultado a página que reservamos para os regulamentos, aqui.

Técnico-Belenenses

Os engenheiros foram a Arcos de Valdevez buscar uma importantíssima vitória, aliás como já tinham feito na Sobreda, e ocupam o quinto lugar na tabela, apenas a um ponto da Acadêmica que segue na quarta posição.
Apesar desta posição inteiramente merecida, o Técnico terá muita dificuldade em se impor ao Belenenses, que parece ainda estar muito distante do raio de alcance da equipa das Olaias, como parece querer dizer o resultado do ano passado, com 38-9 favoráveis aos de Belém e direito a ponto bônus de ataque.

Foto: Miguel Rodrigues

Sem comentários: