13 de setembro de 2013

LE ROUX BRILHA EM JORNADA INAUGURAL DO CAMPEONATO INGLÊS

* Ricardo Mouro
A festa da Premiership regressou e num clima típico britânico os Newcastle Falcons tiveram a honra de abrir a jornada e receber o Bath no Kingston Park.
Ainda fresquinhos da Championship os nortenhos tiveram muita dificuldade em contrariar um Bath mais rodado e experiente, o resultado foi que os falcões foram a única equipa a zero da jornada.
George Ford estreou-se pelo Bath e o jovem abertura pontapeou 11 pontos, com o pilar Perenise a adicionar um ensaio.
O resultado seria mais avolumado devido a uma ensaio de penalidade ao fechar do jogo.
Muito coração e pouca cabeça (e experiência) do Newcastle não chegaram para fazer frente ao Bath, final 0-21.


No Sábado a tão aclamada dose dupla de Twickenham brindou os fãs com o Saracens - London Irish e Quins - Wasps.

Os adversários dos Lusitanos XV na Amlin Cup foram destroçados pela armada sarracena que aplicaram chapa 40 nos londrinos.
Destaque para os irmão Vunipola, Mako e Billy, que estiveram em destaque na primeira vez que utilizaram juntos a camisola dos Saracens, Mako saiu do banco para um ensaio e Billy continou a sua passada destruidora de linhas defensivas.
Na ausência de Schalk Brits e a "reforma" do campeão do mundo John Smith foi um jovem talonador Jamie George (sub-20) inglês que liderou a partir da primeira linha e apontou dois ensaios na primeira parte.
Na última jogada do encontro Ashton, que ficou de fora quer dos Lions quer da equipa de elite que "passeou" na Argentina, voltou aos ensaios para garantir o ponto de bónus.
Farrel, esse sim esteve na Austrália, pontapeou 22 pontos, final 42-20.

A emoção continuou em Londres, e no seguimento do jogaço de 2012, com os
Quins a verem-se em apuros para ultrapassar os Wasps.
Um ensaio para cada lado de um jogo sem muita qualidade, mas o veterano Tom Palmer ensaiou nos momentos finais deixando as vespas a um ponto dos Quins, e já ao cair do pano Andy Goode tem uma penalidade que não conseguiu converter para um final dramático, final 16-15.

Muitas atenções voltadas para o Franklin's Gardens onde os Saints apresentavam uma primeira linha renovada que foi a sua "ponta de lança" dos últimos anos e, claro, o jovem Lion George North.
A pressão foi aliviada pelos veteranos da equipa onde Dylan Hartley quer esquecer as polémicas e começar de novo e liderou na frente com um ensaio.
O provável novo capitão inglês Tom Wood, os irmãos Pisi e Samu Manoa ensaiaram todos para garantir um ponto de bónus contra os Exeter Chiefs que nunca conseguiram contrariar a qualidade dos Saints e só aos 60 minutos o Wallabie Dean Mumm respondeu ao rolo compressor de Northampton, final 38-11.
Myler, muitas vezes criticado na posição de abertura, converteu todos os ensaios e uma penalidade.

Mais a norte, nos arredores de Manchester, o Gloucester não resistiu às
mandíbulas dos Sharks.
Seria esta a surpresa da jornada, com o últimos dos campeões de Sale, Mark Cueto a ensaiar por duas vezes, o centro Forsyth também garantiu um ensaio.
A revolta partiu da bota de Freddie Burns e de um ensaio de Trinder mas o abertura suplente proveniente do Leeds Joe Ford apontou um drop no final para retirar as esperanças ao Gloucester, final 22-16.

Foi preciso esperar até Domingo para ver o Leicester defender a sua coroa contra o Worcester.
Os tigres cumpriram serviços mínimos para o bónus ofensivo e acomodaram-se a uma vantagem que poderia ter sido fatal devido a uma boa resposta do Worcester que nunca desistiram do jogo.
David Melé estreou-se a titular e a marcar ensaios com o lendário pólo dos Tigers e os outros três ensaios partiram de jogadores já bem experimentados de verde e vermelho: Adam Thompstone continuou a boa forma com que terminou a Premiership na época passada e Goneva e Crane também meteram cinco pontos cada um no marcador.
A vantagem chegou a estar em 25-3 mas o Worcester respondeu com dois ensaios (Chris Jones e Matavesi) até Goneva dar a machadada final para o 32-15.

Saints, Saracens e Tigers com cinco pontos cada lideram a primeira tabela da Premiership.

Confiram abaixo:


Coventry RFC
O Coventry apadrinhou a promoção do Hull Ionians à National League 1 e viajaram até bem ao norte profundo de Inglaterra em York para conseguir a primeira vitória da época.
Os ionianos até conseguiram boas fases em que conquistaram mais território e posse de bola, mas mais cínicos e experimentados os jogadores do Coventry não enjeitaram um ponto bónus abrilhantado com seis ensaios.
Jacques Le Roux sempre activo (e em forma é sem dúvida um dos melhores do Coventry) marcou um dos ensaios num jogo em que Gere Maree saiu do banco para ajudar a um bom começo de uma dura campanha pela NL1, final 12-41.
O Coventry, entretanto, aumentou as opções no plantel graças à parceria e relações privilegiadas com o Worcester e os Saints.
Três jovens jogadores com Danny Hobbs a repetir a presença no plantel do Coventry da época passada, este jogador foi campeão do mundo sub-20 com a Inglaterra.
Para a 3ª linha vem Andy Boyce (18 anos) do Worcester e o polivalente Howard Packman (18) chega dos Saints e pode jogar nos três de trás.

Sem comentários: