13 de junho de 2012

EUROPEU FEMININO DE SEVENS COMEÇA ESTE FIM DE SEMANA

Com a realização do torneio de Ameland, na  Holanda, tem início o Circuito Europeu Feminino de Sevens, que se conclui no final do mês em Moscovo.

Portugal participa na prova na condição de sexta classificada do ano passado, e está integrada no Grupo B da Fase Inicial, juntamente com a Espanha, Holanda, Alemanha, Moldávia e Ucrânia.

Participam na prova 12 equipas - a prova é denominada Top-12 - e a classificação final é encontrada adicionando os pontos obtidos no conjunto das duas etapas, por cada equipa, sendo designada por Campeã da Europa a que mais pontos somar, de acordo com a tabela que apresentamos no final.

Entretanto está já a decorrer o apuramento para o Mundial de 2013, sendo que na primeira fase, composta de dois torneios (um em Sofia, outro em Gent) quatro equipas se classificaram para a segunda e derradeira fase.

Esta segunda fase é disputada no mesmo torneio de Moscovo que falámos mais acima, em que participam 16 equipas em vez de 12 (as 12 de Ameland e as quatro apuradas em Sofia e Gent).

No entanto haverá duas classificações independentes, uma para o Circuito Europeu, e outra para o apuramento do Mundial.

Para este efeito serão qualificadas seis equipas, sendo uma delas a Rússia, país organizador, e as outras cinco, as melhores classificadas desse Torneio de Moscovo.

Vai ser uma difícil tarefa para as nossas Raposas, mas também tem sido evidente uma melhoria na equipa que permite ter uma (vaga) esperança.

Quanto ao Europeu acreditamos que será possível chegar novamente à final da Plate, como em 2011, e se isso acontecer, melhorar um degrau na classificação geral, é uma possibilidade a não desprezar.

Fique com a constituição da equipa portuguesa, a divisão dos dois grupos de Ameland, a relação dos jogos do grupo de Portugal (Grupo B) e a tabela de pontos a atribuir às equipas em cada etapa, a contar para o ranking geral e para mais informações sobre o passado da nossa seleção nacional pode consultar o nosso Portugal Sevens.

 



Foto: António Simões dos Santos

Sem comentários: