14 de maio de 2015

PORTUGAL SAI NA FRENTE PARA A BATALHA DE LONDRES

Nove pontos apenas é o capital acumulado pela selecção nacional de sevens, para enfrentar a última etapa do Circuito Mundial 2014/15 que se disputa no final de semana em Londres.

Mas mesmo sendo apenas nove, são muitos pontos para o Japão digerir, e ainda que os portugueses joguem mal, vai ser preciso um milagre que fale japonês para que a equipa do Sol Nascente consiga fugir à despromoção.


O Japão já conseguiu o apuramento para a Cup uma vez este ano, em Tóquio, quando venceu Samoa e empatou com a Argentina, e além destes resultados positivos, os japoneses conseguiram um novo empate com a Argentina em Glasgow e tinham anteriormente batido a Bélgica, em Hong Kong, e Samoa em Port Elizabeth.
Ou seja, nesta sua passagem pelo Circuito Mundial, os japoneses venceram duas vezes Samoa, e uma vez a Bélgica e empataram duas vezes com a Argentina - tudo o resto foram derrotas.

Por outro lado no confronto directo com Portugal, este ano os japoneses sofreram duas derrotas - em Port Elizabeth e Las Vegas - e no frente a frente geral com a nossa selecção, dos oito encontros já realizados o Japão venceu em duas ocasiões: a primeira no Mundial de 2005, em Hong Kong, e a segunda em Tóquio, a contar para o Circuito Mundial, em 2013.

Ou seja, colocados num grupo de apuramento com a Nova Zelândia, a Austrália e o País de Gales será realmente um milagre se o Japão conseguir o apuramento para a Cup, classificando-se entre as duas primeiras equipas do grupo, o que em condições normais nunca irá acontecer!
Mas ao fim de tantos anos a acompanhar o rugby no mundo, posso garantir que esses milagres acontecem...

Portanto, e embora o não apuramento do Japão para a Cup decida automaticamente o seu afastamento, Portugal não pode ficar nessa de confiar no inimigo para fazer a festa, e tem que batalhar por uma qualificação para disputar a competição principal.

Isso não apenas seria  um grande alívio, como seria a demonstração em campo da superioridade portuguesa sobre o Japão.

Para que você possa fazer as suas próprias contas, aqui fica um quadro da atribuição de pontos de ranking, em função da classificação em cada torneio, sabendo que Portugal parte para esta última etapa com 27 pontos, e o Japão com 18.


E agora que já sabe as linhas com que se cose esta etapa derradeira, fique com a constituição dos grupos de apuramento e os jogos do primeiro dia, além do habitual frente a frente de Portugal e o horários dos nossos jogos.
E como houve a mudança do João Belo pelo José Vareta na constituição da equipa, fique também com a listagem actualizada da equipa nacional.




Correcção: O José Vareta tem 20 anos e não 21! As nossas desculpas ao envelhecido!

4 comentários:

Unknown disse...

Olá!
Não é que seja importante, mas o José Maria Vareta tem 20 anos.��
Aproveito para agradecer tudo o que tem feito pelo rugby!
Um abraço.
Maria Francisca

Manuel Cabral disse...

Obrigado Maria Francisca, já está corrigido!
Abraço

Claudio disse...

E José Maria Vareta não vem substituir João Belo, mas Gonçalo Foro. Segundo a FPR.

Manuel Cabral disse...

Claudio, nem sempre o que a FPR publica corresponde à verdade. Como neste caso...
Aliás no site da World Rugby lá está o nome do Foro...