18 de outubro de 2010

NA SEGUNDONA OS EFEITOS DA DESISTÊNCIA DAS EQUIPAS

A AGRÁRIA DE COIMBRA DERROTOU A NOVA EQUIPA DO MARINHENSE POR 130-0, pondo em questão a justiça da sua voluntária descida de divisão, dada a óbvia diferença existente entre as equipas que rodam com algum sucesso na 1ª Divisão, e aquelas que se esforçam por subsistir e crescer no seu ambiente próprio.

Ou seja, a Agrária - e o Caldas também - recusaram-se a participar na Primeirona, por receio de sofrerem algumas pesadas derrotas, que, afinal, fazem parte do próprio processo de crescimento, mas não vêem nenhum inconveniente em inflingir a outros as derrotas que eles próprios não querem sofrer..




Curioso sentido de justiça..

Claro, já estou a ouvir as vozes a dizerem, "...é do regulamento, não se fez nada que não fosse autorizado..." e com toda a razão.
Mas o que está em questão põe em causa o próprio regulamento e a estrutura competitiva que se tem praticado ao longo dos anos.

Uma equipa tem o direito de não querer jogar com outras, mais fortes à partida, e portanto, pode optar por descer de divisão.

E as equipas que estão nessa divisão porque não têm o direito de não querer jogar com equipas que deveriam jogar noutras categorias mais fortes?

É a velha história de que o direito de cada um acaba onde começa o direito do outro. Acontece que com este sistema, há uns que tem mais direitos que os outros...

Nos restantes jogos do Grupo Centro, a Bairrada que tinha perdido na primeira jornada com o Caldas, foi a Tomar obter uma boa vitória por 18-8, enquanto a equipa B da Lousã foi perder às Caldas por 39-0.

No Grupo Norte a equipa de Aveiro foi a Arcos de Valdevez defrontar a equipa B do CRAV, e perdeu por 73-0, outro resultado elevado entre equipas com naturezas absolutamente diversas, enquanto a jovem equipa de Guimarães recebeu e venceu a Associação Prazer de Jogar/Escola de Rugby do Porto, e venceu por 22-10, recuperando da derrota sofrida no ano passado contra este mesmo adversário.

No Grupo de Lisboa o Clube de Rugby do Técnico foi a Santarém conquistar uma importante vitória, mas a equipa escalabitana conquistou o ponto de bónus defensivo num resultado de 26-21, e o Belas viajou até Oeiras para conseguir uma vitória, com ponto de bónus atacante, por 29-3.

No Grupo Sul, em consequência da desistência de Elvas e Vilamoura, não se realizou nenhum dos jogos previstos.

Veja o quadro das classificações e os resultados das duas jornadas na página próprio da competição, aqui.

Sem comentários: