14 de setembro de 2012

RUGBY EM PORTUGAL COMEÇA A MEXER

A duas semanas do início da Divisão de Honra, e com a viagem da seleção nacional de sevens ao Safaricom 7's, no Quénia, já no próximo fim de semana, as equipas aceleram a sua preparação para enfrentarem uma prova alargada a 10 participantes, com a organização de alguns jogos e torneios particulares.

No Minho o CRAV realiza um estágio que terminará no sábado com um jogo contra o Guimarães, no campo de rugby de Arcos de Valdevez às 15,30h, depois de já ter defrontado as equipas espanholas do Rugby Vigo e do CRAT da Corunha (uma vitória e uma derrota).

Na Lousã, no domingo às 16,00 h, no Estádio José Redondo, a equipa da casa recebe o Benfica, enquanto em Coimbra, no sábado a partir das 12h, se realiza um torneio de veteranos de homenagem ao Zé Varandas, que promete reunir muita malta num último adeus ao El Comandante.

Em Lisboa, na Tapada, sábado a partir das 15,00, CDUL, Agronomia, Direito e Académica, disputam um torneio de jogos de tempo reduzido, com a final prevista para as 18,00h, e na Guia o Cascais defronta o Belenenses no sábado às 11h.

Finalmente uma notícia que vai com certeza agradar a todos os rugbistas portugueses - o Campo da Guia, em Cascais vai sofrer obras de renovação, com a substituição do piso sintético e com a resolução de alguns problemas de segurança que afetavam o anterior.
Por este motivo o campo vai estar interdito até ao dia 4 de Outubro, realizando-se os treinos do clube na Quinta da Bicuda.

12 comentários:

Anónimo disse...

A unica coisa que não mexe é o rugby feminino...
Quadros Competitivos?!?

Anónimo disse...

Esqueceste-te do Cascais vs Belenenses ás 11h de sabado na Bicuda...

Manuel Cabral disse...

Não me esqueci...Apenas não recebi nenhuma informação sobre esse jogo...Para que possa informar sobre o que se passa com os clubes, eles tem que nos dar essa informação...Mas agora que já sei, vou acrescentar à notícia. Obrigado.

Anónimo disse...

CASCAIS VS BELENENSES É NA GUIA E NAO NA BICUDA

Manuel Cabral disse...

Assim fica difícil...agradeço informações, mas se começo a receber informações que não são corretas, terei que me ficar pelas que receber dos clubes ou de pessoas de absoluta confiança, o que, manifestamente, não é o caso dos anónimos...

Anónimo disse...

e na quarta-feira passada nas Olaias, com 3 partes de 30 minutos cada, o resultado foi:

Técnico - 39
Cascais - 10

Anónimo disse...

Respondendo ao primeiro comentário, o esperado aconteceu!

A vice-Presidente fantasma da FPR acabou demitida, depois de nunca ter ido a sequer uma reunião da Direcção deste que foi eleita.

Depois de muita trapalhada, promessas vãs e propaganda barata em revistas masculinas o que ficou foi ... nada!

Estamos quase no fim de Setembro, não há notícias dos campeonatos, do modelo, do calendário,nada. Apenas se sabe que teimosamente, a FPR quer que as equipas passem a jogar rugby de 15 quando sabe que apenas 3 ou 4 estão em condições de o fazer!

Mais um retrocesso na evolução do rugby feminino?

Manuel Cabral disse...

Tens razão, a demissão da VP era já uma certeza há muito tempo...Curiosamente conheci-a em Julho no Figueira Beach e fiquei com uma excelente opinião sobre ela.
Infelizmente já nessa altura se falava à boca cheia que ela não iria aguentar por muito tempo todas as sacanagens que lhe eram diariamente feitas por certos sectores dentro da FPR, e por certos comentários e comentadores que em vez de colaborarem apenas tentaram boicotar e denegrir.
Agora que ela apresentou a demissão - não foi demitida, demitiu-se - o resultado está aí.
Estamos em cima da época e nada se sabe do que vai acontecer..que saudades das informações que nos eram fornecidas pelo Rugby Feminino no Facebook, e que - ainda hoje vi - eram citadas com frequência nos sites da especialidade por esse mundo fora...
Enfim, menos uma pessoa a falar de rugby, menos uma boca a passar a palavra...
Vamos ver como a FPR resolve este vazio...

Anónimo disse...

O CDUL foi o vencedor do Torneio Tapafa Cup.
Ganhou por 21-7 ao GDD nas 1/2s finais e por 19-0 à AAC na final.
Um torneio muito bem organizado e com um bom nível para este principio de época. Parabéns à Agronomia pela organização.

Anónimo disse...

pergunto me o que e que essa sra fez para melhorar o ponto mais importante do rugby feminino: aumentar o nr de jogadoras. nada.
uma pessoa membro da direccao que escreve e diz mal de tecnicos da seleccao na pagina do rugby feminino, diz muito. ainda bem q se foi embora. e demitiu se pq se n o fizesse alg o faria.

Anónimo disse...

Finalmente foi enviada para os clubes uma sondagem como os clubes acham que devem ser os quadros competitivos...

Uma sondagem a meio de Setembro, os clubes agora ainda tem que responder, e só depois irá a Federação pronunciar-se... Vamos chegar a Outubro sem nada ainda resolvido, e querem os clubes organizar-se e não conseguem.

É uma realidade que a Federação tenta que as equipas joguem XV, mas isso só as equipas que jogam actualmente na 1ª Divisão tem condições e mesmo essas não devem ter nalgumas ocasiões jogadoras suficientes para preencher a ficha de jogo.

Os torneios de Sevens são uma porta de entrada para mais atletas praticarem a modalidade, pela sua espectacularidade por jogos mais curtos e de mais fácil compreensão, são fundamentais para chamar mais meninas para o rugby e depois daí sem duvida trabalhar para continuar a evoluir os clubes para rugby de 15... mas tudo isto demora tempo e não se pode andar a dar tiros no pé consecutivos...

Anónimo disse...

Concordo com o comentário anterior!

O ideal seria avançar no feminino para o jogo com 15 jogadoras! Mas as estruturas actuais dos clubes que têm apostado nas equipas femininas ainda são ténues. Apenas a Agrária, Benfica, Técnico e Bairrada (eventualmente o CRAV e o Boavista) estariam em condições de avançar. Mas, não parece que estas 2 últimas equipas se mostrem interessadas, nem sequer em jogar rugby de 13.

Uma hipótese seria continuar com o 13, num campeonato de 4 equipas e com 3 voltas. Não se pode desbaratar o que de bom se tem conseguido ao nível de jogo, com aventureirismos da FPR.

Depois, logo começará o circuito de Sevens, que se espera melhor organizado e com regras claras (e para cumprir) evitando a trapalhada do ano passado!

Da senhora que se demitiu ou acabava demitida não vale a pena falar mais... Não passou de um bluff, de um equívoco, e o resultado está a vista! Apenas uma fotos com umas atletas seminuas numa revista de machos, promessas de patrocínios exclusivos, de deslocações a torneios internacionais, do semear da discórdia entre as jogadoras, de manobrar contra o seleccionador... É o que fica! Não deixa saudades...