16 de setembro de 2013

NA TOP14 CLERMONT NO TOPO, BIARRITZ NO FUNDO

A vitória do Clermont frente ao Grenoble, associada à derrota do Toulon frente ao Grenoble, leva os amarelos à liderança, enquanto o Biarritz continua a sua senda de derrotas e se afunda na classificação onde continua a ocupar a última posição.


Um Clermont sem Bardy, mas com Parra de regresso, impôs-se sem dificuldade aos recém promovidos de Grenoble, vencendo por 27-13, mas a concessão de um ensaio já no final da partida (aos 80 minutos!) retirou aos novos comandantes um precioso ponto de bónus.
Do lado do Grenoble, já se esperava que sentisse dificuldades na viagem ao Estádio Marcel Michelin, mas vai ter que tomar muito cuidado com a disciplina dos seus jogadores, que neste encontro viram três amarelos e um vermelho (por acumulação de dois dos amarelos) e a equipa jogou nada menos que 35 minutos com 14 jogadores...
Quanto ao Clermont apenas se pode dizer que os pontos de bónus são cada vez mais importantes nas contas finais, e deitá-los fora pode ter consequências nefastas no futuro.

Três meses depois de jogarem a final da Top-14, Castres e Toulon voltaram a encontrar-se e, como então, os castristas foram mais fortes e venceram também esta partida, agora por 22-15.
A grande figura do encontro foi o médio de formação do Castres, Rory Kockott, que à sua conta garantiu 17 pontos para os campeões, incluindo um estupendo drop de 50 metros, à passagem da meia hora da primeira parte.
Quanto ao Toulon, mais uma vez foi Wilkinson a conseguir todos os pontos da equipa, através de quatro penalidade e um drop, que hoje acabaram por não ser suficientes, e com esta segunda derrota na prova, desceu ao segundo posto da tabela.

O Stade Français, adversário do Lusitanos XV em Outubro, recebeu e venceu o Brive por 25-18, impedindo que os recém promovidos aproveitassem as derrotas dos seus três antecessores na tabela classificativa, para fugir da zona de rebaixamento, mas tendo conseguido o bónus defensivo afastaram-se um pouco mais do lanterna vermelha.
Com esta vitória a equipa de Paris subiu ao terceiro lugar da tabela, logo atrás de Clermont, mas com os mesmos 18 pontos do segundo classificado, o Toulon.

O Bordeaux derrotou a outra equipa recém promovida, o Oyonnax, por 35-10, e subiu um degrau na classificação, enquanto que os derrotados caíram da sexta para a 10ª posição, enquanto o Perpignan, com a vitória por 28-16 sobre o Montpellier, alcançaram o seu adversário do fim de semana na tabela de classificação, ajudando a formar um pelotão de cinco equipas com 16 pontos, que ocupam a quarta posição naquela tabela.

O Racing Metro viajou até Bayonne para conseguir uma vitória por 19-16, e com
ela juntou-se também ao já referido grupo com 16 pontos, aliás como o Toulouse que recebeu e bateu o Biarritz por 31-7.
A outra equipa com o mesmo número de pontos é o Castres.
Quanto aos bascos do Biarritz, a situação torna-se cada fim de semana mais incómoda, e continuam enterrados no fundo da tabela, com cinco derrotas em seis jogos.

Fiquem com a classificação, os resultados do fim de semana e os jogos da próxima jornada.




PROD2
Na segunda competição do rugby francês, Lyon e Pau seguem na frente, e são as duas únicas equipas com vitórias registadas nas três jornadas já decorridas.

Para nós portugueses o maior interesse da competição fica a dever-se à participação de uma série de internacionais  e potenciais internacionais nossos compatriotas.

Este final de semana estiveram em campo quatro desses nossos compatriotas, e o que esteve em maior destaque foi Fábio da Silva Lopes, médio de formação do Bourgoin, que jogou os 80 minutos e marcou um ensaio na vitória da sua equipa sobre o Aurillac por 38-17.
O Bourgoin faz parte de um grupo de quatro equipas que, com nove pontos, seguem na quarta posição classificativa.

Fazendo parte também deste conjunto com nove pontos, está o Béziers do pilar Francisco Fernandes, que jogou 61 minutos na vitória sobre o Agen por 30-24.

José Lima marcou também um ensaio e jogou os 80 minutos com a camisa 12, mas infelizmente a sua equipa, o Narbonne, não conseguiu evitar a derrota frente ao Pau por 25-15, e está na 14ª posição, com o mesmo número de pontos do 15º classificado.

Finalmente o médio de formação Samuel Marques obteve cinco dos pontos do Albi nos 80 minutos em que esteve em campo, na transformação de um ensaio  e de uma penalidade, na sua terceira derrota do ano, agora frente ao Lyon por 30-10.

Fique com a classificação da prova, os resultados do fim de semana e os jogos da próxima jornada:




Quadros: www.lnr.fr  -  Fotos: www.rugbyrama.fr e João Tiago Lima/Facebook

1 comentário:

Anónimo disse...

Viva,

A derrota do TOULON foi com o Castres Olympique.