16 de setembro de 2013

CONTINUA A DANÇA DAS COMPETIÇÕES EUROPEIAS

Têm sido bem agitados os últimos dias, com constantes e contraditórios comunicados e comentários feitos por responsáveis quer de clubes, quer das Ligas de Rugby da Inglaterra e da França, por um lado, e da ERC por outro.

O dia de ontem ficou marcado pela intervenção de Damian Hopley, chief executive da Rugby Players Association, que saiu à liça em declarado apoio das Ligas profissionais, e também por declarações de responsáveis de alguns dos mais importantes clubes ingleses.


Damian disse ao The Sunday Telegraph que "sob um ponto de vista do Jogo, trata-se de criar a melhor competição europeia, e isto significa tanto a Heineken como a Amlin Cup
Nós queremos assegurar que os jogadores dos 12 clubes (da Premiership) estão a jogar nas melhores competições, o que não é o caso neste momento".

Bruce Craig, proprietário do Bath, também fez saber que os clubes apoiam a posição dos representantes da Premiership, quando comentou que "os clubes ingleses e franceses tomaram a iniciativa para salvar o rugby europeu, ao proporem novas competições abertas a todos os actuais participantes.
Estas propostas são justas e e meritocráticas, e certamente são de interesse público".

Enquanto isso, o presidente do Gloucester, Ryan Walkinshaw, descartou a possibilidade de quaisquer negociações com a ERC .
"Não há nenhuma chance de isso vir a acontecer", disse ele. "Eles não estão nos escutando".

Curiosamente, a LNF, a Liga francesa, convocou para os próximos dias 24 e 25 de Setembro, "no quadro da sua reflexão sobre os direitos audiovisuais da Top-14 e da ProD2, o conjunto dos difusores de Televisão e protagonistas dos novos medias interessados em expor o seu posicionamento face às duas competições ".

Se nos lembrarmos que a Premiership, a Liga inglesa, assinou recentemente um milionário contrato com a BT no valor de mais de 180 milhões de euros, que inclui todo os jogos das equipas que a constituem, incluindo os jogos das competições europeias, apetece perguntar se esta reunião na LNF, neste momento, terá alguma coisa a ver com um cenário mais abrangente...


Sem comentários: