28 de outubro de 2010

PRIMEIRONA EM ETAPA DECISIVA

COM A VIAGEM A CASCAIS, O MONTEMOR TEM O SEGUNDO teste desta fase final da primeira volta, e depois de ter vencido a Lousã com inteiro mérito, aguarda-se o comportamento dos alentejanos perante a única equipa que conseguiu derrotar o líder, para confirmar, ou não a sua capacidade para disputar o play off final.

Em caso de vitória o Montemor pode mesmo chegar ao topo da tabela, já que é dia de folga para os portuenses.




Olhando para os resultados das cinco primeiras jornadas, é realmente uma pena que somente sete equipas estejam disputando esta divisão, já que todas as semanas – com a excepção da primeira jornada – se tem assistido a desafios de muito equilíbrio e repletos de surpresas.

Os jogos da jornada


Setúbal-UTAD

Os transmontanos viajam até Setúbal, na esperança de não serem esmagados mais uma vez, agora que tiveram o seu dia de descanso e oportunidade de afinar a equipa, mas a equipa sadina, apesar de contar apenas com uma vitória até agora, tem uma capacidade totalmente diferente.
O Vitória Futebol Clube, que anunciou para este ano uma mudança na sua forma de estar no rugby, com a aposta na formação a ser determinante na condução dos seus destinos, está mais fraco que em outras ocasiões, mas se conseguir manter a sua atitude, irá, em breve, começar a colher os frutos do trabalho com as camadas mais jovens, como demonstram os resultados que tem obtido nos Sub-18 e nos Sub-16.
A vitória do Setúbal no ano passado (*41-3) não deixa grande margem de manobra para os jovens da UTAD.

Lousã-Évora

O Évora sofreu na última época uma pesada derrota na Lousã (*50-25), mas o Rugby Clube serrano ainda não se encontrou este ano, e tem feito uma campanha bem abaixo do que se esperava.
Os eborenses seguem na segunda posição, em conjunto com Montemor e Cascais, e como os cascalenses, esperam fazer um bom resultado que os faça avançar na classificação.
O problema é que os lousanenses não devem estar pelos ajustes e vão com certeza querer demonstrar que no Santa Rita quem manda são eles.

Cascais-Montemor

Grande jogo em perspectiva no sintético de Cascais, com duas equipas a lutarem pelos pontos que lhes podem pôr a liderança da Primeirona numa bandeja – no caso dos mouflons – ou aproximar até aos calcanhares do líder, no caso dos jovens da Guia.
O Cascais vem de um excelente resultado no Porto, depois de ter quebrado a invencibilidade do CDUP, e vai querer confirmar o seu bom momento, ultrapassando a concorrência direta na tabela.
O Montemor tem feito, no conjunto, a melhor campanha da Primeirona, atendendo especialmente à sua condição de recém promovido, e tem neste encontro o segundo de três grandes testes no fechar da primeira volta.
E depois de ter ultrapassado a Lousã confortavelmente, vai a Cascais para delimitar o seu território e cravar o seu emblema no topo da classificação.

SEGUNDA DIVISÃO
Este fim de semana não tem Segundona, apenas se disputa um jogo em atraso, do Grupo Norte.

Prazer de Jogar-Famalicão

Jogo em atraso correspondente à 3ª jornada, o encontro entre estas duas equipas foi um dos mais equilibrados do último ano (29-36), e teve a particularidade de ver atribuídos três pontos de bônus no conjunto.
Na verdade cada equipa marcou mais de três ensaios, o que lhes conferiu o ponto de bônus de ataque, e o Prazer de Jogar ainda levou o bônus defensivo, por ter perdido por menos de oito pontos de diferença.
Este ano as coisas estão mais complicadas para o Prazer de Jogar, com a saída de alguns elementos influentes, e o Famalicão, que mantém a sua estrutura intocada, deverá conseguir os pontos da vitória.

Sem comentários: