17 de setembro de 2015

O MUNDIAL VISTO DO LADO DE FORA - GRUPO C *


* Paul Tait
Com o actual campeão mundial e o melhor colocado no ranking mundial, Nova Zelândia, o Grupo C é um grupo que a maioria já concluiu não será tão interessante quanto os outros.
Esta conclusão, porém, não deverá ser seguida porque o Grupo C terá óptimos jogos.

O jogo entre os All Blacks e a Argentina será um momento histórico pelo fato que acontecerá no Wembley Stadium e o ex-inimigo de guerra Britânico estará envolvido.

Estas dois factores vão chamar muito a atenção na imprensa global mas um terceiro também deveria - os Pumas são realmente uma equipa forte e preparada para ir longe no Mundial.

A Argentina tem o que qualquer equipa precisa para ser um candidato ao titulo - resultados recentes de mérito, veteranos do nível superior e novos jogadores perigosos que vão chamar muita atenção. Sua preparação para o Mundial mostrou que os sul americanos são bem superiores ao seu ranking mundial e tem condições de derrotar qualquer adversário.

Ao contrário de mundiais anteriores a Argentina tem um caminho tranquilo ao chegar aos Quartos de Finais. Realmente este ano será o menos complicado na história pelos Pumas com Tonga sendo o terceiro colocado no grupo. Pode-se comparar ao que aconteceu com a foi Escócia em 2011 e Irlanda nos mundiais de 2007 e 2003.

Tonga vai estar em campo com uma lista notável de veteranos e vai apresentar um jogo muito físico. Não terá a velocidade dos Pumas ou dos All Blacks mas terá a mesma intensidade na defesa.
O elenco Tonganês merece respeito mas uma vitória contra os All Blacks ou Pumas seria mais do que uma grande surpresa.

Curiosamente Tonga-Argentina na cidade de Leicester será a primeira partido na história entre as duas equipas.
É uma tragédia que dois grandes nomes como estes nunca se tenham enfrentado antes.
Ambos estiveram no mundial de 1987 e Tonga apenas não jogou no mundial de 1991.

O quarto colocado, Geórgia, também terá um jogo não conhecido no mundial já que o seu jogo contra os All Blacks será uma novidade.
Os Leste Europeus são um exemplo claro de crescimento na última década. Desde o seu primeiro mundial em 2003, a Geórgia conseguiu grandes vitórias contra equipas permanentes de mundiais de rugby e é considerado melhor que a Roménia e, actualmente, tem um ranking superior ao Itália.

A Geórgia, como Tonga, tem forwards de alta qualidade enquanto suas linhas atrasadas são menos conhecidas. Mesmo assim os escritores de rugby Georgiano acreditam que os Lelos tem mais talento hoje do que anteriormente. Eles estão com a opinião que podem assustar Tonga de verdade e vencer a partida.

Curiosamente o scrum Fijiano sempre foi considerado fraco, enquanto o de Tonga tem sido uma arma impressionante.
Fiji, entretanto, dominou o scrum Tonganês no jogo e assim Geórgia deveria detonar Tonga nesta área.
O jogo entre Geórgia e Tonga será um dos melhores da primeira semana do torneio. Não perca!

O último colocado é a equipa do país africano, Namíbia, que é o pior colocado entre os vinte que jogarão no mundial.
Mas para dizer que Namíbia é inferior, fraco ou péssimo não seria justo. De facto a selecção ainda está no terceiro tier, enquanto a Tonga e a Geórgia são do segundo.
Porém, a Namíbia realmente melhorou em anos recentes e seu grupo é o mais favorável desde seu primeiro mundial em 1999.

Com quatro mundiais de rugby Namíbia tem os piores resultados - nenhuma vitória. Perdeu por 30-0 conta a Geórgia em 2007 e poderá acontecer novamente. Mais provável, entretanto, é um jogo mais equilibrado.

Seu capitão, Jacques Burger é um excelente jogador do nível de Juan Martín Fernández Lobbe e Chrysander Botha também joga muito bem. Ou seja, Namíbia não tem uma equipa forte mas tem indivíduos excelentes.
Sua campanha vai ser divida em duas partes - jogos contra os All Blacks e Pumas e, na outra mão, os jogos contra Tonga e Geórgia.

Infelizmente a Namíbia, novamente, terá um calendário não-favorável. Os africanos serão a última equipa a jogar seu primeiro jogo, que só será na quinta-feira que vem, seis dias depois do mundial começar.
Terá que jogar contra os All Blacks e cinco dias depois contra Tonga. Assim é provável que não coloque seus titulares no campo e tem um risco real de derrotar seu próprio recorde de perder por 142-0 contra a Austrália no mundial de 2003.

O Grupo C, para concluir, terá a Nova Zelândia e a Argentina como suas equipas nos Quartos de Final mas muito pode acontecer com os outros três participantes.
Geórgia ou Tonga, quem terminará em terceiro lugar para garantir a qualificação para o Japão 2019?

1 comentário:

Claudio disse...

Aposto numa vitória da Geórgia contra Tonga !