21 de setembro de 2013

VELHO CAMPEÃO BUSCA REGRESSO SUSTENTADO AO TOPO

Desde os gloriosos tempos do campo pelado Guilherme Salgado que o Cascais Rugby se tem afirmado como um clube de excepcional qualidade, que se consubstanciou na conquista de seis títulos nacionais e o domínio nacional na década de 90.

Hoje, com outros compromissos sociais, de que se destaca o Projecto Oh Gui, o Cascais conta com mais de 300 atletas inscritos na FPR, e procura alargar as suas instalações desportivas, quem sabe mesmo um relvado natural.

Carlos Reis que foi um dos mais respeitados internacionais portugueses de todos os tempos - e curiosamente defrontou a Inglaterra em Twickenham em juvenis, juntamente com Luis Filipe Morais, hoje também presidente de outro grande clube de rugby, o Direito - é o actual presidente do Cascais Rugby, e dá todo o destaque ao papel social do clube.


Iniciado no rugby pela mão de António Franco Leal, Carlos Reis salienta o papel determinante que o seu patrono teve na criação do Cascais Rugby, e nós aproveitamos para referir que se realiza hoje mesmo mais uma edição do Torneio António Franco Leal, para o escalão sub-18, no Campo da Guia a partir das 12 horas.

Mão de Mestre: Quem é o Carlos Reis, no rugby e fora dele?
Carlos Reis: Sou um ex-atleta que me identifico e revejo nos princípios e
valores que o rugby nos transmite. 
Iniciei a prática em 1974 e terminei oficialmente em 1992, sendo que, quando posso, ainda faço uma “perninha” nos veteranos.
Comecei no Belenenses no escalão de juvenis, embora tivesse idade de iniciado. Nessa altura quem tivesse mais de 80 Kg tinha de jogar no escalão acima.
Na época seguinte, a desafio do Sr. António Franco Leal, viemos para Cascais ajudar a fundar a modalidade Rugby no Grupo Dramático e Sportivo de Cascais (GDSC).
Durante muitos anos fui jogador, treinador, dirigente, o que fosse necessário, para que o projecto Rugby em Cascais conseguisse vingar …. e vingou.
Na qualidade de atleta de rugby do GDSC, fruto do excelente trabalho de equipa, amizade, humildade e outros valores que o rugby nos ensina, conseguimos ganhar vários títulos.
Fui internacional em todos os escalões e, nos juvenis, tive o prazer e a honra de participar e capitanear no 1º jogo Inglaterra–Portugal na grande

catedral do rugby que é Twickenham. 
Como júnior participei em dois torneios FIRA e como sénior tive a honra de estar inserido num fantástico grupo de jogadores que nos campeonatos europeus FIRA conseguiram levar o rugby português do Grupo C ao Grupo A. 
A nível de clube fiz parte das várias equipas que se sagraram Campeãs Nacionais no final dos anos 80 e início de 90.
Actualmente, exerço o cargo de Presidente da Direcção da Secção de Rugby do GDSC, numa Direcção composta por ex-jogadores do clube e que se dedicam de corpo e alma à causa Cascais Rugby, bem como os cerca de 50 amigos que nos ajudam diariamente em todas as áreas, para que o rugby em Cascais seja uma realidade com sucesso.
Fora do campo, sou um homem casado, pai de 2 filhos, os quais jogam rugby, como não podia deixar de ser.
Profissionalmente, estou há 25 anos ligado à indústria seguradora.


MdM: Onde nasceste e cresceste e como se deu o primeiro contacto com o rugby?
C.R.: Nasci, cresci e ainda resido em Murches, na aldeia dos “gauleses” a cerca de 3 Km de Cascais.
Estudei desde a pré-primária, e durante vários anos, com os filhos do Sr. Franco Leal e numa das festas de aniversário de um dos filhos, entre vários amigos presentes, o Sr. Franco Leal desafiou alguns de nós a irem jogar rugby e assim aconteceu. 
Em Setembro de 1974 lá estávamos em Belém para iniciar a nossa vida rugbística.

MdM: O que fizeste no rugby na época que terminou, e o que vais fazer na próxima?
C.R.: Na época passada fui um dos Vice Presidentes do G.D.S. Cascais, Presidente da Direcção da Secção de Rugby e ajudava no treino do escalão sub-16, situação que vou manter nesta época que estamos a iniciar.

MdM: Como surge o rugby em Cascais e quando? Quando surge o rugby no GDSC?
C.R.: O rugby em Cascais surge na época desportiva 1975/76. 
O primeiro treino foi no dia 03 de Setembro de 1975. 
Como já disse surgiu por iniciativa do Sr. António Franco Leal, que conseguiu convencer o, na altura, Presidente do G.D.S.C. Sr. António Andrade a deixá-lo utilizar o antigo campo pelado Guilherme Salgado às 4ª e 6ªs feiras. 
A primeira equipa foi constituída no escalão de Juvenis por jogadores oriundos do CF Belenenses, por jogadores vindos de uma equipa que tinha existido nos Salesianos do Estoril, que se chamava Núcleo de Rugby do Estoril e por um grande grupo de amigos de Cascais que jogavam futebol juntos, que nunca tinham jogado rugby e que decidiram vir experimentar e que, felizmente, por cá ficaram até aos nossos dias.

MdM: Qual foi a atividade que o clube teve nos escalões de formação (até aos sub-14) e de pré-competição (sub-16 e sub-18) na época 2012-13?
C.R.: O rugby no Cascais tem vindo a crescer muito, por diversas razões, sendo que na época de 2012-2013, continuámos a verificar esse crescimento a nível dos escalões de formação e desenvolvimento, sendo que fomos o Clube que cresceu mais na época passada, nestes escalões.
Nos escalões da formação, participamos em todos os Convívios organizados pela ARS e a FPR, assim como em todos os Convívios organizados pelos diversos clubes e em que fomos convidados para participar, mesmo que seja a nível internacional e desde que tenhamos disponibilidade.
Refira-se que na maioria destes convívios, participamos com duas ou mais equipas por escalão, o que acaba por envolver uma grande logística, de meios humanos, de transportes, entre outros, sendo que aqui, gostaria de realçar e agradecer a participação dos Pais, não só como grandes apoiantes da modalidade, mas como Directores de Equipa, pois alguns são

“recrutados” para estas funções.
A nível da organização de convívios para os escalões de formação (Sub-08 / 12), organizámos três convívios, e em que contámos em cada um deles, com a participação de mais de 600 jogadores dos diversos clubes. 
Gostaria de destacar, que no Convívio comemorativo do Aniversário do GDSC, efectuou-se o primeiro jogo do Projecto Oh Gui (Projecto que conta com a participação de jogadores com deficiência).
Na pré-competição, graças à disponibilidade e dedicação de todos os técnicos e Directores de Equipa e restante staff, tanto os sub-16 como os sub-18 obtiveram resultados com considerável sucesso, o qual nos permite visualizar o futuro com grande optimismo.
Gostaria ainda de realçar um projecto social do qual nos orgulhamos muito, o OH GUI. 
Este projecto, destinado a pessoas portadoras de deficiência, nasceu há cerca de três a quatro anos a partir das Jornadas do Voluntariado Jovem anualmente organizadas pela Junta de Freguesia de Cascais e que visam a promoção da integração plena de pessoas portadoras de deficiência através do rugby.
Tendo em conta o sucesso obtido nessas Jornadas, foi construído pelas Instituições CERDICA e CRID, em estreita colaboração com o Cascais Rugby, este projecto pioneiro, que conta ainda com o apoio da Junta de Freguesia de Cascais e cujo objectivo será aumentar a qualidade de vida, desenvolvimento, integração e combate ao sedentarismo desta população através do rugby adaptado.
Estando no seu 2º ano de actividade plena, são já visíveis os excelentes resultados obtidos a todos os níveis, sendo naturalmente um projecto em que o Cascais Rugby continua empenhado em colaborar.
Foi para nós marcante assistir ao primeiro jogo competitivo realizado

entre a CERCICA e o CRID no passado mês de Maio, aquando da realização do Convívio de aniversário do G.D.S.C.
É igualmente marcante e cativante constatar a felicidade e o entusiasmo sempre presentes nestes novos rugbístas.


MdM: Quem foram os treinadores destes escalões?
C.R.: Nos escalões da formação, tivemos os seguintes treinadores e Directores de equipa (DE):
Sub-14: Luis Supico, José Pedro Paixão e o Mariano Farias.
DE: António Mota e o José Manuel Conde.
Sub-12: Pedro Azevedo e o Sebastião Petronilho.
Sub-10: Diogo Ennes, Rui Cardoso e o Luis Madeira.
Sub-8: Diogo Calça e Pina e a Ana Cornélio.
Sub-6: Mariana Guimarães e o Leonardo Valença.
DE destes escalões: Jorge Paixão, João Carmona e Costa, Paulo Ferreira, Rui Consciência e o Manuel Oliveira.
Nos escalões da pré-competição, tivemos os seguintes treinadores e Directores de equipa (DE):
Sub-16: João Consciência, Nuno Meira, André Consciência e Cajó
DE: Francisco Corte-Real
Sub-18: Zé Lacerda e Melo, Artur Freitas, João Pedro Guimarães e o João Tiago Matos Correia.
DE: Nuno Zanatti
Apesar de não me ser colocada a questão, gostaria de referir que no

escalão Feminino, tivemos como Treinador o Luis Supico e o Miguel Sande Freire como DE. 
Este é um escalão em que temos feito uma grande aposta e no qual gostaríamos de ver a nossa equipa a lutar pelos cimeiros das competições em que participam.
Por fim e ligados a todos estes escalões, gostaria ainda de realçar todo o apoio que foi dado aos escalões de formação e Feminino, através do preparador físico de todos os escalões, o Bernardo Rebelo, bem como em termos de fisioterapeutas, com o Renato Silva e a Madalena Catalão.


MdM: Que acções estão previstas para alargar o recrutamento nas camadas jovens?
C.R.: Continuaremos a pôr em prática, uma estratégia de crescimento que tem vindo a ser implementada desde há uns anos para cá. 
Assim e de uma forma muito resumida, continuaremos a desenvolver o Projecto das actividades de rugby nos Parques, (Parque Marechal Carmona – Cascais e o Parque Outeiro de Polima - São Domingos de Rana), que são actividades mensais, e em que o principal objectivo é dar a conhecer o rugby, às Pessoas que se encontram a passear nestes parques. 
Muitos miúdos são “recrutados” junto dos parques Infantis destes Parques, para virem experimentar o rugby. 
Os que gostarem, são convidados a vir experimentar a modalidade ao Cascais.
Continuaremos a desenvolver as Projeto de Rugby nas escolas do Concelho, sendo que na época passada e nas diversas visitas semanais que efectuámos, conseguimos dar a conhecer a modalidade a mais de 3000 alunos. 
Este ano, temos como objectivo, levar o rugby às escolas a mais de 6000 alunos. Neste momento, já estão marcados no calendário escolar, das escolas do Concelho de Cascais, três torneios Inter-Escolas do Concelho.
Como grande novidade e por forma a pudermos continuar a crescer como Clube, mas principalmente como modalidade, estamos a apoiar todo o

desenvolvimento do Projecto Rugby em Tires. 
Através de um protocolo de colaboração, o URD Tires será um clube satélite do GDS Cascais.

MdM: Existe alguma parceria com escolas/estabelecimentos de ensino da região?
C.R.: Neste momento, possuímos diversas parcerias com escolas, colégios e outras instituições do Concelho. 
Pretendemos continuar a crescer, de uma forma sustentada, mas para tal, teremos que estar muito “sintonizados” com todos os nossos parceiros, com as escolas e colégios, com o município, com os clubes, entre outras entidades. 
Fica aqui o convite a todas estas instituições, que caso queiram o rugby convosco, basta contactar-nos.

MdM: Para a época 2013-14 quais os principais objectivos desportivos nos escalões de formação?
C.R.: A nível dos escalões de formação, pretendemos que todos os jogadores possam desfrutar desta modalidade de excelência, que é o rugby, que sejam transmitidos todos os valores e princípios do Rugby do Cascais. 
Temos como Missão, 
1 - apostar na formação como veiculo de desenvolvimento e transmissão de valores, promovendo o desenvolvimento técnico individual e colectivo de todos os participantes;
2 - Integração dos valores do desportivismo em geral e do Rugby em particular, no comportamento social e cívico dos jogadores; 
3 - Fornecer o maior número possível de jogadores às várias Selecções Nacionais.
No fundo e em traços muito gerais, serão estes os grandes objectivos que pretendemos para os escalões de formação.


MdM: No escalão sénior, o clube disputou a Divisão de Honra, conseguindo assegurar a manutenção na categoria.
C.R.: Quem foram os responsáveis técnicos da equipa?
A equipa técnica da época passada era composta pelo João Bettencourt, técnico principal e Director Técnico, e pelo José Maria Correa de Sampaio.


MdM: Que lições têm sido tiradas da actividade sénior e como vai ser o futuro na Divisão de Honra?
C.R.: Temos uma equipa muito jovem composta por bastantes jogadores ainda com idade sub-21 e alguns mais experientes mas também muito
novos, na sua grande maioria, para não dizer todos, provenientes da formação do clube.
A época passada foi difícil, dada a indisponibilidade de alguns jogadores, pois tínhamos nove jogadores envolvidos nas selecções, o que desde logo fez que o sorteio condicionado não funcionasse para nós. 
Mesmo assim, acho que já fomos mais competitivos, ganhamos jogos a equipas supostamente superiores, e foi uma importante experiência para esta equipa jovem.

MdM: Como é financiada a actividade desportiva do clube? Qual o papel da autarquia neste aspecto?
C.R.: O clube é amador e apenas com uma gestão muito rigorosa dos recursos disponíveis permite não termos actualmente quaisquer dívidas para com terceiros e sermos capazes de fazer face a todas as nossas obrigações; foi um processo difícil mas o caminho foi percorrido com muitos bons resultados. 
O orçamento do rugby é composto essencialmente pela cotização dos próprios atletas e pelo apoio dos nossos parceiros, como é o caso da Izibuild, da ES Saúde, do Diário Económico e da A Campião, para referir apenas os actuais principais parceiros, que prestam um contributo essencial para o nosso projecto, que para além da promoção do rugby e do desporto na região, abrange alguns projectos sociais em que estamos envolvidos, como seja o caso do projecto com a CERCICA, CRID e com o CADIM. 
Por seu lado a Autarquia tem dado uma preciosíssima ajuda ao nível dos equipamentos, consubstanciado na substituição do campo sintético este ano, e estamos a estudar formas de termos mais espaço para os nossos cerca de 400 atletas, e, quem sabe, um campo relvado de rugby no Concelho.

MdM: Qual o papel das empresas da região no financiamento da actividade do clube?
C.R.: Tem sido uma ajuda preciosa, como é o caso da Fonte Viva que nos acompanha desde há muito tempo, mas, sinceramente, gostaríamos que o envolvimento fosse ainda maior e não estamos a pensar unicamente em apoios financeiros, pois há muitas outras formas de ajudar. 
É essa relação com empresas da região que buscamos cada vez mais, ou seja, que todos possam contribuir à sua medida, e pensamos que estamos no bom caminho.

MdM: Ainda quanto aos seniores, quais são os objectivos da equipa para 2013-14, e que medidas foram tomadas para o conseguir?
C.R.: O objectivo é continuarmos a trilhar o caminho de afirmação da equipa na Divisão de Honra, de modo sólido e seguro, sem pressas. 
A medida mais significativa foi reforçar a equipa técnica liderada pelo João Bettencourt, com o Francisco Tavares que é o responsável pelo físico dos jogadores, e pelo Alfredo Mendes de Almeida como treinador de avançados. 
Ambos estão a fazer um grande trabalho. 
A aposta é dar as melhores condições de trabalho possíveis de forma a que possamos crescer sustentadamente e assim chegarmos ao topo da competição nacional.

MdM: Quem vão ser os treinadores do clube para a próxima época, nos diversos escalões?
C.R.: - Sub-6 e Sub-08: Ana Cornélio e o Domingos Albuquerque;
- Sub-10: Luis Madeira e a Mariana Guimarães;
- Sub-12: Pedro Azevedo, José Pedro Paixão e o Vasco Sequeira;
- Sub-14: Diogo Calça e Pina e o Sebastião Petronilho.
O professor Alexandre Lima, será o Coordenador dos treinadores dos escalões de formação.
- Sub-16: João Consciência, Nuno Meira, André Consciência, Luis Supico, Luis Silva, José Conde e Cajó
- Sub-18: Zé Lacerda e Melo, Artur Freitas, João Pedro Guimarães e o João Tiago Matos Correia.

- Feminino: Luis Supico e o Miguel Sande Freire como DE
- Seniores: João Bettencourt, José Maria Correa de Sampaio, Alfredo Mendes de Almeida e Francisco Tavares (Preparador Físico).


MdM: Quem quiser jogar no Cascais o que deve fazer?
C.R.: Poderão entrar em contacto connosco, através de uma das seguintes formas:
Telemóvel: +351 915770125;
Email: geral@cascaisrugby.com
Facebook: https://www.facebook.com/Cascais.Rugby?ref=hl
Site: http://www.cascaisrugbygeral.blogspot.pt/

Sem comentários: