13 de junho de 2012

HEINEKEN CUP - SORTEIO E ALTERAÇÕES

O Leinster, campeão europeu de clubes, vai defrontar na próxima época os franceses do Clermont, os galeses dos Scarlets e os ingleses dos Exeter Chiefs, na fase de apuramento da Heineken Cup, que dará o seu pontapé de saída no segundo fim de semana de Outubro, conforme foi ontem anunciado pela organização da competição.

O segundo classificado deste ano, os também irlandeses do Ulster, ficaram no grupo dos ingleses do Northampton Saints, dos escoceses do Glasgow Warriors e dos franceses do Castres Olympique, enquanto o campeão inglês, os Harlequins, ficaram com os franceses do Biarritz Olympique, os irlandeses do Connacht e a nova franquia italiana, os Zebre.


Para o campeão francês, o Stade Toulousain, saíram os ingleses do Leicester Tigers, os galeses do Ospreys e os italianos da Benetton Treviso, enquanto a última equipa irlandesa, o Munster encotra os escoceses do edinburghn os ingleses dos Saracens e os franceses do Racing Metro, para, finalmente, as duas restantes equipas francesas, Toulon e Montpellier, jogarem com os galeses dos Cardiff Blues e os ingleses dos Sale Sharks.

Mais abaixo apresentamos o quadro dos grupos da primeira fase e o respetivo calendário, incluindo a data e hora da final (e da Amlin Challenge Cup, também).

A propósito cabe perguntar aqui, onde está o calendário provisório para a época que se avizinha, que deveria ter sido apresentado até 31 de Maio pela FPR?

Entretanto, as equipas inglesas não estão satisfeitas com este sistema de competição e avançaram com um pedido de revisão do mesmo, já que termina em 2012-13 o prazo acordado para que não houvesse alterações na competição.

A base da reclamação dos ingleses, prende-se com dois fatores distintos - primeiro querem ver o número de participantes da Heineken Cup reduzidos dos atuais 24 para 20 apenas, tantos quantos na Challenge Cup, de acordo com o The Telegraph no final do mês passado.

A segunda reclamação tem a ver com a forma como as equipas são escolhidas anualmente para participarem nas duas provas, e a a ideia que parece ter mais apoiantes é que para a Heineken, vão as seis primeiras da inglesa Premiership, os seis primeiros da francesa Top-14 e os seis primeiros da Liga Céltica, hoje RaboDirect Pro12, que reúne escoceses, irlandeses, galeses e italianos, juntamente com os vencedores da época anterior da Heineken Cup e da Challenge Cup.

Quanto à Challenge Cup, a ideia inglesa - que parece ter o apoio da Federação Francesa de Rugby e da Ligue Nationale de Rugby (francesa) - seria que ela reuniria outras 18 equipas com origem naquelas três competições, incluindo uma equipa da Roménia, também, ficando os dois lugares restantes por serem ocupados pelos dois primeiros classificados de uma futura competição englobando equipas da Espanha, Rússia, Geórgia e Portugal.

Estas sugestões vão agora ser digeridas nos corredores de quem realmente manda, para que em Setembro se realize uma reunião formal para encetar então as conversações oficiais sobre a matéria, que se podem prolongar por um longo período, para que as alterações entrem em vigor apenas na época de 2013-14 ou na seguinte, ainda segundo o periódico britânico, sendo claro que os integrantes da Liga Céltica não apoiam a sugestão.



Sem comentários: