29 de junho de 2012

JOSÉ VARANDAS - UM DOS NOSSOS QUE PARTE

O rugby português foi hoje atravessado pela notícia da morte de José Varandas, antigo jogador da Académica de Coimbra, contra quem tive oportunidade de jogar por diversas vezes.

O Zé Varandas era um adversário temível! Era preciso estar sempre de olho nele, pois quem se distraía, pagava cara a distração...

Mas depois, cá fora, era o oposto - sempre na reinação, sempre pronto a longas confraternizações, que passavam invariavelmente pelo Clube de Rugby...

Recordo uma viagem a Madrid, quando a nossa seleção nacional foi defrontar a Espanha perto do Natal de 1970, feita num desconfortável autocarro superlotado, em que o Zé Varandas comandou a cantoria durante toda a longa jornada, e apesar de não ter jogado - nesse tempo não havia substituições, só jogavam 15...- foi ele quem levantou o ânimo do pessoal, desde o primeiro momento.

Hoje, e durante muito tempo, a partida do Varandas vai ser comentada nos mentideros, à volta dum copo, e muitas histórias até agora enterradas hão-de ver a luz do dia - como se fosse o próprio Zé Varandas a recordá-las.

À família enlutada e à Académica de Coimbra, junto a minha solidariedade.

2 comentários:

Anónimo disse...

Velho assim não vale sair á francesa, já temos saudades tuas.

Anónimo disse...

Velho assim não vale sair á francesa, já temos saudades tuas.