30 de setembro de 2013

LÍDERES SEGUEM FORTES EM INGLATERRA *

* Ricardo Mouro
A incerteza da Liga dos Campeões europeia organizada à revelia da IRB continua a fazer correr tinta e agora foi o presidente dos Saracens a vir a público revelar que qualquer tentativa da IRB de vetar a competição organizada por ingleses e franceses acabará nos tribunais e será derrotada.

O mote para o fim-de-semana onde os próprios Saracens defrontavam os Quins no evento mais apetecido da jornada.


Mas vamos por ordem de jogos.

Na noite de Sexta Feira os Northampton Saints procuravam recuperar da derrota amarga em Gloucester e receberam os acessíveis Sale Sharks.
O jogo iniciou-se com o domínio avassalador do Saints acampados no meio
campo dos Sharks e superioridade nas formações ordenadas.
O primeiro ensaio surge através de uma dos homens em forma na linha de três quartos, o centro Luther Burrell combinou bem com Myler e com uma simulação só teve que mergulhar para o ensaio.
Não foi preciso esperar muito para ver novo ensaio, a bola correu toda a linha atrasada e Elliot retribuiu a assistência de North a semana passada e com um offload o galês só teve que colocar na área de validação, o primeiro ensaio de North ao serviço de Northampton.
A presença física do ponta galês é impressionante e visto ao vivo, da cintura para baixo, bater-se-ia com qualquer bodybuilder!
O sufoco dos Sharks não acabou e a partir de um alinhamento uma jogada bem combinada lançou George Pisi para mais um ensaio que o TMO confirmou.
Só depois deste 19-0 o Sale conseguiu chegar aos 22 adversários, a recompensa chegaria por duas formas, amarelo para o flanker Clark por falta num ruck e na bola de jogo Cueto imparável ensaiou também.
A segunda parte foi mais equilibrada mas os Saints ainda colocariam mais dois ensaios no marcador por Dickson e Dowson que Myler converteu.
A luta dos tubarões não ficava por aqui, muito por culpa do capitão Dan Braid, sempre na luta do breakdown e conseguiram um ensaio depois de um maul por Marc Jones, final 33-14.

No Sábado Bath bem comandado, novamento, pelo talentoso George Ford foram demasiado fortes para o London Irish com um inspirado Shane Geraghty.
Na primeira parte o Bath garantiu o ponto bónus ofensivo mas, estranhamente ficariam por aqui em termos de pontos (33).
Os exilados acordaram na segunda metade do encontro mas dois amarelos condenaram os londrinos, Geraghty marcou todos os pontos da sua equipa para o final 33-18.

Em Londres o encontro grande do fim de semana, no Stoop Quins e Saracens mediram forças.
Os Saracens perdiam o defesa Alex Goode por uma obstrução sem bola a Monye que ia lançado logo aos 11 minutos, Evans não perdoou.
Os Saracens responderam e um alinhamento rápido lançou Kelly Brown para o ensaio que o TMO não autorizou, na sequência de uma curta molhada o Quin Fa'asavalu viu um amarelo por puxar a impressionante guedelha de Jacques Burger.
Farrel e Evans trocaram pontapés até ao intervalo para o 12-6.
Na segunda parte Farrel descobriu um buraco na defesa onde Ashton estava à espera de um passe para finalizar.
Uns minutos mais tarde o pilar Marler viu amarelo por derrubar um maul e Farrell começou a "meter a bota" nos Quins.
O namibiano Burger e Billy Vunipola estiveram novamente em destaque com muito trabalho nas bolas no solo ajudaram a garantir a vitória dos líderes do campeonato, final 12-22.

Ainda em Londres os Wasps receberam e bateram o Worcester que é a única equipa sem vencer este ano.
Andy Goode e Ignacio Mieres trocaram penalidades nos primeiros 15 minutos até o pilar Matt Mullan marcar à sua antiga equipa fazendo o primeiro para os Wasps.
Na segunda parte mais pontos e mais ensaios, primeiro foi o inevitável Wade, o ponta "arrancou de mota" na linha atrás de uma bola e só parou no canto da área de validação.
Depois foi o outro pilar Cooper-Woolley no meio de vários corpos a encontrar um espaço para colocar a bola no ensaio.
O jovem ponta Drauniniu ainda respondeu para o Worcester mas Guy Thompson saiu do banco para fechar a contagem em 32-16.

No Domingo os tigres de Leicester viajaram até ao dificílimo campo do Exeter para se manterem no topo da liga.
A força dos Tigers foi mais do que os Chiefs conseguiriam suportar logo nos momentos iniciais e os irmãos Youngs combinaram bem após um maul para o mais novo, Ben, ver um ensaio confirmado pelo TMO.
Os Chiefs só acordaram a meio da primeira parte mas a defesa e fisicalidade dos avançados de Leicester era superior a qualquer ataque do Exeter, a média de peso do pack era superior a 110kg.
Na linha de trás sem Manu Tuilagi lesionado, o fijiano Goneva ocupou a posição 13 e numa intercepção "à Fiji" correu sozinho para os postes do Exeter para 0-15.
Na segunda parte o Exeter demonstrou as qualidades que tem e colocaram pressão no adversário, com três penalidades batidas por Steenson que tem a melhor percentagem de pontapés aos postes na liga.
Mas do outro lado mora uma das mais temíveis terceiras linhas na Europa e duas penalidades conquistadas foram devidamente convertidas em seis pontos por Flood, final 9-21.

O Sábado terminou com mais razões para festejar.
O Newcastle marcou o primeiro ensaio do Campeonato, logo no primeiro minuto do jogo contra o Gloucester, coube ao ponta Tom Catterick a honra.
O ensaio madrugador viria revelar-se insuficiente para bater o Gloucester mas mantinha vantagem até ao intervalo 13-8 depois de Rob Cook ensaiar após várias fases de avançados.
Na segunda parte mais um ensaio de Jonny May e três penalidades de Freddie Burns garantiram a vitória para os cherry whites, final 16-22.

No topo da tabela os Saracens seguem no topo invictos e apenas falharam o ponto bónus este Sábado.
Os arqui-rivais Northampton e Leicester seguem na perseguição seguidos do Bath que fecham os qautro primeiros.
Lá em baixo o Worcester continua sem vencer e vê Newcastle e London Irish afastarem-se.

Tabelas





Championship
O Rotherham soma e segue no Championship com o terceiro encontro perfeito: três jogos a cinco pontos cada um.
Este Sábado registou o resultado mais avolumado da jornada ao bater o Moseley por 21-47 (5 ensaios) com o "super" Socino em destaque mais uma vez, o centro registou mais 22 pontos para a sua conta pessoal (78).

Quem continua sem vencer são os Blues de Bedford num desastroso início de época.
Registaram a terceira derrota em tantos jogos.
Como consolo os azuis levaram dois pontos da derrota contra o Leeds por 28-29.
O canadiano Pritchard falhou uma conversão do seu próprio ensaio que custou o jogo perante um Leeds que não desperdiçou oportunidades.
Cabeça fria e bota certeira do abertura Alex Lozowski (2T, 5P) garantiram que os quatro pontos iam de volta para Leeds.

O Ealing continua a difícil travessia pelo Championship e os experientes Pirates garantiram o bónus ofensivo.
No entanto os novatos registaram talvez a melhor exibição da época num resultado final de 17-31.
O Ealing fecha a tabela com pior ataque e defesa.

O Bristol entrou a todo o gás na visita às Ilhas de Jersey e aos 43 minutos já tinha o ponto de bónus no bolso, e mesmo com 14 chegou ao 3-26 e levantou o pé do acelerador.
O Jersey respondeu com dois ensaios para o 17-26 final.

Miles Mantella inspirado carregou o London Scottish contra um Nottingham inofensivo, o ponta assinou os 3 ensaios da equipa que o abertura Millar converteu.
O Nottingham registou apenas duas penalidades e esteve a vencer por 3-6 até Mantella abrir o livro aos 58 minutos, final 27-6.

A outra equipa que partilha a liderança com o Rotherham de Mike Dias é esperadamente o London Welsh.
Venceu com ponto bónus o Plymouth por 40-9 onde o abertura Gordon Ross marcou metade dos pontos da equipa ao pontapé.

Tabelas:


Coventry RFC
O Coventry vai também lançado na National League 1 e soma a quarta vitória em outros tantos jogos e desta vez com ponto bónus frente ao Henley.
Com Jacques Le Roux a titular o Coventry "sobreviveu" aos amarelos de ambos os segundas linhas Morgan e Poole e foi só nos 20 minutos finais que respiraram de alívio após um ensaio de penalidade do Henley.
12 pontos nesse parcial deram segurança ao Coventry e cinco valiosos pontos.

O Doncaster que desceu do Championship libera a tabela com 20 pontos, mais um que o Coventry.

Tabelas

 

Quadros: www.bbc.co.uk
Fotos: www.bbc.co.uk e www.espnscrum.com

Sem comentários: