13 de outubro de 2010

SÃO MIGUEL E VILAMOURA DOIS REGRESSOS NA SEGUNDONA


DEPOIS DUMA JORNADA INICIAL COM DOIS JOGOS ADIADOS ESPERA-SE QUE DESTA VEZ todos os jogos se realizem, com a tão ansiada estréia no Nacional do São Miguel e do Vilamoura XV, dois regressos que se festejam.



Esta fase da competição é muito curta e qualquer deslize pode ser fatal para as aspirações das equipas, pelo que será interessante ver como elas se apresentam neste início de época.

Acompanhe as observações do nosso comentador especial para a Segundona, Eládio Ribeiro.

Nesta segunda jornada analisaremos em mais pormenor aqueles que nos parecem ser os jogos mais importantes, e faremos uma breve referência aos restantes encontros.

ZONA NORTE

Guimarães-Prazer de Jogar

O Guimarães, depois de perder frente ao Famalicão, joga mais uma vez em casa, enfrentando desta feita a Associação Prazer de Jogar que também perdeu, frente à equipa B do CRAV.
Será um jogo em que ambas as equipas quererão vencer e pontuar, sob pena de perderem demasiado terreno para os adversários.
A equipa da cidade Invicta parece que ficou ressentida da perda dos populares Varetas que se têm integrado e imposto no 1º XV dos Arcos, e, além disso, o facto de andarem com a casa às costas não tem sido benéfico para a sua preparação fisica.
De qualquer maneira, nos quatro confrontos registados entre as duas equipas, o Prazer de Jogar (Escola de Rugby do Porto) nunca perdeu e deverá querer manter o registo.
O Guimarães tentará mostrar neste jogo que a fase de aprendizagem já está ultrapassada e esse handicap já não pode entrar nas previsões.
Na época passada os Vimaranenses quebraram na segunda parte, perdendo por 17-3 em casa (7-3 ao intervalo ).
Recordamos que na altura o actual treinador Francisco Fragateiro apenas tinha um mês de trabalho com o grupo e os indices fisicos não eram os melhores.
Com a mesma estrutura e com a adição de quase uma dezena de sub 21, o grupo atual do Guimarães permite ao seu treinador ter mais que uma solução de banco para cada posição, para além da experiência acumulada.
Este será um bom jogo a ver,e deverá ser decidido pelas linhas atrasadas das duas equipas, que têm elementos de qualidade técnica acima da média nesta divisão.

Aveiro-CRAV B

Jogo de sentido único onde a principal preocupação dos locais deverá ser fazer os seus primeiros pontos de jogo (perdeu para a taça por 36-0 contra Tomar e folgou na primeira jornada) e defender com muito afinco a sua área de ensaio tentando evitar dar o ponto bónus ofensivo ao Arcoenses que, com a sua experiente avançada deverá dar demasiadas dores de cabeça ao "Moliceiros".

ZONA CENTRO

Tomar-Bairrada

O Bairrada, depois da derrota com o Caldas em casa, pela margem minima de um ensaio de diferença, vai a Tomar retomar o caminho rumo ao apuramento para o play-off de subida.
A experiente equipa da Moita da Anadia, que passa por um processo de renovação de plantel com alguns jovens a surgir, enfrentará a já mais experiente equipa de Tomar, que no ano pasado perdeu no seu terreno por 17-23, um resultado que se pode dizer bastante renhido.
O processo que levou o I.P. Tomar a tornar-se satélite do CDUL poderá beneficiar a equipa da terra dos Templários, que inclusivamente estagiaram com o plantel lisboeta. Esta pré-época, aliando uma maior maturidade dos seus jogadores, à moral ganha na vitória por números gordos frente a Aveiro, ainda por cima sem sofrer qualquer ponto, e ao factor casa, poderão pôr a vitória na rota dos Tomarenses o que poderá complicar as contas para os Bairrradinos.
O Bairrada conta com a tradição de ainda não ter perdido em jogos oficiais para o Tomar, e com muitos veteranos que poderão pôr o jogo no ritmo que melhor lhes convenha de modo a controlar a partida.
Esta estratégia poderá desiquilibrar a equipa de Tomar, que no passado teve alguns problemas disciplinares, e assim beneficiar os Bairradinos.

Caldas-Lousã B

Neste jogo a Lousã B não poderá contar com jogadores da equipa A, que joga contra o CDUP não querendo deixar os portuenses isolarem-se ainda mais no primeiro lugar da 1ª Divisão. A reconhecida dificuldade em reunir elementos para as viagens da equipa secundária dos serranos poderá ser decisiva nesta disputa.
O Caldas, após a vitória sobre um concorrente directo (Bairrada), deverá querer somar mais pontos para não deixar a Agrária isolar-se na frente, e deixando já o seu adversário do dia a oito pontos de distância.

Agrária-Marinhense

Jogando em casa a Agrária deverá experimentar soluções de recurso rodando o seu plantel.
Ainda assim o ponto bónus ofensivo não deverá ser dificil de alcançar.
O objectivo do Marinhense deverá ser conseguir marcar pontos não levando uma derrota a zeros para a cidade vidreira.

ZONA LISBOA

Santarém-Técnico

O CR Técnico, clube satélite do AEIS Técnico, deverá continuar na senda dos pontos ao enfrentar o líder do grupo, o Santarém que ficou com a primeira posição graças ao ponto bónus ofensivo que conquuistou no jogo contra a FCT.
O Santarém começou a época com a previsível derrota frente à Lousã na Taça de Portugal. Nada que pudesse abalar os Scalabitanos pois sabiam estar a enfrentar um conjunto com outros argumentos (Lousã luta pelo acesso à Divisão de Honra) e ainda assim conseguiram um resultado positivo sofrendo apenas 3 ensaios.
Esse jogo poderá inclusive ter dado ânimo à equipa ribatejana que assim ganhou moral para o jogo com a FCT que no ano passado muitas dificuldades tinha posto a várias equipas que passaram por Lisboa.
Talvez inspirados por nova equipa técnica, a verdade é que conseguiram arrancar uma boa vitória com ponto bónus ofensivo, resultado só conseguido por mais duas equipas na 2ª Divisão, sendo que nenhuma delas do grupo Lisboeta (Agrária e Loulé).
O conjunto tem muita experiência e neste jogo lança grande cartada para manter a liderança do grupo, ainda por cima jogando em casa, no difícil campo do CNEMA.
O CR Técnico, com o seu novo estatuto pode aspirar a uma subida e isso pode mudar os objectivos da equipa quanto à presença no play off final.
O moral dos homens das Olaias ainda por cima só pode estar alto depois de duas vitórias seguidas, para a Taça por números gordos (72-00) frente ao Beira Mar Gaiense, e para o campeonato frente ao Oeiras.
Este segundo resultado ficou no entanto aquém das expectativas com o CR Técnico a não conseguir ponto bónus o que poderá influenciar o moral das tropas azuis, e a registar a obtenção de todos os seus pontos na primeira parte do encontro.
Jogo bem disputado em perspectiva com ligeira vantagem para os da casa.

Oeiras-Belas

Jogo com tradições de duelos quentes e despertador de paixões em adeptos e jogadores. O Oeiras que vem de dupla derrota contra o CR Técnico para o Campeonato e com o próprio Belas para a Taça, deverá querer mudar o seu destino e começar já a somar pontos. O Belas não quererá ceder terreno para os favoritos CR Técnico e Santarém
Jogo com dificuldade acrescida para a arbitragem a julgar por episódios do passado.

ZONA SUL

São Miguel-Elvas

Primeiro jogo da época para o Elvas que desistiu da Taça de Portugal. O segundo classificado da Zona Sul na fase de apuramento do ano passado, vai neste jogo tentar provar a sua condição de favorito da série.
O São Miguel, tal como previmos mostrou no jogo da Taça, frente ao Marinhense, que não está neste grupo apenas para cumprir calendário podendo causar muitos amargos de boca aos favoritos.
Este embate poderá definir se o São Miguel é um adversário a ter em conta ou se o hiato competitivo poderá de alguma forma ser um handicap quando o campeonato começar a exigir muito sacrifício fisico.
O Elvas poderá mandar um aviso para os seus adversários, mostrando que em casa ou fora são uma ameaça dificil de digerir.
Jogo interessante com ligeira vantagem dos Bulldogs com o factor casa a poder ser decisivo.

Moita-Vilamoura

O Beira Mar Gaiense (Rugby da Moita) começou a época com duas derrotas muito pesadas o que poderá afectar anímicamente o plantel.
Ainda por cima sem ter, para já, conseguido marcar qualquer ensaio (apenas duas penalidades).
O Vilamoura XV não entrou da melhor forma na época 2010/11 com a derrota para a Taça de Portugal sem marcar qualquer ponto com o Loulé.
Terá nesta deslocação a hipótese de remissão e encarrilamento para uma época de transição para a divisão onde militavam antes da paragem.

Sem comentários: