29 de junho de 2012

MUNDIAL DE SEVENS - A LONGA CAMINHADA

A International Board anunciou hoje os torneios de qualificação para o Mundial de 2013, tanto nos homens como nas mulheres, sendo que o primeiro de todos é já neste fim de semana em Moscovo, como já sabíamos, no que respeita ao setor feminino.

Assim entre as mulheres, estão antecipadamente qualificadas as equipas da Austrália, da Nova Zelândia, dos Estados Unidos e da África do Sul, as semi finalistas de 2009, além do país organizador, a Rússia.

Para completar o lote das 16 finalistas, o caminho a percorrer é o seguinte:

Pela Europa serão cinco as escolhidas no Moscovo 7's deste fim de semana, a que se irão juntar uma sul americana a qualificar no Rio de Janeiro 7's em 23 e 24 de Fevereiro de 2013, uma norte americana a ser aprovada em Otava (Canadá) a 25 e 26 de Agosto deste ano, uma africana como resultado do Marraqueche 7's em 28 a 30 de Setembro, e, finalmente, três equipas a apurar em 6 e 7 de Outubro em Pane, na Índia.

Note-se que no torneio de Pane será incluída uma equipa da Oceania, apurada em torneio a realizar em Lautoka (Fiji), nos dias 3 e 4 de Agosto.

Já no que respeita ao setor masculino, as hostilidades serão abertas no Algarve nos dias 20 e 21 de Julho, onde serão apuradas as cinco melhores, que se juntarão à equipa organizadora, a Rússia, e às oito pré qualificadas em função dos resultados do Mundial de 2009 - País de Gales, Argentina, Samoa, Quénia, Nova Zelândia, Inglaterra, África do Sul e Quénia.

Depois, em Sydney a 25 e 26 de Agosto, duas equipas se qualificam pela Oceania, tantas quantas se classificam em Otava, no mesmo fim de semana, pela América do Norte e Caraíbas.

Em Setembro, de 28 a 30, é a vez de se qualificarem duas equipas africanas no Marraqueche 7's, a que se seguem outras três pela Ásia, no Singapura de 2 e 3 de Novembro.

O lote das 24 fica completo com mais uma equipa sul americana, a qualificar no Rio de janeiro 7's de 23 e 24 de Fevereiro, já em 2013.

Até ao momento ainda nãos e conhece o formato de cada uma destas competições, começando pelo Algarve 7's, mas o Mão de Mestre vai estar atento e assim que a IRB divulgar essa informação, ela será aqui reproduzida.

Sem comentários: