20 de setembro de 2013

VAI-SE EMBORA O VERÃO, CHEGA A DIVISÃO DE HONRA *

* António Henriques
Finalmente neste derradeiro fim-de-semana de verão é dado o pontapé de saída oficial da época 2013/14, com a realização da 1.ª jornada da Divisão de Honra. 

No arranque de uma época recheada de confrontos internacionais (com a novidade de seis partidas para a Challenge Cup, a maioria das quais a meio da semana) e por isso mesmo muito exigente para os jogadores, para lá do seu caráter decisivo no desenvolvimento, a médio prazo, da modalidade no nosso país – não esqueçamos que estará em causa a presença no Mundial 2015 (e o próximo será só daqui a seis anos, no Japão…) –, o Mão de Mestre abre as hostilidades no gatinhar desta nova época e ganha fôlego para fazer uma curta e despretensiosa antevisão da prova máxima do calendário nacional, abordando as 10 equipas participantes.

Devido à má situação financeira dos clubes (que nem todos abrange…), registam-se poucas novidades nos planteis, com poucos estrangeiros e cada vez mais preenchidos com atletas sub-21, com consequências naturais nas competições deste escalão. 

Também no rugby nacional a ‘lei da mobilidade’ não parece ter muitos adeptos, pelo que transferências entre clubes contam-se quase pelos dedos de uma mão. 

Claro que nas Olaias há uma grande novidade, mas já lá chegaremos…

Espera-se é que, ao contrário da Tapada Cup do passado fim-de-semana – ótima ideia juntar as seis melhores equipas nacionais numa prova de um só dia, com boa organização, mas com bancadas desoladoramente vazias –, os adeptos se lembrem de que o ‘melão’ está de volta e regressem em bom número aos campos. 

DIREITO 
Treinadores: Martim Aguiar e João Fragoso Mendes
Capitão: Vasco Uva
Classificação em 2012/13: Campeão
Previsão MdM: Finalista
Os campeões nacionais mantêm praticamente a equipa ganhadora que lhes proporcionou quatro títulos nas últimas cinco épocas, pois apenas viram partir o promissor José Vareta. A equipa técnica continua a ser liderada por Martim Aguiar que viu o adjunto Eduardo Acosta sair para a selecção nacional, sendo substituído por João Fragoso Mendes. A equipa pode, aqui e ali, ser penalizada pela presença de muitos dos seus elementos nas selecções de XV e sevens, mas quando chegar a hora da verdade, os advogados vão voltar a estar nas partidas decisivas e são de novo fortes candidatos ao título. 

CDUL
Treinadores: Damien Steele e Seti Filo
Capitão: Gonçalo Foro, Pedro Cabral, Miguel Vilaça, Lourenço Machado
Classificação em 2012/13: Vice-campeão
Previsão MdM: Finalista
O mais bem apetrechado plantel nacional perdeu Daniel Faleafa, Tiago Girão (já joga em Espanha, no Cisneros), Afonso Sousa, João Sacadura, Nuno Ferreira, Bernardo Silveira (até fevereiro), Francisco Valério, e apenas foi buscar Filipe Olegário (ao Benfica) e Diogo van den Toorn (ao rival Sporting). Mas os muitos bons valores que ainda por lá se mantêm – e não esquecendo o regresso, após demorada lesão, de Pedro Cabral, a melhor ‘aquisição ‘ universitária para 2013/14 – dão garantias do CDUL continuar a discutir os lugares cimeiros. Aliás, começou logo por conquistar o primeiro torneio da época, a Tapada Cup, batendo Direito na final. Pergunta: Como será a adaptação de Damien Steele, mais habituado a trabalhar com os jovens do Saint Julian’s, às exigências de uma equipa de topo?

AGRONOMIA
Treinadores: Murray Cox e João Oliveira
Capitão: António Duarte
Classificação em 2012/13: Semi-finalista
Previsão MdM: Semi-finalista
A equipa que mais novidades de vulto apresenta, pois recebeu, vindos de Coimbra, Francisco Serra – melhor marcador da anterior DH (238 pontos) – e João Paulo Lopes, ex-capitão dos ‘pretos’, para lá de Diogo Gonçalves (ex-V. Setúbal), já sofreu o primeiro contratempo ao perder, por largos meses, o lesionado Bernardo Campelo – que se junta a uma enfermaria onde ainda recuperam alguns jogadores vindos de operações mais ou menos complicadas. Os muitos e bons jovens que vão surgir continuarão a ser apadrinhados pelo ‘eterno’ Duarte Cardoso Pinto, esta época liberto das funções de pontapeador-mor, com a chegada de Xico Serra que, agora residente na capital, vai querer confirmar os atributos que, para alguns, já o deveriam ter feito chegar à principal selecção nacional.

BLENENSES
Treinador: Francisco Borges e Pedro Murinello
Capitão: Diogo Miranda
Classificação em 2012/13: Semi-finalista
Previsão MdM: Semi-finalista
Os azuis foram a equipa que maior sangria teve no plantel titular com as saídas, de supetão, dos gémeos Mateus, Diogo (um dos três melhores jogadores nacionais do século XXI é agora manager da seleção de sevens) e David (para o Caldas, onde terá a companhia de Frederico Melim) e Pedro Silva (Moita). A muito jovem equipa terá que ‘ganhar barba‘ e ser reconstruída à volta dos experientes Sebastião Cunha, Diogo Miranda, João Mirra e Duarte Moreira. Com essa função chegou ao Restelo Paulo Murinello, que largou o apito farto de subsidiar a federação nas sua deslocações para dirigir jogos. E se há alguém com espírito, atitude e autoridade para transformar gente imberbe e imatura em homens de barba rija, é exactamente o antigo ponta campeão pelo Dramático de Cascais. Vai ser interessante seguir a evolução que se adivinha.

CDUP 
Treinador: Marcelo d’Orey
Capitão: Francisco Otto
Classificação em 2012/13: 5.º lugar e eliminado no play-off do título
Previsão MdM: Play-off do título
A aposta nos escalões mais jovens compensa e deu frutos na equipa portuense, que subiu ao grupo A após uma época muito positiva e que revelou jogadores como Rodrigo Figueiredo (3.º melhor marcador de pontos), Afonso Rodrigues (4.º marcador de ensaios, com 12) ou os estimulantes Pedro Ávila e Nuno Sousa Guedes. Este ano a incógnita será saber de que forma os jogadores liderados por Marcelo d’Orey vão evoluir. As fracas exibições no passado fim-de-semana na Tapada Cup deveram-se a algumas ausências de vulto e que logo destapam a pouca profundidade do plantel. Mas se as coisas se compuserem neste capítulo, haverá de novo que contar com o CDUP.

ACADÉMICA  
Treinador: Carlos Polónio
Capitão: António Salgueiro
Classificação em 2012/13: 6.º lugar e eliminado no play-off do título
Previsão MdM: Fora do play-off
Os homens de Coimbra constituíram talvez a maior desilusão da época passada (que por acaso até acabou bem com a conquista do título nacional de sevens, sem terem qualquer elemento na selecção nacional da variante…), traduzida na descida ao grupo B. Sem estrangeiros, que durante alguns anos constituíram a coluna vertebral do seu quinze, os ‘pretos’ expuseram demasiadas debilidades e pouca alma, apesar de terem liderado as tabelas dos marcadores de pontos (Francisco Serra) e de marcadores de ensaios (Sérgio Franco) do campeonato. Desta feita, sem qualquer entrada e ao verem partir Serra e o capitão João Paulo Lopes (para a Tapada), Gere Maree e ainda João Miguel e João Tavares (Lousã), as coisas parecem muito negras na Lusa Atenas. Será este o incentivo que os jovens estudantes precisam para explodir?

TÉCNICO  
Treinador: Niels Egelmeer e Joshua van Lieshout (também jogadores)
Capitão: Carlos Lopes, António Paramés e Francisco Dias
Classificação em 2012/13: 7.º lugar e vencedor do play-off da descida
Previsão MdM: Play-off do título
O trabalho de reerguer a equipa das Olaias continuou no defeso com os seus responsáveis a puxarem pela cabeça para, com os menores custos possíveis, procurarem reforços no estrangeiro, enquanto os jovens engenheiros vão maturando. O poderoso n.º 8 Taione Vea (10 ensaios em 2012/13) partiu, mas um protocolo estabelecido na Nova Zelândia fez chegar o 3.ª linha Niels Egelmeer e o centro Joshua van Lieshout (ambos com passaporte holandês), que por agora vão assegurando o comando técnico da equipa até ao regresso dos excelentes Scott Huren e Kane Hancy, que disputam presentemente a ITM Cup. Sem o chutador Duarte Marques durante uns meses (o Erasmus levou-o até Singapura onde já joga), a grande novidade da DH é o regresso a Portugal – pelo menos até Janeiro –, segurem-se, de Joe Gardener. Épocas a fio o melhor marcador do campeonato (nas Olaias ou na Tapada), Big Joe andou pelo Japão, França e agora estacionou no futebol americano ao fazer parte de uma bolsa de pontapeadores a que as equipas podem recorrer. Em grande forma na pré-época, o internacional português ainda não falhou qualquer pontapé aos postes nos jogos que efectuou e pode constituir factor decisivo para os engenheiros atingirem, pela primeira vez, a fase de play-offs do título.

CASCAIS 
Treinador: João Bettencourt
Capitão: Francisco Sousa
Classificação em 2012/13: 8.º lugar e vencedor do play-off da descida
Previsão MdM: Fora do play-off
Na temporada passada o Cascais foi a equipa ‘mártir’ da DH, ao sofrer uma anormal vaga de lesionados que prejudicou o seu desempenho. Esta época a maior (única?) intenção da equipa da Linha será, porventura, continuar o crescimento de uma formação que, tal como o equipamento que enverga, se mostrava muito ‘verdinha’ em campo. A chegada do forte pilar Sione Helu (Tonga) e do três-quartos australiano David Burns – que começou por se lesionar com gravidade (já pensaram recorrer a benzeduras?) – pode ajudar, mas ainda não será desta que os seus apaniguados vão ver o pentacampeão nacional entre 1991 e 1996 bater-se, de olhos nos olhos, com as equipas de topo.

CR ARCOS DE VALDEVEZ  
Treinador: David Pereira
Capitão: Afonso Vareta
Classificação em 2012/13: 9.º lugar
Previsão MdM: Em risco de despromoção
Mesmo sem o influente 3.ª linha espanhol Jorge Molina – melhor marcador de ensaios da época passada (16, ex-aquo com Sérgio Franco) – já não constitui novidade para ninguém que passar em Arcos de Valdevez não será pera doce. E mesmo como visitantes os minhotos podem causar, aqui e ali, alguma surpresa fruto do bom trabalho desenvolvido nos últimos anos pelo técnico Nuno Vaz, e que vai ser agora continuado por David Pereira, que sobe dos sub-18. O jovem internacional de sevens José Vareta e o seu primo Jorge (saiu do Restelo) vão certamente dar maior dimensão à equipa que continuará a ser a que mais gasóleo vai gastar em deslocações. E como isso desgasta…

RC MONTEMOR 
Treinador: João Baptista Malta
Capitão: Gonçalo Ramos
Classificação em 2012/13: Campeão da I Divisão
Previsão MdM: Em risco de despromoção
A estreante formação alentejana vai sentir grandes dificuldades para ultrapassar o fosso existente entre a DH e a I Divisão que tão brilhantemente conquistou na época passada. Um outro ritmo e uma muito superior intensidade no combate físico vão testar a massa de que são feitos os atletas de um plantel praticamente idêntico ao do vitorioso 2012/13, reforçado pelo regresso do asa Frederick Eistrup, que alinhou no Aix-en-Provence. O Benfica, equipa que o RC Montemor substitui este ano, na época passada averbou 18 derrotas nos 18 jogos e somou… zero pontos. Eis a fasquia que os alentejanos vão ter que ultrapassar nesta sua estreia entre os grandes.

O programa da jornada inaugural, onde se verifica o primeiro medir de forças entre equipas dos grupos A e B, engloba, amanhã, os jogos Direito-Cascais (Monsanto, 13.00), CDUL-Académica (EUL, 14.00), Agronomia-CRAV (Tapada, 15.30), Técnico-CDUP (Olaias, 16.00); e encerra domingo com o Belenenses-RC Montemor (Restelo, 15.00).

9 comentários:

Anónimo disse...

Excelente abertura de "época" de Divisão de Honra nos brinca o Mão de Mestre. Muitos Parabéns pela constante actualização e acima de tudo pelo acompanhamento correcto e baseado em informação concreta.

Acho que este ano o fosso entre as principais equipes e as restantes vai ser um pouco mais reduzido por força das circunstancias que os jogadores internacionais vão ter, isto é; maior desgaste e ausência dos seus clubes.

Bons jogos e viva ao rugby

Anónimo disse...

Excelente post. Contudo permita-me acrescentar umas alterações.
1-O CDUL contratou um jogador para a 2/3 Linha.
2- Além do David e do Melim, o Caldas também contratou o jogador Luís Silva, pilar esquerdo do Belenenses.
3- O nome do jogador da Academica que foi para a lousâ é José Miguel e não João Miguel.

Abraço

Anónimo disse...

As informações estão correctas, diria tb que no Direito (até ver) parece que o ano passado foi mesmo a última epoca do Miguel Portela.

e ouvi dizer que um jogador de outra equipe também está no direito.

saiu tb aquele formaçao luso-sul africano não foi?

Anónimo disse...

Folgo em saber que para o Mão de Mestre a equipa da Académica é, mais uma vez, uma carta fora do baralho...

Cá estaremos no final para avalizar dessa previsão...

JBR

Anónimo disse...

o tÉCNICO TENTA COM POUCO FAZER MUITO???? sÓ O jO VAI GANHAR ATÉ DEZEMBRO 2500 € POR MÊS , MAIS CARRO E HOTEL, SE ISTO É GASTAR POUCO devo estar completamente desactualizado.
Este ano as equipas mais fortes são CDUL e Agronomia, com os trÊs reforços vão ser muito mais fortes que a época passada e o Técnico seguramente irá às meias finais

Anónimo disse...

Tomás Moreira e Rogério proença abandonam o campeonato português rumo a Inglaterra. Lourenço thomaz regressa aos relvados do Direito e Francisco Domingues fora uma das grandes perdas da Agronomia...

Anónimo disse...

O carro do Joe é da Marca Siemens, é eletrico e tem um motorista...Acho que se chama...METRO...

Please, get a life...

Façam é votos que tenhamos muitos e bons jogos na Divisão de Honra, com fairplay no campo, na bancada e...na blogosfera! Aplaudam as vitórias, sejam do V. clube, sejam dos clubes adversários...

Normalmente no Rugby, ganha quem merece...e quem ganha deve ser valorizado e quem perde não deve ser ridicularizado pois com certeza deu o melhor de si...

Rogerio Correia disse...

Xiiiiiiiiiiiiiii tantos invejosos por aqui, e anónimos. Deixam o técnico sossegado e preocupem-se com os vossos.

Anónimo disse...

Força GDD ! E desejos de um bom campeonato e poucas lesões para todas as equipas !