12 de junho de 2012

LOBOS QUE SAEM, LOBOS QUE ENTRAM

A equipa portuguesa apresenta algumas mudanças para hoje, entre novas caras e troca de posições.

As novidades na equipa verificam-se sobretudo nos avançados, com a entrada no XV inicial de João Correia, Thomas da Costa e Eric dos Santos, além do ponta Nuno Penha e Costa, e na saída do médio de formação Francisco Pinto de Magalhães.

Agora no que diz respeito a mudanças de posição entre as linhas atrasadas, as mudanças são duas, e levantam algumas dúvidas quanto às intenções da equipa técnica, já que este vai e vem tem sido uma dominante ao longo dos últimos meses, e nem sempre se entende bem o que se pretende...

Assim, Pedro Leal deixa a defesa e passa para a posição de médio de formação e António Aguilar passa para a defesa, num cenário que já vimos acontecer várias vezes.

A pergunta que se faz é simples - qual é a primeira opção da equipa técnica para a camisola número 9 e para a camisola número 15?

Não estamos contra a realização de experiências, em especial num torneio que pode servir para isso mesmo - esta é uma excelente oportunidade para a equipa treinar e trabalhar em conjunto, num ambiente de competição, como muito bem anotou o capitão de equipa Vasco Uva - mas este pula para lá, pula para cá de Leal e Aguilar, não parece levar a nada já que estes não são propriamente dois jogadores que andem na fase de experiências...

Nos últimos dois campeonatos da Europa (um total de 10 jogos), Aguilar alinhou com o número 15 em cinco partidas, com o número 11 em quatro ocasiões e ficou no banco por uma vez.

Por sua vez, Pedro Leal vestiu a camisa 15 em três ocasiões e a número 9 por quatro vezes, ficando no banco num jogo apenas.

Jogaram ainda como defesas Joe Gardener e Nuno Penha e Costa, uma vez cada um, dando a impressão que a preferência dos técnicos vai no sentido de António Aguilar ser o titular naquela posição.

Quanto ao médio de formação, além de Pedro Leal (4 vezes), José Pinto (três vezes), Francisco Pinto de Magalhães (em duas ocasiões) e Lourenço Kadosh (um jogo) jogaram na posição, e se a opção José Pinto está afastada, fica a dúvida, entre Leal e Pinto de Magalhães (duas vezes cada um em 2012), quem é a opção, quem é o remédio...

Já no respeitante ao médio de abertura, Yannick Ricardo parece de pedra e cal, não tendo saído do XV inicial desde que nele entrou, e fez todo o Campeonato da Europa com a camisola 10.

Fique com a equipa portuguesa para o jogo com os Emergentes Italianos, que se disputa hoje às 14 h de Portugal, com transmissão direta na SportTv4:


1Cristian Spachuk
2João Correia
3Thomas Da Costa
4Eric Dos Santos
5Gonçalo Uva
6Jacques Le Roux
7Vasco Uva (cap)
8Tiago Girão
9Pedro Leal
10Yannick Ricardo
11Gonçalo Foro
12Francisco Appleton
13Jose Lima
14Nuno Penha e Costa
15António Aguilar

16

Jorge Segurado
17Anthony Alves
18Joao Paiva
19Francisco Sousa
20Manny Raposo
21Manuel Fonseca Costa
22Bernardo Campelo

12 comentários:

Anónimo disse...

o ridiculo nao e o facto de o aguilar jogar a ponta ou a quinze, ou o pipoca saltitar por ali. o ridiculo e mesmo o facto de o aguilar la estar. ta velho, acabado, e depois da epoca que fez... pico e amigos. Ate mete do ve-lo jogar. no direito so jogava quando lhe apetecia e nos treinos ficava a olhar quando todos faziam treino fisico ou jogos entre eles. o mais certo seria mesmo continuar o pipoca a quinze e para formaçao estar o pinto magalhaes ou mesmo o kadosh.

Anónimo disse...

Duas perguntas sem maldade:::
Porquê a ida do Acosta que já todos sabemos vai deixar de jogar por questões fisicas? (calculo que nem nos convocados esteja por não estar em consições para este jogo)
Pelo que vi na televisão pareceu-me que o Segurado entrou muito bem no jogo, não mereceria ele entrar como titular neste jogo?

Anónimo disse...

Caro Manuel, qual o motivo para chamar ao atleta Manny Cardoso e nao pelo nome dele Manuel Cardoso? Tem nome totalmente português, porque alterar?

Manuel Cabral disse...

Totalmente certo! Se quer que lhe diga, não faço ideia - ontem, quando copiei a composição da equipa do site da IRB (http://www.irb.com/nationscup/matches/match=13740/index.html) ainda a FPR não tinha divulgado os nomes, e Manny é como aparece.
Alguém forneceu esse nome à IRB, talvez seja um tipo "nome artístico"...
Mas fique descansado, sempre que ele seja referido por mim, como já aconteceu, ele será o Manuel, nome bem português, como você bem aponta...

Anónimo disse...

onde se pode ver o jogo na net?

Manuel Cabral disse...

Eu vou tentar aqui:
http://www.gsp.ro/sporturi/rugby/gsp-tv-va-transmite-live-toate-cele-noua-meciuri-de-la-irb-nations-cup-2012-336014.html

Manuel Cabral disse...

Ou aqui:
http://www.thefirstrow.eu/watch/126448/1/watch-portugal-vs-italy.html

Anónimo disse...

Meu caro Manel! esta história de chamar Manny ao Manuel Cardoso é o mesmo que V. chamar Linces aos Lobos quamdo jogam sevens!Haja alguma coerência! LB

Manuel Cabral disse...

Antes de dizer disparates leia os comentários anteriores.

Anónimo disse...

A sério que alguém na FPR acha que o melhor treinador para substituir o Pico nos 3/4 é o Murray Cox?! O treinador do clube que ficou em 3º da 1ª Divisão... Ou seja, os 10 treinadores que ficaram à frente dele na 1ª e na Divisão de Honra são piores? Gostaria que alguém me explicasse o porquê desta escolha que nem foi explicitamente comunicada... Outra questão, faz sentido gastarmos dinheiro com a ida do presidente, do director técnico nacional, dum roupeiro, etc?! Estamos a esbanjar dinheiro?! É que pelo que parece falta pagar a jogadores e colaboradores.....

Anónimo disse...

nao vbejo o acosta nesta equipa, nem nos suplentes

Anónimo disse...

Para quem dizia que o Aguilar era uma vergonha acho que o ensaio de ontem deve servir para o acalmar um pouco... Do que ontem se viu continuam a ser os do costume a tocar a equipa para a frente, são os "velhos" que estiveram no mundial e pouco mais. Para quem dizia muito indignado que não via o Acosta nem nos suplentes talvez devesse aprender a ler, eu disse que neste jogo ele não estava convocado porque não deve ter recuperado do jogo anterior...