No grupo da frente estão Direito, CDUL e Belenenses, que devem ultrapassar mais um obstáculo esta semana.
No grupo de trás outras três equipas, na luta para evitar a despromoção, com Técnico, Benfica e CRAV, onde os engenheiros estão com significativa vantagem, depois de vencerem os seus parceiros de fuga.
Finalmente no meio destes grupos estão Agronomia e Académica, lutando pela presença no play off final.
Aqui ficam os jogos deste final de semana.
Belenenses-Agronomia
Jogo interessante entre duas equipas habituadas a discutir os lugares cimeiros da tabela, com os agrónomos a terem sofrido em Coimbra uma derrota que lhes pode sair muito cara, e a tentarem aos poucos atingir níveis competitivos adequados às suas aspirações.
Melhor tem estado o Belenenses, que apenas perdeu com o CDUL no Universitário, mas que parece já ter entrado em velocidade de cruzeiro.
A favor dos azuis está o regresso dos seus cinco internacionais de sevens, que estiveram em frança com a seleção nacional, e que, a serem utilizados, darão um poder ofensivo à equipa de grande categoria, enquanto no lado dos verdes se poderá sentir a ausência de José Lima, que deverá viajar com a seleção de sub-19 para Bruxelas.
Agronomia não perde no Restelo desde 2004, e no ano passado venceu o seu opositor desta semana por 34-24.
CRAV-Direito
Apesar das dificuldades que as equipas sentem habitualmente em Arcos de Valdevez, a equipa de Direito, que segue isolada na frente da classificação, não deverá encontrar problemas maior para vencer o encontro.
O CRAV é uma equipa sólida, que terá apenas um ano para se integrar, superar dificuldades de adaptação e ultrapassar os seus mais diretos competidores, não se podendo portanto dar ao luxo de errar, sob risco de ser empurrada de novo, para a 1ª Divisão.
A sua derrota em casa contra o Técnico vai ter que ser compensada de qualquer forma, e os arcoenses têm que procurar nos pontos de bónus, o que não conseguiram naquele encontro, sendo esse o seu principal objetivo nos embates com as equipas da frente, deixando para os momentos de confronto com as equipas mais acessíveis, a obrigação de ganhar.
O Direito parece recuperado da perca de algumas peças de grande valia – a que se junta agora Pedro Leal já em Perpignan, por enquanto para fazer testes, mas que por lá deve ficar durante uns tempos, como já tínhamos revelado na passada semana – não pode cometer os mesmos erros que permitiram à Académica, no último jogo, chegar ao intervalo a ganhar, sob risco de um dia destes ter uma surpresa com equipas com menos argumentos do que ele.
Quanto ao internacional Pedro Leal, refira-se que vestiu a camisola das quinas pelos Lobos em 40 jogos, dos quais o primeiro foi em 14 de Fevereiro de 2004 contra a Geórgia, em Tbilisi e o último em 20 de Março deste ano, contra a Roménia em Lisboa.
Nas duas últimas épocas Leal participou de todos os jogos que Portugal realizou para o Campeonato da Europa, tendo marcado 33 pontos nesses jogos (1E, 5T, 6P).
Quanto a Torneios de Sevens, Pedro Leal disputou 31 pelos Linces e um pela seleção universitária, entre 2005-2006 e 2009-2010, dos quais 17 nas duas últimas épocas, tendo-se sagrado campeão da Europa por diversas vezes e Campeão do Mundo Universitário na época passada.
Académica-Benfica
O Benfica segue na cauda da classificação com o mesmo número de pontos que o CRAV, antevendo-se uma luta ponto a ponto, pela fuga à despromoção.
A viagem a Coimbra não é fácil para os encarnados, apesar de terem conseguido vencer no ano passado por 16-9, mas depois da derrota frente ao Técnico na jornada inaugural, falta ainda saber qual a real capacidade dos benfiquistas no confronto com as equipas do seu campeonato.
Não esqueçamos que as suas derrotas nas outras jornadas foram todas contra equipas do grupo da frente, portanto naturais, se tivermos em conta o que o Benfica tem mostrado nos últimos tempos.
A Académica de Coimbra conseguiu uma boa vitória em casa frente a Agronomia e sofreu derrotas naturais contra Direito e Belenenses, esmagando nas Olaias uma irreconhecível equipa do Técnico.
Aguarda-se com curiosidade o desfecho deste encontro, com o Benfica a precisar urgentemente de pontos, e a Académica à procura de confirmar a vitória sobre Agronomia.
CDUL-Técnico
O Técnico que sofreu pesadas derrotas frente ao Beleneses e Académica, tem demonstrado ser uma das melhores equipas na luta pela despromoção, ganhando dois importantes jogos fora – Benfica e CRAV – que lhe podem garantir uma segunda volta mais tranquila.
No entanto o peso dos números dos jogos perdidos é estranho, e pouco abona a favor dos engenheiros, com a particularidade dos jogos perdido terem acontecido os dois em casa.
A derrota do ano passado no Unversitário por 103-0 não augura nada de bom para o Técnico, mas na verdade o que mais interesse tem para a equipa das Olaias, são os jogos que tem conseguido, com mérito próprio, ganhar.
O CDUL segue na segunda posição com o mesmo número de pontos do Belenenses, e para não arriscar a perder esse estatuto tem que ganhar e levar ainda o ponto de bónus de ataque.
Foto: Miguel Rodrigues
Sem comentários:
Enviar um comentário