19 de outubro de 2010

AS DESISTÊNCIAS - O PONTO DE VISTA DO CALDAS

A PROPÓSITO DO ARTIGO QUE AQUI PUBLICÁMOS ONTEM, relativo à desistência de participação numa divisão, em favor de uma participação noutra divisão inferior, recebemos o seguinte comentário do Caldas Rugby Clube, assinado pelo seu presidente António Vidigal, que reproduzimos na íntegra.

Independentemente da bondade do comentário no Mão de Mestre sobre a desistência do Caldas e da Agrária em participarem na 1ª Divisão, convém saber-se do que se fala.




A equipa sénior do Caldas Rugby Clube tem um conjunto de 20 jogadores seniores. A estes há que acrescentar 5 sub-21 que estão integrados na equipa sénior desde a época passada.

Pontualmente e tal como aconteceu este fim de semana, outros sub-21 são chamados a integrar a equipa sénior. E só assim foi possível apresentar 20 jogadores.

Quando o Caldas recebeu a Agrária para a Taça de Portugal, só conseguiu dispor de 16 jogadores, um deles lesionado e que por isso não foi utilizado.

Perante um panorama destes, qual a decisão que você tomaria, caso estivesse à frente dos destinos do Caldas?

A situação da Agrária é bem distinta, pois apresentou-se nas Caldas com 23 jogadores e, por informações que vamos obtendo das restantes equipas, tem um plantel de mais de 30 jogadores.

Assim, no futuro, agradeço que não coloque o Caldas no mesmo saco que a Agrária, pois as realidades são totalmente distintas.

Para além de que o Caldas prescindiu de um direito três meses antes do campeonato se iniciar e dos sorteios se realizarem e a Agrária desistiu de participar numa prova a 15 dias do seu início e já após a realização dos sorteios das provas.

Acresce a isto que o Caldas faz parte da Associação de Rugby do Sul; as restantes equipas do grupo são do Comité Regional de Rugby do Centro, e a inclusão da Agrária cria um Grupo Centro de cinco equipas do centro e uma do sul - porque não foram refeitos os grupos, tendo em consideração esta nova realidade?

Provavelmente a situação actual do Grupo Sul não seria a que se está a viver com a desistência de duas equipas, ficando só três.

Possivelmente para nós Caldas não seria tão favorável, mas talvez fosse uma distribuição mais adequada à realidade da II Divisão actual.

Enquanto que os clubes com quem temos falado não mostram qualquer ressentimento por nós termos prescindido de disputar o acesso à 1ª divisão num jogo a realizar contra a UTAD, o mesmo não se pode dizer em relação à atitude da Agrária.

Sobretudo pelo timing da mesma.

Mais acrescento que o Caldas já esteve em pior situação que a actual da Agrária e em nenhum momento lhe passou pela cabeça desistir de estar na 1ª divisão.

Teve custos? Teve.

Mas mantivemo-nos onde nos competia, por respeito aos nossos atletas e aos nossos adversários.

Sem comentários: