30 de setembro de 2013

RAZIA EM FRANÇA - DOS SEIS PRIMEIROS, QUATRO PERDEM

Derrotas de quatro dos seis primeiros, levam Stade Français, adversário do Lusitanos XV, à liderança da Top-14, e empurram Clermont tabela acima, galgando quatro lugares, enquanto Biarritz se afunda cada vez mais ao perder com rival basco.

A maior surpresa chegou com a derrota do anterior líder, o Toulon de Wilkinson e Cia, frente ao modesto e recém promovido Oyonnax, por 25-22, valendo-lhe o bónus defensivo para que o rombo não fosse maior.

Mesmo assim, o Toulon desce à terceira posição, incapaz de quebrar a defesa feita de tripas e coração que a equipa da casa soube montar, não fugindo ao confronto físico e comprovando que não basta ter domínio territorial e posse de bola para vencer um jogo.
E se os vencedores devem ser aplaudidos pelo seu tremendo espírito de equipa e abnegação, quem deu com certeza a volta à praça foi o abertura Benjamim Urdapilleta que marcou 17 pontos - tantos como o seu adversário directo - culminando num pontapé de ressalto aos 77 minutos, que levou o marcador à sua expressão final.

Em Paris, no Stade Jean Bouin que os Lusitanos vão visitar no próximo dia 10, o Stade Français impôs o seu jogo e venceu por 18-11 o Montpellier, que tão bem tinha estado na semana passada destroçando o Clermont e pulando para a vice-liderança, mas tudo não foi mais do que uma visita efémera, com retorno a meio caminho, ficando-se pela quarta posição da tabela.
Os parisienses subiram ao ponto mais alto da classificação, com dois pontos de vantagem sobre a equipa de Julien Bardy, e bem podem lamentar a sua fraca prestação no quesito pontos de bónus, que não lhes permite ficar com uma vantagem mais confortável - a equipa das camisolas rosadas de design sempre original é, das cinco primeiras a que menos pontos extra apresenta.

O Toulouse que ocupava o quarto lugar perdeu com o Perpignan por 20-16, e valeu-lhe o bónus defensivo para que apenas descesse um lugar na tabela classificativa, mantendo as posições relativas para o Montpellier e o Toulon, que ocupam os lugares imediatamente acima.
Para o Perpignan a vitória valeu a subida de um posto na classificação, ocupando agora o oitavo posto, com os mesmos 20 pontos do castres, que segue na sétima posição.

Cinco ensaios e um ponto de bónus foi a maneira que o Clermont encontrou para dizer aos seus adeptos que o que aconteceu em Montpellier na semana passada não passou de um acidente.
A vitória frente ao Bordeaux por 40-11 não só firmou e reencontro com a trilha dos bons resultados, como teve como principal efeito, e tirando claro proveito da desgraça da concorrência arrasada por derrotas mais ou menos inesperadas, subiu ao segundo lugar com menos dois pontos do Stade Français, e um de vantagem sobre o Toulon, seu adversário do próximo fim de semana.
Morgan Parra esteve rápido na movimentação da bola, e essa sua actividade esteve na base do resultado, apesar do médio amarelo não ter tido oportunidade de marcar, já que Brock James regressou de lesão com o pé afinado, e à sua conta registou todos os 15 pontos que não foram obtidos pela marcação de ensaios.
Julien Bardy regressou ao XV inicial e esteve em campo toda a partida, numa equipa que fez oito mudanças depois do desastre da semana passada.

O campeão Castres conseguiu uma tímida vitória sobre o Racing Metro por 19-15, mas foi o suficiente para subir um lugar na tabela, e mesmo na sétima posição, estar agora apenas a quatro pontos do segundo classificado, enquanto Grenoble e Brive empataram a 12 pontos.
Thomas Laranjeira jogou de início, mas foi substituído ao intervalo, quando a sua equipa, o Brive, perdia por 12-6.

No País Basco foi dia de confronto entre vizinhos e o Biarritz não conseguiu, mais uma vez, nem a vitória, nem sequer o bónus defensivo, ao perder por 27-19 com o Bayonne e enterrando-se ainda mais na tabela, agora com menos nove pontos que o seu adversário do fim de semana e do Bayonne, as outras equipas bascas da prova, de onde parece que sairá, pelo menos, um dos principais candidatos à despromoção.
No meio da crise, o Biarritz teve ainda que contar com a expulsão do segunda linha Pelu ian Taele logo aos nove minutos de jogo, e a lesão por uma placagem de dureza exagerada sobre o seu médio de formação Luix Roussarie, que poderia ter sido castigada de forma mais rigorosa, reestabelecendo o equilíbrio numérico na partida.
Mas não foi o que aconteceu, e começam já a circular os habituais rumores de complot para empurrar o BO para a ProD2...

Fique com as tabelas:



PROD2
Menos mau o fim de semana dos portugueses, sendo que apenas José Lima não conheceu a vitória, já que o seu Narbonne foi destroçado pelo Agen, por 51-6.
Lima jogou de início mas foi substituído aos 51 minutos.

Samuel Marques esteve em grande destaque ao marcar os 21 pontos do Albi frente ao Colomiers (21-19), na sua primeira vitória da época.
Recorde-se que no Colomiers joga Aurelien Beco, o excelente 3ª linha português, mas que ainda não se estreou esta época.

Fábio da Silva também está de parabéns, com a vitória do Bourgoin sobre o Tarbes por 22-9, e a equipa mantém-se num confortável sexto lugar na classificação.
Christian Spachuk, que também faz parte do plantel do Bourgoin, ainda não teve oportunidade de mostrar o que vale na presente época.

Finalmente Francisco Fernandes, que apenas jogou 41 minutos, viu o seu Béziers derrotar o líder Lyon, por 12-9, num resultado que não era esperado de modo nenhum.
Esta foi a primeira derrota do Lyon, que foi alcançado na liderança que tem agora de partilhar com o Agen, e apenas com um ponto de vantagem sobre o La Rochelle, que segue na terceira posição.

Fique com as tabelas:



Quadros: www.lnr.fr
Fotos: www.rugbyrama.fr


1 comentário:

Manuel Cabral disse...

MENAGEM RECEBIDA ATRAVÉS DO "DE LISBONNE À PARIS"
mensagem para o sr manuel cabral
é muito complicado deixar um comentario no seu blog por causa da justificaçao! eu nao consigo ler as letras! veja se pode modificar? senao para sua informaçao: o aurelien beco jà foi alinhado esta epoca é ele o capitao do colommiers! o lima saiu lesionado ; o chico fernandes tambem saiu lesionado e o spachuk està quase recuperado da sua lesao!
abraço
m.lopes