15 de junho de 2012

FIM DE SEMANA DOS PORTUGUESES

A segunda jornada do Circuito nacional de Sevens e a primeira do Torneio Nacional, marcam o fim de semana de competições em território português, mas  a atividade não se fica por aí.

Com o adiamento das etapas dos sevens de sub-16 e sub-18, começa a sentir-se no rugby nacional, um certo ar de férias que não engana - agora é despachar o que falta e vamos para a praia!

Algumas iniciativas de clubes não alteram esta realidade, e apenas o caso da Lousã merece destaque, com a realização da homenagem ao seu mentor José Redondo, que inclui atividades para todos desde os sub-8 até aos veteranos, num sábado que vai com certeza fazer soltar as memórias e as histórias de muitos tempos.


A atividade internacional vai ser mais preenchida, com os Lobos em ação na Roménia, defrontando o Uruguai, no último jogo da participação portuguesa na Nations Cup, com a esperança que se consiga trazer na bagagem uma vitória sobre os Teros.

Depois de duas derrotas contra os Jaguares e contra os Emergenti - esclareça-se aqui que esta equipa é no momento a segunda equipa da Itália, em substituição à anterior designação de Itália A - que devem ter permitido aos técnicos nacionais tirar algumas dúvidas que ainda tivessem, aguarda-se com curiosidade a formação que a equipa portuguesa vai apresentar.

E se nos avançados não deve haver grandes alterações em relação à equipa que jogou contra os italianos - talvez o regresso de Eduardo Acosta ao XV inicial - já nas linhas atrasadas nem tudo é claro, mantendo-se a expectativa quanto a quem vai vestir a camisola número 9 e a camisola número 15.

Claro, ainda há a questão da lesões, mas como habitualmente a FPR nada diz sobre a matéria, desconhecendo-se qual a gravidade da lesão de Gonçalo Foro, ou se a pancada sofrida por vasco Uva logo nos primeiros minutos do último jogo teve alguma repercussão

Finalmente na Holanda, a nossa seleção feminina de sevens vai participar na primeira etapa do Circuito Europeu, que se desenrola durante todo o fim de semana em Ameland, como o Mão de Mestre anunciou em primeira mão no princípio de Fevereiro.

Para mais detalhes sobre este importante torneio e a participação da equipa lusitana, veja o que se escreveu aqui na quarta-feira.

Voltemos então aos sevens em Portugal, para anotarmos a realização da primeira jornada do Torneio Nacional, na Escola Agrária de Coimbra, com a participação prevista de 12 equipas a saber: Montemor, Setúbal, Santarém, Agrária, Famalicão, FCT, Bairrada, Guimarães, Oeiras, Braga, Aveiro e São Miguel.
O início da competição está previsto para as 11 horas.(*)

Ainda no sábado, ali mesmo ao lado, no Sérgio Conceição de Taveiro, realiza-se a segunda jornada do Circuito Nacional de Sevens, com início marcado para as 10 horas com a participação do Belenenses, CDUL, Agronomia, Direito, Técnico, Benfica, CDUP, Académica, Lousã, Cascais, Évora e CRAV.

Bem vistas as coisas, não há fome que não dê em fartura, e quem se queixava que tudo acontece em Lisboa, repare agora que Lisboa se mudou para a zona de Coimbra, com os sevens na Agrária e no Taveiro, e as comemorações da oficialização do nome de José Redondo em substituição da anterior denominação de Campo de Santa Rita, uns quilómetros mais para o interior, na Vila da Lousã.

(*) Informação da FPR de última hora dá conta da desistência do Famalicão e do São Miguel, mas mantém-se a hora de início da prova, agora reduzida a 10 equipas.

Sem comentários: