22 de setembro de 2013

GRUPOS DO MUNDIAL DE 2015 - O QUE A IRB ESTAVA PENSANDO? *

*Paul Tait
No momento de sortear os grupos para a Rugby World Cup 2015, o órgão regulador do desporto, a IRB, não falou abertamente, mas é lógico assumir que atrás das portas havia pessoas preocupados.

Em 2012 o País de Gales perdeu sete partidas seguidas para cair fora dos oito melhores países no ranking mundial da IRB.

Entre os jogos perdidos um foi contra Samoa e o resultado é que a nação do Pacífico recebeu um grupo muito mais amigável do que o País de Gales.


Os organizadores do torneio e a Rugby World Cup Ltd não tinham feito segredo que, mesmo que o Mundial de 2015 fosse em Inglaterra, a competição teria partidas realizadas no País de Gales.
O argumento é que o Millennium Stadium foi considerado um local indispensável.

O ranking mundial do IRB é actualizado todas as segundas-feiras às 12:00 (GMT).

A Inglaterra e País de Gales estão no mesmo grupo porque o sorteio, simplesmente, foi feito muito cedo. 

Eles estão juntos num grupo que também vai contar com Austrália. 

Assim o grupo vai ter três dos seis melhores da actualidade e só dois podem avançar. 

Como isso aconteceu? 
Eles foram classificados em três das cinco diferentes bandas, no início de Dezembro. 
A Austrália estava na banda superior, a Inglaterra na segunda banda e o País de
Gales na terceira.

Poderia talvez ser melhor descrito como o cenário de destruição. 

Todo o propósito de usar o ranking mundial da IRB para determinar lugares para o Campeonato do Mundo é o de assegurar uma distribuição uniforme das equipes com base na sua capacidade. 

A distribuição das equipas mostra que há um risco real na utilização das posições do ranking com muita antecedência, como no caso do País de Gales. 

Depois de ter perdido muitos jogos, o País de Gales ficou em nono lugar, uma posição que melhorou rapidamente para agora se encontrar na sexta posição, na banda dois. 
Se o sorteio fosse feito hoje, então seria impossível que Austrália, Inglaterra e País de Gales fossem incluídos no mesmo grupo.

Além de ser o único grupo com três candidatos ao título, o Grupo A inclui também
uma quarta equipa que poderia muito bem disputar um lugar nos quartos de final.
O time é Fiji, que fez um óptimo Mundial em 2007, mas foi fraco em 2011. 

Samoa e Tonga foram qualificados para o Mundial 2015 porque ambas ganharam duas partidas em 2011, terminando em terceiro lugar no fase de grupos. 

Samoa vai jogar no Grupo B, um grupo bastante generoso que vai ter apenas um candidato ao título, a África do Sul. 
Samoa vai lutar com a Escócia para ser a segunda colocada. 

No Grupo C Tonga terá uma tarefa mais difícil, jogando contra a Nova Zelândia e Argentina, enquanto no Grupo D a Itália terá que derrotar França ou Irlanda e vencer seus dois outros jogos para chegar aos quartos de final.

Tomara que o IRB não repita o mesmo erro para a Rugby World Cup 2019.

Tomara que tudo seja feito não em Dezembro de 2016, mas sim em Dezembro de 2017 ou, de preferência, em Dezembro de 2018. 
Se,é verdade que o sorteio feito com antecedência realmente simplifica a tarefa de promoção e venda de pacotes para os visitantes, feito nas referidas circunstâncias ele não se baseia nas capacidades realistas das vinte equipas que jogam o Campeonato do Mundo. 

Concluímos com a situação na Europa onde o melhor qualificado europeu vai jogar no Grupo C e o vice-campeão do Campeonato da Europa (ENC) vai jogar no Grupo D. 

Mas quem são estas equipas? 

Neste momento tudo indica que a Geórgia será Europa 1 e a Roménia Europa 2. 
Elas lutam pela liderança do ENC, no processo de qualificação para o Mundial. 

A Geórgia já jogou na Roménia, mas ainda tem que receber os seus rivais do Mar Negro. 

O vencedor do Europeu será conhecido dentro de seis meses, ou, noutras palavras, 15 meses após o sorteio do Campeonato do Mundo ter sido feito.

Se a (provável) qualificação da Geórgia  e da Roménia só vai acontecer em Março de 2014, por quê então fazer o sorteio com tanta antecedência?

Sem comentários: