15 de setembro de 2013

CHUVA EM ALTA NÃO ARREFECE OS ÂNIMOS EM INGLATERRA

* Ricardo Mouro
Chegou ao fim mais um fim-de-semana cheio de rugby, nesta ocasião para homens de barba rija com cabeças a ferver e muitos cartões, e registou também o regresso do Championship com a sua primeira jornada.

Jacques Le Roux marcou mais um ensaio pelo Coventry, mas já lá vamos.


Sexta-Feira o embate entre dois grandes, os Saints viajaram até ao Stoop em Twickenham para se debaterem com a intempérie e os Harlequins de Londres.
Azarados os londrinos não conseguiram converter em pontos a indisciplina dos santos, Evans teve uma noite esquecível ao acertar apenas duas de seis penalidades e Botica quando o rendeu também não acertou nada.
George North já fez estragos e mostrou-se escorregadio para os defesas dos Quins e após uma correria viria a surgir o ensaio de Wilson.
Paul Doran-Jones dos Quins esteve em dificuldades contra a sua antiga equipa e a defrontar Corbisiero e concedeu várias penalidades.
Ainda nessa noite os falcões mostraram as suas garras e escaparam às mandíbulas dos tubarões.
Sale e Newcastle também tiveram que contrariar as condições atmosféricas com os da casa a começarem melhor, o capitão Braid mostrou o caminho com um ensaio.
No entanto o poder do bloco avançado de Newcastle serviu de plataforma atacante (com destaque para Franck Montanella) e cinco penalidades conquistadas foram suficientes para bater o Sale, que havia surpreendido contra o Gloucester, num jogo recente, final 15-14.

No Sábado em Exeter os Chiefs receberam os Wasps e contaram com um inspirado Tom James, o galês marcou dois ensaios que lançaram a sua equipa para uma vitória suada.
Os de Londres nunca deram o jogo por perdido mesmo quando Scaysbrook adicionou o terceiro ensaio.
Ainda sem Varndell, Wade e o flanker Johnson validaram dois ensaios em menos de 10 minutos que Goode transformou em 14 pontos para garantirem, pelo menos, um bónus defensivo. Final 30-26.

No Sixways o Worcester continua sem vencer, na recepção ao London Irish com um endiabrado Marlan Yarde que ensaiou por duas vezes num jogo disputado até às últimas, Ignacio Mieres (13 pontos) foi o motor do Worcester mas uma penalidade de Humphreys a 4 minutos de fim deu a vitória ao Irish, final 18-20.


O dia terminaria com o Bath a mostrar as suas credenciais ao bater com categoria os campeões Leicester Tigers.



O talentoso abertura Ford que aos 19 anos trocou a equipa campeã pelo Bath realizou um jogaço de outro mundo para bater a sua antiga equipa.
Os Tigers, com Sebastian De Chaves a titular mas que perderam o fulcral Croft
para o resto da época (lesão nos ligamentos do joelho) e ainda sem o par de médios Flood e Youngs viram-se numa desvantagem de 21-3 ao intervalo, após dois ensaios de Joseph e Banahan e dois amarelos da primeira linha: Mulipola e Tom Youngs.
Os tigres foram para as cabines lamber as feridas depois de atingidos onde mais lhes dói, na formação ordenada.
A revolta de uma equipa campeã não se fez esperar: três ensaios ensaios de Mafi, Slater e Goneva com David Melé a converter apenas um o que se provaria fatal quando Ford meteu mais duas bombocas aos postes, final 27-20.
Sebastian de Chaves nasceu em Joanesburgo na África do Sul onde representou os Sub-20 no Mundial de 2010, no entanto filho de pai português e mãe inglesa pode ainda representar também estes dois países por não estar preso à selecção Springbok - os Sub-20 sul-africanos apenas são "the next representative team" depois de Junho de 2012.

A jornada terminou com o esperado Saracens - Gloucester.
Como amante de rugby custou-me ver quando, com pouco mais de um minuto de jogo o pilar cherry white Nick Wood pisou o ombro e a cabeça de Jacques Burger num ruck, vermelho directo que comprometeu as aspirações da sua equipa e um provável bom espectáculo de rugby entre duas excelentes equipas.
Valeu pelo espectáculo visual que a consequente molhada proporcionou.
Os Saracens levaram algum tempo a aproveitar a vantagem numérica, Borthwick foi senhor do alinhamento e o pack descobriu que através de mauls dinâmicos entravam dentro de território adversário facilmente.
Teimoso Freddie Burns não descolava o Gloucester do marcador nem quando Tomkins ensaiou, Farrel falhou dois pontapés e ao intervalo os visitantes sorriam com 10-12.
A segunda parte foi completamente o oposto e foi desoladora a forma como os Saracens lentamente destruíram o Gloucester.
Strettle foi o primeiro a ensaiar, seguido de Brits a concluir um maul.
O inevitável Billy Vunipola saiu de uma formação a cinco metros onde encontrou uma corajosa mas ineficaz tentativa de placagem de Simpson-Daniel, e na bola de jogo o excelente Strettle voltou a ensaiar numa bola que perseguiu e acreditou para desespero de Sharples que ia no seu encalço.
34 pontos contra 0 na segunda parte não fazem jus à vontade e coragem de jogadores como Burns, Kvesic, Twelvetrees e Cook, final 44-12.

Os Saracens são a única equipa a fazer os pleno em duas jornadas e com 10 pontos não saem do topo da tabela.
Northampton e Bath são as outras duas equipas invictas com nove e oito pontos respectivamente.
Do lado oposto Wasps, Worcester e Gloucester ainda não venceram.

Veja a tabela classificativa e o quadro de resultados:



Championship
O segundo escalão do rugby inglês conheceu a sua jornada inaugural este fim de semana com encontros bastante interessantes.

O Rotherham de Mike Dias, que não participou neste encontro, começou a época com uma demonstração de força contra o Moseley de onde levaram ponto de bónus ofensivo.
O resultado foi um empolgante 24-42 com destaque para o centro argentino do Rotherham Juan Pablo Socino que castigou o Moseley com a sua bota e apontou 22 pontos.

O despromovido London Welsh recebeu e bateu uma das melhores equipas da liga os Blues de Bedford.
Um jogo rijinho onde logo aos dois minutos uma troca de galhardetes amarelou dois jogadores, mas ambas as equipas se viram reduzidas a 14 aos 27 minutos após uma larga troca de mimos entre vários jogadores.
O Welsh não se deixou impressionar e dois ensaios na primeira parte e outro na segunda condenaram o Bedford a uma derrota, com um ensaio de consolo ao cair do pano, final 23-14.

Coube ao London Scottish dar as boas vindas ao Ealing vindo da NL1 e nada melhor que chapa 40 e cinco ensaios aos novatos, final 13-44.

Mais a norte o Nottingham recebeu o Leeds, os semi-finalistas do ano passado foram mais eficazes e o Leeds não resistiu à indisciplina e só reagiu com um ensaio convertido no fim do jogo, final 24-16.

No Domingo o Plymouth recebeu os insulares de Jersey num jogo com um resultado final enganador, 41-27.
Até aos 68 minutos as equipas estavam empatadas a 27, indisciplina e o Jersey reduzido a 14 devido a lesão trouxe um final emocionante.
Um ensaio do Plymouth levou o Jersey a carregar nos momentos finais, mas penalizados num alinhamento e na resposta novo ensaio acabou com o jogo, para o 41-27.

A jornada terminou com um dos principais candidatos a visitar os Pirates da Cornualha. Surpresa para derrota do Bristol por 23-21, para além do resultado não conhecemos ainda detalhes do jogo.

Tabela classificativa e resultados:



Coventry RFC - National League 1
O Coventry deu continuidade ao bom início de época e conseguiu nova vitória este Sábado frente ao Cinderford que coloca os azuis e brancos no topo da National League 1.
O poderio da avançada do Coventry controlou as operações mesmo quando se viram reduzidos a 13 jogadores devido a dois amarelos.
Jacques Le Roux, a jogar na posição 8, marcou mais um ensaio numa saída da dominante formação ordenada do Coventry.
Cinco ensaios no total para um resultado de 38-13 e ponto de bónus ofensivo para liderar a tabela da NL1 a par de Doncaster, Loughborough e Fylde todos com 10 pontos, o Coventry tem melhor parcial nos pontos marcados/sofridos com +54.
Outro lobo-qualificável Gere Maree não jogou este encontro.


Quadros: www.bbc.co.uk  -  Fotos: www.espn.co.uk/

3 comentários:

Anónimo disse...

Caro Ricardo Mouro, parabéns pelo excelente reltato e obrigado.
Pena não haver igual por cá... (isto não é uma critica oa site) este fim de semana houve um torneio com os 6 primeiros classificados do ano passado e não se sabe de nada.

Anónimo disse...

Caro anónimo,

Obrigado pela opinião!

De facto quem corre por gosto não cansa, mas é certo que estas coisas dão trabalho. Sou "obrigado" a ver muito jogo e os resumos na TV e a ler sobre as ligas inferiores e a escrever sobre isso. Estando num país em que o rugby é o segundo desporto é fácil acompanhar os resultados/marcadores, etc. e é um prazer partilhar com a comunidade rugbistica.

Abraço e obrigado

Mouro

Anónimo disse...

Obrigado pela excelente informação do râguebi britânico. O 'meu' Bath soma e segue ...