11 de outubro de 2010

TRÁS OS MONTES CADA VEZ MAIS LONGE


TERMINADA A TERCEIRA JORNADA DA PRIMEIRONA O CDUP SEGUE na frente com o máximo possível de pontos demonstrando a sua, até agora, superioridade, ao vencer o Setúbal, em casa por 31-21, faltando saber como se vai comportar perante os seus mais importantes competidores – a Lousã e o Cascais.

O Montemor obteve uma avultada vitória sobre a UTAD e o Cascais conseguiu uma importante vitória perante a Lousã, que já comentamos anteriormente.



Foi uma jornada marcada pela visita da UTAD ao Alentejo, donde saiu com uma das mais pesadas derrotas de sempre do rugby português.

No entanto esta situação não é de todo inesperada, e tememos que tenha reflexos determinantes no futuro da equipas, pelo que se aconselha a tomada de medidas de emergência por parte da Associação de Rugby do Norte e da Federação Portuguesa de Rugby.

Na verdade a equipa de Vila Real terá muita dificuldade em sobreviver se não receber um apoio extraordinário, que possa garantir a sobrevivência da modalidade em Trás-os-Montes.

Afinal existe um trabalho de muitos anos feito na região, apesar de limitado à Universidade, que tem que ser alastrado para a cidade e as respectivas escolas do ensino secundário.

Se não se der esse apoio imediato à UTAD, não só veremos a Primeirona reduzida a seis equipas, como perderemos para o rugby uma região importante e cheia de potencialidade em termos do espírito e da expressão nacional que se pretende que o jogo tenha em Portugal.

Sem comentários: