Este ano o Circuito Europeu será disputado em três jornadas, somando cada equipa pontos para um ranking geral, que atribuirá as honras ao melhor classificado no final dos três fins de semana.
Com o passar dos anos e a proximidade dos Jogos Olímpicos de 2016, as dificuldades aumentam, com mais equipas a darem mais atenção ao jogo reduzido, com os Comités Olímpicos a "empurrarem" as Federações para que se dediquem mais e melhor aos sevens, e, naturalmente, Portugal não pode pensar que vai "lá" todos os anos apenas para cumprir calendário e trazer mais um troféu para casa.
Este ano ainda tem mais uma agravante, pois com a redução de quatro para três etapas, um erro de cálculo, uma participação menos preparada e mais difícil será recuperar o inevitável atraso na classificação.
Recorde-se que, a única equipa europeia que não participa no GPS é a Irlanda, aliás dentro da mesma linha que a leva a estar ausente do apuramento para o Torneio de qualificação para o Mundial de 2013, a realizar no Algarve no próximo mês.
As hostilidades começam às 10 h da manhã (9h em Portugal) e os Linces abrem o livro contra o País de Gales (ver horário dos jogos de Portugal no final do texto), seguido-se a Rússia, Itália a França, no sábado e a Alemanha no domingo, para encerrar a fase de apuramento.
Depois, tudo depende da classificação de Portugal dentro do seu Grupo, mas recorde-se que a fase final é disputada em meias finais e finais, e que muito difícil será recuperar duma posição abaixo do terceiro lugar.
Em 2011 Portugal, também em Lyon, não conseguiu melhor que a quarta posição, depois na Rússia ficou na segunda posição, e em Barcelona ficou no terceiro posto.
Finalmente em Bucareste, os Linces venceram o torneio e acabaram na primeira posição do GPS, com um ponto de vantagem sobre a Inglaterra.
Vamos ver como se desenrolam as coisas em Lyon, e até que ponto a classificação aí obtida vai determinar o afastamento ou a manutenção das pretensões nacionais à revalidação do título.
A equipa lusitana vai apresentar uma equipa muito fora do habitual, com a ausência dos jogadores do CDUL, envolvidos na grande final da Divisão de Honra, e com a inclusão de dois estreantes luso sul-africanos, escolhidos à última hora por Frederico de Sousa para substituição de David Mateus e Francisco Pio Correia, lesionados de última hora.
Para quem gosta de sevens e está interessado ema companhar o evento, especialmente a nossa equipa nacional, a FIRA vai ter um streaming a funcionar durante todo o torneio, que poderá ser acessado a partir deste link.
Outras informações sobre constituição de equipas por jogo, substituições e marcadores de pontos, podem ser seguidos no site da FIRA, aqui.
Recorde-se finalmente que em Lyon vai estar também o árbitro português Paulo Duarte, cujo prestígio junto da FIRA não pára de crescer.
Paulo Duarte vai dirigir, na fase de apuramento, cinco jogos, e aguarda-se com curiosidade o que lhe será reservado no dia das finais.
Outro português vai apitar em torneios oficiais da FIRA este fim de semana. Trata-se de Afonso Nogueira que estará na Suiça, em Winterthur para apitar a divisão B do Europeu de Sevens.
Na próxima semana, Filipa Jales também vai estar em ação no Torneio da primeira fase de qualificação para o Mundial Feminino de Moscovo em 2013, que terá lugar na Bulgária, em Sofia.
A arbitragem portuguesa em alta!
Horário dos jogos de Portugal - hora de Portugal
Portugal - País de Gales = 10,28h
Portugal - Italia = 14,28h
Portugal - França = 17,34h
1 comentário:
Para que não haja interrupções a ver os sevens's o melhor link é este:
http://www.dailymotion.com/video/xpsk1c_live-7-s-grand-prix-series-lyon-fira-aer_sport
Enviar um comentário