22 de setembro de 2015

NOVA ZELÂNDIA-ARGENTINA - PUMAS NÃO RESISTEM AO FINAL DOS ALL BLACKS *

* Paul Tait
Com 89,000 pessoas no Wembley Stadium domingo foi um recorde mundial no Campeonato do Mundo de Rugby.
Mas foi o jogo e não o estádio que importou muito mais. Os Argentinos foram superiores pela maior parte do tempo e quase conseguiram uma vitória contra os All Blacks.

A marca final de 26-16 resultou que os All Blacks levaram quatro pontos e Argentina nenhum. 
Assim a Nova Zelândia está empatado com a Geórgia com quatro pontos no Grupo C enquanto a Argentina e Tonga ainda não venceram e a Namíbia começará sua campanha em Londres na quinta-feira contra os All Blacks.


A equipe do Richie McCaw está preparando o encontra sabendo que seu jogo mais difícil já foi disputado e, assim, não terá que jogar seu melhor rugby nos três jogos restantes para se classificar para os quartos de final. 
A Argentina, por outro lado, não pode perder novamente e terá que enfrentar os Lelos na cidade de Gloucester na sexta-feira.

Houve três cartões amarelos no jogo com a asa argentino, Pablo Matera levando o primeiro. 
Poucos questionaram a decisão do árbitro, Wayne Barnes. Mesmo assim aconteceu num momento em que Leonardo Senatore estava sendo segurado pelo pé por jogadores dos All Blacks. 
Ele chamou a atenção do árbitro mas com Matera não recuando dez metros, isso não importou.

Os Pumas começou o jogo muito bem com o primeiro centro Juan Martín Hernández mostrando sua mágica para chutar a bola perfeitamente. 
Os All Blacks conseguiram ganhar e controlar o lateral mas não saiu do seu território. Assim a Argentina teve uma oportunidade mas o oitavo, Kieran Read, conseguiu roubar a bola e, de repente, a Nova Zelândia ganhou uma penalidade e afastou o perigo.

O abertura Dan Carter abriu a placar no quarto minuto com uma penalidade e com mais dois os All Blacks estavam vencendo por 9-0 depois de 19 minutos e os Pumas ainda estavam sem a Matera. Barnes deixou claro que foi ele quem estava mandando o jogo e, além do cartão, ele deu seis penalidades contra os Pumas nos primeiros 15 minutos.

Matera voltou com os Pumas jogando com garra total. O segunda linha de apenas 20 anos, Guido Petti, marcou o primeiro ensaio do jogo depois de 20 minutos e assim Matera voltou. O ensaio saiu de grandes avanços dos avançados e excelente trabalho do Juan Imhoff. Petti marcou o ensaio com Carter dando, sem querer, uma joelhado na cabeça dele. Assim Petti saiu e não voltou.

Naquele que foi seu primeiro jogo pelos Pumas em um ano Mariano Galarza entrou no lugar do Petti. Galarza fez um óptimo jogo com uma contribuição fundamental na defesa e laterais. 
Logo após ele entrar os Pumas estavam na liderança graças a uma penalidade do abertura Nicolás Sánchez.

Sánchez chutou uma penalidade de 40 metros depois que os Pumas tentaram tomar um pontapé de penalidade rápido mas McCaw, no chão, jogo sujo ao rasteirar Juan Martín Fernández Lobbe. 
Barnes viu o replay e deu um cartão ao McCaw na hora. 
Com os Pumas em controle do jogo neste ponto nenhuma outra acção poderia ter tomado.

Mesmo assim Los Pumas continuaram a jogar e criaram mais oportunidades. Imhoff quebrou a linha de defesa e a Argentina esteve perto da linha de ensaio mais uma vez. 
Então o centro Conrad Smith entrou pelo lado de um ruck e mergulhou, duas acções fora do lei. Barnes deu um cartão para ele que resultou em Sánchez acertando uma penalidade e o marcador ficou em 13-9 para os sul americanos.

Smith recebeu um amarelo também e, assim, foi 15 contra 13 até o McCaw voltou no último minuto do primeiro tempo. 
Mesmo com menos jogadores os All Blacks conseguiram espaço e Carter marcou uma penalidade para fechar o marcador em 13-12 no final do primeiro tempo.

Sánchez chutou outra penalidade para começar o segundo tempo e os Pumas estavam quatro pontos na frente mais uma vez. 
Neste momento Argentina era claramente a melhor equipa em campo. 
O treinador do All Blacks ,Steve Hanson respondeu com suas reservas. Ma'a Nonu saiu por um jogador tão bom quanto ele, o Sonny Bill Williams que fez a diferença. 
Williams criou oportunidades que não existiram antes.

Os Pumas tentaram responder, mas com Williams e outras reservas os All Blacks foram uma equipa sensacional. 
Os Pumas também sofreram com Senatore saindo por lesão depois que Matera já tinha sido trocado por Juan Manuel Leguizamón. Assim Daniel Hourcade teve que jogar com dois talonadores em campo.

Percebendo que era o momento de atacar os All Blacks optaram de não chutar aos postes e deu certo com o formação Aaron Smith marcando o primeiro ensaio dos All Blacks no 56º minuto. Com a conversão de Carter os All Blacks passaram para a frente.

Com mais problemas Hourcade teve que colocar mais um avançado reserva fora de posição. Lucas Noguera Paz entrou para jogar a asa. 
O banco dos All Blacks, pelo contrário, continuava a jogar muito bem. A asa reserva Sam Cane marcou um ensaio no 66º minuto e Carter colocou sua equipa 10 pontos na frente.

Os All Blacks voltarão a jogar na quinta-feira e os Pumas na sexta-feira. 
Os All Blacks ficarão em Londres para enfrentar Namíbia enquanto os Pumas jogarão na cidade de Gloucester contra Geórgia.


Sem comentários: