2 de setembro de 2013

ERICEIRENSE LEVA O RUGBY DO MAR AO CONVENTO DE MAFRA

Tendo começado em 2008 a jogar rugby, o Eirceira desde cedo começou a organizar um Beach Rugby anual, que completou este ano a sua 5ª edição com a participação de cerca de 500 atletas, dos diversos escalões.

A miudagem teve lugar de destaque, e mais de 400 miúdos (e miúdas!) estiveram na Eirceira em sã camaradagem, praticando o nosso desporto.

João Silva tem sido o grande impulsionador deste trabalho, e é com ele que hoje vamos conversar:

Mão de Mestre: Quem é o João Silva, o que faz no rugby e fora dele?
João Silva: O João Silva é a pessoa que iniciou esta aventura de
implementar o rugby numa zona em que não existia qualquer cultura de rugby.
É o director técnico do rugby, presidente da secção de rugby do GDU Ericeirense e secretário da direcção da AARE (Associação dos Amigos do Rugby da Ericeira). Tem o curso de nível 2 e acumula as funções de treinador dos sub-14, sub-16, sub-18 e femininos.
Dedica mais de 50% do seu tempo ao rugby, tendo como outras actividades a pesca e a música.
Tem como principal objectivo no rugby criar bons jogadores em todos os sentidos, não só tecnicamente mas também na forma de estar no desporto – os jogadores do Ericeirense, para o João Silva e toda a direcção da AARE devem seguir a máxima que nos motiva “Fazer amigos através dos valores do rugby”, e nisso somos mesmo muito exigentes.
Somos anti-vedetas e anti-vitórias a qualquer custo enquanto os jogadores




não completarem o seu processo de formação (e temos profundo desgosto que em Portugal se jogue para ganhar nos escalões de sub-12, sub-14 e sub-16 pois achamos que nessas idades a preocupação maior deveria ser tentar fazer tudo o melhor possível em todas as envolventes deste desporto e se o trabalho estiver a ser bem feito então os resultados aparecem com naturalidade e de forma sustentada para o futuro).
Levamos muito a peito a questão do fair-play, mesmo!


MdM: De onde és natural e quando nasceste?
J.S.: Natural de Lisboa, nascido a 12/8/1973

MdM: Como e quando surge o rugby na tua vida?
J.S.: Fui com 13 anos jogar para o Belenenses pois tinha amigos a jogar lá que insistiram comigo.

MdM: Quando e como surge o rugby no Grupo Desportivo União Ericeirense, e como se harmoniza o rugby com as restantes actividades do clube?
J.S.: O Rugby surge no Ericeirense na época de 2008/2009, tendo iniciado os treinos a 3 de Novembro de 2008. 
Há falta de espaço para o rugby no clube pois o futebol ocupa o campo a todas as horas possíveis de treino. 
Assim, temos de procurar espaços para treinar fora do clube e nos últimos 2 anos essa solução tem passado por Mafra (ou no campo militar ou no parque desportivo municipal – onde também vão ser os treinos esta época). 
A secção de rugby é completamente autónoma do clube tanto financeiramente como desportivamente, uma vez o clube não ter qualquer prioridade nem condição para apoiar o rugby. 
No entanto, a relação é cordial e positiva.

MdM: Em 2012-13, quantos jogadores e que equipas tiveram em actividade?
J.S.: Estiveram em actividade equipa de sub-8, sub-12, alguns atletas sub-14, sub-16, sub-18 e femininos, num total de cerca de 50 atletas

MdM: Quem são os treinadores das equipas do clube?
J.S.: Os treinadores são Mário Santos para sub-8, sub-10 e sub-12 e eu, João Silva, para os sub-14, sub-16, sub-18 e femininos.

MdM: Onde e em que dias e horas são os treinos?
J.S.: Parque desportivo de Mafra, terças e quintas das 18h30 às 20h até aos sub-12 e das 18h30 às 20h30 para os restantes escalões.
MdM: Em que torneios/competições costumam participar?
J.S.: Até aos sub-12 procuramos participar no máximo de convívios possível que existam na área de Lisboa. 
Para os restantes escalões jogaremos em 7`s e temos uma parceria nos sub-16 com a Agronomia que pretendemos estender aos sub-18, para permitir aos nossos atletas jogar rugby de 15 e continuarem o seu desenvolvimento.

MdM: Quais são os grandes objectivos do Clube, em termos de rugby, para o futuro?
J.S.: Os grandes objectivos passar por aumentar o nº de atletas e de treinadores e conseguir um campo de rugby que tenha a nossa gestão e que de certeza nos permitirá um crescimento grande.

MdM: Que novidades são esperadas para a próxima época?
J.S.: Novidades não esperamos nada de especial, apenas pretendemos continuar a trabalhar em prol do desenvolvimento do rugby, não só no concelho de Mafra mas em todo o país. 
Vamos manter as apostas de sucesso dos últimos anos como o 6º Beach Rugby para o próximo verão, o rugby para pessoas com necessidades especiais, o dia do rugby na Ericeira, assim como iniciativas junto das escolas para divulgar e angariar novos atletas.

MdM: Quando vamos ter uma equipa do Ericeirense a disputar o um Campeonato Nacional de qualquer escalão etário, em rugby de XV ou de VII?
J.S.: Esperamos este ano participar no Nacional de rugby de VII no escalão de sub-16 e sub-18, sendo que nos sub-16 temos esperança e valor de equipa para surpreender muita gente e conseguir lutar de igual para igual com a grande parte das melhores equipas nacionais.

MdM: Um jovem que queira jogar rugby no Grupo Desportivo União Ericeirense, o que deve fazer?
J.S.: Deve aparecer no Parque Desportivo de Mafra às terças e quintas às 18h30, ou pedir informações através de mail ou telefone 967069062 ou 919351674.

Sem comentários: