11 de setembro de 2013

ANUNCIADO SORTEIO DO GOLD COAST 7'S, LINCES ESTREIAM FRENTE A GALES

Portugal vai defrontar o País de Gales no seu primeiro jogo do torneio inaugural das Séries Mundiais de Sevens, que terá lugar em Gold Coast, na Austrália, nos próximos dias 12 e 13 de Outubro.

Depois de uma presença para esquecer na última época, espera-se que os Linces desta feita tenham um comportamento à altura das suas ambições, que passam pela qualificação para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, onde apenas estarão presentes o Brasil e as melhores 11 equipas do mundo.


Curiosamente no torneio de 2012, também foi contra o País de Gales que Portugal disputou a primeira partida, perdendo por 19-12, a primeira das cinco derrotas sofridas então, em outros tantos jogos.

Depois deste jogo com os galeses, Portugal defronta no próximo mês, na fase de apuramento, as ilhas Fiji e o Canadá.

Veja o quadro completo dos jogos do primeiro dia:


Recorde também o calendário dos torneios que compõem as Séries Mundiais em 2013-14, sabendo que os Linces participarão em todas as nove etapas, tal como aconteceu na última época.


4 comentários:

Anónimo disse...

Para os menos avisados. Um jogador que faça o circuito completo, com a duração de 7 meses e cinco dias, vai estar fora do país 90 dias, ou seja três meses. Pergunta: qual o estudante que o poderá fazer? Outra pergunta: qual o trabalhador quer poderá estar ausente do trabalho durante tantos dias? Outra pergunta ainda: quanto é qua a FPR paga aos jogadores para abraçarem este projecto em manifesto prejuízo da vida escolar e profissional? Mais uma pergunta: Quais são os jogadores que poderão estar em todos os torneios? Finalmente, mais uma: Como é que se poderá exigir mais e melhor do que tem sido feito até aqui aos jogadores da seleção nacional? Que souber responda! Por mim direi apenas que é heróico o que os jogadores e técnicos fazem com tão pouco.

Anónimo disse...

Completamente de acordo com este ultimo post. Quem é que no seu juízo perfeito acha que Portugal tem obrigação de se apurar para os Jogos Olímpicos ?
Na verdade a prestação portuguesa tem sido fantástica e isso é reconhecido por todos particularmente estrangeiros.

Manuel Cabral disse...

Por princípio não respondo aos comentários que são aqui publicados, mas há situações em que não posso - ou não quero - deixar de o fazer.
É clara a origem dos comentários de 11/Set às 20:52 e de 12/Set às 00:06, e como qualquer deles é baseado em dados falsos que se pretendem dar como verdadeiros, e por aí justificar as considerações que se fazem, vou fazer alguns esclarecimentos.
As críticas que aqui se têm feito quanto em relação às seleções nacionais, NUNCA foram feitas atacando os jogadores, a quem sempre se reconheceu o espírito de sacrifício e a entrega com que enfrentam as adversidades.
O que aqui se tem criticado é a POLÍTICA da FPR em relação ao desenvolvimento dos 7's (é deles que estamos a falar...) que tem privilegiado um pequeno lote de jogadores, em vez de se ter preocupado, pelo menos nos nos QUATRO últimos anos (desde que os sevens foram integrados ao programa Olímpico, em Outubro de 2009) em expandir a prática da variante por todo o País, envolvendo mais jogadores em mais actividade, em mais locais.
Se o tivesse feito desde Outubro de 2009, hoje, decorridos QUATRO anos, haveria em Portugal um lote ALARGADO de jogadores de onde poderiam ser escolhidos MAIS jogadores com capacidade para enfrentar as dificuldades que a melhoria significativa que o jogo tem sofrido em todo o mundo, nos apresenta.
Ou seja, se em vez de mandar recados cheios de desinformação se tivesse trabalhado como deve ser, não haveria qualquer dificuldade em ter um leque bem mais alargado de jogadores QUASE amadores por onde escolher os que nos representariam em momentos específicos...

Quanto à questão dos Jogos Olímpicos, é claro que o comentário publicado é demonstração da mais básica ignorância e má fé.
Primeiro - e neste caso estou inteiramente de acordo com a FPR - porque a qualificação para os Jogos Olímpicos é um claro objectivo da nossa equipa representativa, e depois porque isso não só é possível, como é OBRIGATÓRIO.
Não o conseguir será um completo fracasso, e apesar de eu ter sempre combatido a forma como o desenvolvimento do jogo se tem realizado em Portugal, estou inteiramente ao lado de TODOS os que desejarem o sucesso da equipa.
Mas porque digo eu que o comentário é demonstrativo de má fé e tentativa de manipulação?
É simples - Portugal é o 14º país no ranking da IRB.
São qualificados para os JO o Brasil e mais 11 países.
À nossa frente no ranking estão (entre os outros) a Inglaterra, o País de Gales e a Escócia, que nos Jogos Olímpicos são representados por UMA ÚNICA equipa.
Ou seja, reduzindo duas equipas no ranking, Portugal está na 12ª posição, apenas a um degrau do apuramento para o Rio de Janeiro, se esse apuramento fosse feito através do ranking mundial - mas ainda não são conhecidos todos os detalhes de como esse apuramento se fará.
Mas o que interessa é que Portugal está ali mesmo na franja da qualificação, e à sua frente, além dos intocáveis, estão países com quem nos batemos (quase) de igual para igual, casos do Quénia (9 vitórias, 9 derrotas), da França (19 vit, 1 emp, 20 der), dos EUA (8 vit, 10 der) e do Canadá (10 vit, 13 der)...

Portanto respondo ao comentador das 00:06 nos mesmos termos em que ele se pronunciou - as únicas diferenças são que eu falo com dados objectivos, e não me escondo no anonimato... - QUEM É QUE NO SEU PERFEITO JUÍZO NÃO AFIRMA QUE PORTUGAL TEM OBRIGAÇÃO DE SE APURAR PARA OS JO?
Nesta até o presidente da FPR concorda comigo!!!

A falsidade ideológica, a manipulação de factos e de dados, a desonestidade de alguns comentários que nos chegam - independentemente de qual a opinião veiculada - são algumas das razões que levam à sua não publicação.
Quem for sério e queira discutir os assuntos com base em dados verdadeiros e sem a preocupação de manipular quem nos lê, continua com as nossas páginas à disposição.

Claudio disse...

Boa noite Manuel, você sabe quando - mais coisa menos coisa - vamos ter todos os dethales quanto ao modo de apuramento para os JO ?

Abraço rugbystico !