12 de junho de 2012

LOBOS MELHORAM, MAS NÃO CHEGAM LÁ...

Apesar das melhorias que se verificaram na equipa, os Lobos não conseguiram ser superiores aos Emergentes italianos e sofreram a segunda derrota na Nations Cup.

A equipa portuguesa deu especial atenção à formação ordenada durante o fim de semana, mas isso não foi suficiente para parar a equipa italiana, que neste particular foi manifestamente superior.

Aliás como nos alinhamentos, de onde partiram grande parte dos demolidores ataques por maul dinâmico, que tantas dores de cabeça - e não só...- deu aos nossos avançados.

Algumas variações na nossa introdução pareceram acertadas, mas há que descobrir como parar os ataques adversários a partir desta situação estática.

No ataque à mão foi onde se sentiu mais evolução, com Yannick Ricardo a servir inúmeras vezes os seus três-quartos, que, apesar das muitas tentativas, não conseguiram ultrapassar a bem estruturada defensiva italiana.

No que diz respeito às defesas, também Portugal esteve bem, com o número de erros a diminuir em relação ao jogo anterior - mas atenção, é preciso não  esquecer que a oposição não tinha a categoria dos Jaguares...afinal os emergentes estão muito longe de formarem a segunda equipa de Itália.

Ainda no que respeita ao ataque, acho que não foi bem analisada a forma agressiva como os italianos subiam na defesa, e devia-se ter tentado fixá-los mais trás, pela repetição de alguns pontapés para trás da sua linha.

No conjunto, os Lobos estiveram melhor, como já referi, mas há ainda muito para trabalhar, em especial nas formações e alinhamentos, e nas soluções de ataque.

E, claro, não se podem dar baldas na defesa - António Aguilar que esteve bem no conjunto, e marcou um ensaio espetacular, não pode falhar da maneira como falhou na origem do segundo ensaio italiano...

Uma nota final para o ensaio de Gonçalo Foro, numa intercepção pouco habitual por parte dum segunda linha, e que foi marcado pelo sorriso de orelha a orelha que o poderoso avançado apresentava...

Aguardamos com curiosidade a equipa que Portugal vai apresentar no jogo com o Uruguai, aquele que realmente vale a pena vencer, e para o qual não se admitem nem experiências, nem desculpas - só ganhar interessa.

Fique com a ficha do jogo.



Foto:IRB

4 comentários:

Anónimo disse...

O jogo com o Uruguay é que interessa para ver se subimos no ranking IRB!

Claudio disse...

Gonçalo Uva ! ;-)

Anónimo disse...

Carrega GDD!!!

Eheh! 21 pontos...

Anónimo disse...

Vi o jogo com atenção e devo dizer que gostei muito da 1ªparte da nossa selecção. Boa defesa, avançados a bater forte, bom ritmo de jogo e boa circulação de bola.

Gostei muito das seguintes prestações:
Eric dos Santos - forte a entrar e procura o contacto, pareceu-me ser um jogador bom na defesa

Vasco Uva - Incansável na defesa

Tiago Girão - melhor no ataque que na defesa

José Lima - grd jogo, defende muitissimo.

Gonçalo Foro - teve pouca bola mas na defesa esteve bem

Uma questão, porque razao José Lima não foi mais vezes chamado à selecção? Até acho que Frederico Oliveira é bom jogador mas não me parece que seja 2ºcentro...