16 de junho de 2012

EUROPEU DE SEVENS FEMININO - REVISTA DO DIA

Apesar da derrota no primeiro jogo frente à Ucrânia, a participação da equipa portuguesa esteve dentro do que se esperava dela, e a passagem às meias finais da Plate continua ao alcance da nossa seleção.

A Ucrânia era praticamente uma desconhecida já que veio da Divisão 2 da prova, que venceu de forma brilhante no ano passado, com sete vitórias e 300 pontos marcados contra apenas sete sofridos...

Claro que aquilo que para o observador normal pode ter constituído alguma surpresa, com certeza o não foi para os responsáveis da equipa nacional, naturalmente bem informados de quem vão encontrar pela frente, mas de qualquer forma o conjunto de resultados obtidos pelas ucranianas ultrapassou as expectativas.

O resultado de 0-14 acabou por se enquadrar no conjunto dos resultados das duas equipas, e fica registado como o primeiro encontro entre as duas seleções.

O segundo encontro do dia foi com a Moldávia, equipa que as portuguesas já tinham defrontado no ano passado, quando venceram por 31-0, e mais uma vez a nossa equipa foi superior, vencendo por 19-0, e restabelecendo um sorriso nas nossas atletas...

Os dois jogos seguintes eram os mais difíceis do dia, já que contra qualquer das adversárias - Holanda e Espanha - Portugal já tinha jogado por cinco vezes e de todas elas saíra derrotada.

E assim foi mais uma vez, por 5-21 contra as holandesas e por 21-0 contra as espanholas, o que não constitui qualquer surpresa, já que a superioridade destas equipas é, ainda, muito grande.

Para assegurar um lugar nas meias finais da Plate, à seleção portuguesa bastará vencer a partida contra a Alemanha, o que parece estar ao alcance das nossas jogadoras, já que das duas vezes anteriores em que defrontaram as alemãs venceram em ambas, por 33-7 em 2010 e 28-10 no ano passado.

Partindo então do princípio que a classificação para a Plate é o mais natural, vamos dar uma vista de olhos às possíveis adversárias, e à classificação do Grupo A.

A Inglaterra e a França estão asseguradas na disputa da Cup, enquanto para a Plate ainda estão três equipas na luta - Rússia, Itália e Suécia - mas as russas reúnem todas as condições para vencer o encontro de amanhã com as suecas e de assegurarem a terceira posição, o que as coloca frente a Portugal nas meias finais da Plate.

Mas, se a Suécia vencer, então serão as suecas a ficar no terceiro posto e a enfrentarem as portuguesas...

De qualquer forma, o histórico português com estas duas seleções não nos é favorável, sendo que nos quatro encontros frente à Suécia, Portugal perdeu três e venceu um apenas, se bem que este seja o resultado mais recente (24-5 em 2009), enquanto nos seis desafios disputados com a Rússia perdemos quatro, empatámos um e ganhámos outro, em 2009, por 17-7 - mas depois disso voltámos a perder em 2011 e já este ano, em Londres.

Para mais detalhes sobre os resultados da equipa portuguesa veja o site dedicado às seleções portuguesas de sevens.

Antes de passarmos aos habituais quadro, refira-se que a nossa Filipa Jales também esteve presente, tendo apitado quatro encontros, com destaque para o Inglaterra-França, que aquela venceu, isolando-se no comando: os outros jogos dirigidos pela juíza portuguesa foram o França-Suiça, o Alemanha-Ucrânia e o Espanha-Alemanha.

Parabéns, Filipa!


Fiquem então com o quadro da constituição da equipa portuguesa, e das marcadoras de pontos, bem como todos os resultados de hoje e as classificações dos dois grupos de apuramento, além dos links para os vídeos dos jogos da nossa equipa:




LINKS PARA VÍDEOS
Portugal- Ucrânia
http://www.youtube.com/watch?v=55MC1c-CrNw&feature=player_embedded#!
Portugal-Moldávia
http://www.youtube.com/watch?v=gfLcCl9AFmo&feature=plcp
Portugal-Holanda
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=zApVXYQd8vI
Portugal-Espanha
http://www.youtube.com/watch?v=6qZNqarADC8&feature=plcp

Sem comentários: