21 de setembro de 2013

LINCES EM BUCARESTE NO INÍCIO DE UM NOVO CICLO

Com o regresso de Pedro Netto à selecção nacional de sevens, inicia-se um novo ciclo na vida, e nas esperanças da nossa equipa, na corrida por uma vaga nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.

Esse apuramento - recorde-se que o Torneio Olímpico será disputado por 12 equipas - está já completamente definido, e é composto de três fases distintas:

Na primeira fase serão apuradas as primeiras quatro equipas do ranking da IRB no final da época 2014-15;
Na segunda fase, que terá lugar entre Junho e Setembro de 2015, cada uma das seis regiões da IRB organizará um Torneio de Qualificação Olímpica, para apurar o seu representante regional;
Finalmente, depois de apuradas estas 10 equipas, será organizado um Torneio de repescagem que vai apurar uma ou duas, conforme o Comité Olímpico decida ou não atribuir ao Brasil uma qualificação automática.


Ou seja, embora a época que agora começa não seja decisiva quanto ao apuramento para o Brasil, é óbvio que se a FPR pretende ter uma verdadeira chance de ver a nossa equipa jogar no Estádio Olímpico, não pode protelar mais
a preparação específica para esse fim.

Daí que sejamos forçados a entender que a chamada de Pedro Netto à equipa técnica nacional, acompanhado de Diogo Mateus, que apesar de ser manager da equipa vai ter com toda a certeza intervenção no apoio a Netto.
Seria absolutamente estúpido, prescindir da experiência e conhecimentos do gémeo Diogo, obrigando-o a ficar-se pela burocracia e alguma influência técnica pouco interveniente...

Por outro lado, se é verdade que Frederico de Sousa continua a ser o líder de todas as secções de seniores, não custa a crer que se trate de uma medida transitória, como se se tratasse de um período de reabilitação de Pedro Netto para o exercício pleno daquelas funções.
Vamos ver o que nos reserva o futuro...

GRAND PRIX SEVENS 2013
A edição deste ano do GPS da FIRA foi duplamente prejudicada, primeiro porque deveria ter sido disputada no final da época transacta, mantendo uma coerência temporal que era importante manter, mas que foi prejudicada pela realização do Mundial de Sevens em finais de Junho, em Moscovo, empurrando a conclusão do Grand Prix para o mês de Setembro, já dentro da nova época desportiva.

Por outro lado, a competição estava programada para ter três etapas, mas a desistência tardia da RFU e Manchester, reduziu a mesma apenas a dois eventos, com evidente prejuízo de quem não se preparou para uma prova reduzida.

Recorde-se que desde que foi implantado o sistema actual de disputa do Europeu da categoria - esta é a terceira época - o número de torneios foi sempre a descer...
Em 2011, jogaram-se quatro etapas, e Portugal foi o vencedor final, em 2012 disputaram-se três etapas e os Linces quedaram-se na segunda posição final, e finalmente em 2013 só serão disputadas duas etapas e Portugal começou com o pé esquerdo não conseguindo melhor que a quinta posição.

Em todos os anteriores torneios do GPS (sete, sem contar com o disputado já este ano), Portugal venceu um apenas - em Bucareste em 2011 - foi segundo em três ocasiões, e terceiro, quarto e quinto, por uma vez cada.

Esperemos que Bucareste nos dê sorte e que os Linces voltem da Roménia com um belo presente para o regresso do Pedro Netto!

BUCARESTE 7'S 2013
Na equipa portuguesa que está em Bucareste notam-se as ausências de Duarte Moreira, Frederico Oliveira e Diogo Miranda, que fizeram parte do núcleo duro da equipa durante todo o resto da época, tendo participado, respectivamente, em 2012-13, em 11, 7 e 12 torneios.

Para ocupar os lugares vagos, foram chamados Sérgio Franco, que esteve no Safaricom de 2012, Tomás Appleton que jogou o Glasgow 2013 e Manuel Costa que não disputou nenhum torneio na época finda.


Quanto à competição propriamente dita, Portugal vai defrontar no primeiro dia a Geórgia (8h de Lisboa), a Itália (11,16h), o País de Gales (14,32h) e a Inglaterra (17,04h), para terminar a fase de apuramento no domingo, às 8,44 da manhã, contra a Roménia.

Veja o quadro dos jogos e o frente a frente dos Linces com os adversários da primeira fase da prova.



O Torneio de Bucareste deve ter transmissão assegurada na internet, através da  Dailymotion, rugbytv.ro e TVR (Romena também).

Nós estaremos atentos na nossa Página do Facebook, onde tentaremos dar todas as informações necessárias para que possa seguir os jogos de Portugal.

Finalmente fique com a posição da tabela do ranking geral da competição, após o Torneio de Lyon, sua primeira etapa:


Sem comentários: