27 de setembro de 2012

SÃO PAULO E SÃO JOSÉ DECIDEM TÍTULO BRASILEIRO



A Super 10 vai chegar ao seu termo, com uma final emocionante entre o SPAC e o São José, no próximo domingo em Embú das Artes. 

E se você não conhecia o nome desta estância turística no interior do estado de São Paulo, é melhor habituar-se a ele, pois com as excelentes relações que existem entre a CBRu e a intenção da Confederação em criar ali um segundo centro de treino - o primeiro já está em funcionamento em São José dos Campos, com campo, alojamento com 40 camas, refeitório e ginásio - é natural que  se torne rapidamente num polo fundamental para o desenvolvimento do rugby no Brasil.

As duas equipas chegam ao Grande Jogo depois de terem vencido, respectivamente, nas meias finais, o Desterro e o Pasteur, que vão discutir entre elas o terceiro posto da hierarquia do rugby brasileiro, em Florianópolis.

O São José tem dominado a última década do rugby do Brasil, tendo vencido a principal competição do (ainda) país do futebol por sete vezes desde 2002, enquanto o SPAC é o mais galardoado clube brasileiro, com 12 vitórias no nacional, mas não ganha nenhum desde 1999.

De qualquer forma o SPAC continua a ser uma das maiores forças brasileiras - os "ingleses" são a mais antiga equipa das Terras de Vera Cruz, e no clube joga-se rugby desde 1888.

Ou seja, você que se orgulha de jogar num clube que existe desde os meados do século XX, faça uma vénia e saúde o velho brasileiro!

Mas quem não aceita dobrar-se à venerável idade da equipa paulista, é o São José, equipa fundada em 1987 por iniciativa de um francês e um argentino, que cresceu rapidamente e em pouco mais de dez anos assou a dominar o mundo oval brasileiro, e a ter que nomear um favorito, acho que terei de dar esse privilégio à equipa de São José dos Campos.

Há algum tempo atrás, chamei a atenção dos portugueses para a evolução do rugby no Brasil, e houve alguns comentários que desdenharam de tal evolução, dizendo, entre outras diatribes, que quase ninguém jogava rugby no Brasil...Pois é, isso é verdade, mas é verdade em valores relativos À população brasileira, que está muito próxima dos 200 milhões de habitantes, porque em valores absolutos, hoje já jogam rugby mais adultos brasileiros que adultos portugueses...

Isto vem a propósito do jogo a que assisti no fim de semana passada, e com a impressão que fiquei sobre o nível das equipas. Sem querer entrar em grandes pormenores, fiquei com a ideia que aquelas equipas estariam bem no meio da tabela da nossa Divisão de Honra, faltando-lhes no entanto o ritmo e a  capacidade de executar os gestos técnicos debaixo de uma maior pressão - como acontece com mais de metade das nossas equipas de topo.

Uma coisa é certa: vão longe os dias em que uma aventura brasileira em Portugal seria um "tirar a barriga de misérias" para as equipas portuguesas...

Este domingo não vou perder a final da Super 10, pois o rugby brasileiro já dá mais motivos para ser assistido, do que para ser esquecido...

Além do encontro da final, e do caminho percorrido para lá chegar - que pode ver no quadro da CBRu que apresentamos - vão-se realizar no sábado os jogos do terceiro lugar (Desterro-Pasteur, em Florianópolis), do quinto lugar (Rio Branco-Farrapos, São Paulo) e do sétimo posto (Bandeirantes-Curitiba, em São Paulo também).





















Fotos: http://www.spacrugby.com.br/ e http://saojoserugby.com.br

2 comentários:

Anónimo disse...

o jogo sera transmitido? ha algum site onde posso ver?

Manuel Cabral disse...

Ainda é cedo para saber o link, mas com toda a certeza haverá. estejam atentos à Pagina do mão de Mestre no Facebook, que informaremos no próprio domingo. Não se esqueçam que em Lisboa são menos quatro hora.