27 de setembro de 2015

ITÁLIA-CANADÁ - MAIS UM EXCELENTE JOGO, COM VITÓRIA ITALIANA *

* Ricardo Mouro
Em Leeds defrontaram-se duas equipas que perderam os primeiros encontros no mundial, italianos e canadianos procuravam assim os primeiros pontos nesta fase de grupos. A sorte acabou por sorrir aos azzurri que mesmo sem o excepcional Parisse venceram um jogo equilibrado que animou espectadores.

Seria o Canadá a abrir hostilidades através do conceituado ponta DT van der Merwe que perto da sua área de 22 lançou uma correria por entre placagens falhadas e jogo de pés fantástico combinou com o seu centro para receber a bola novamente e ensaiar.


A Itália respondeu quase de imediato quando o formação Gori saiu por trás de um ruck ainda no meio campo e só foi parado perto da linha de ensaio, Rizzo no pick and go arrastou um defesa para o ensaio e o jogo empatava a 10.
Após mais uma penalidade de Tomaso Allan os italianos iriam a vencer para o intervalo com 13-10.

A multidão que se deslocou a Leeds não precisou de esperar muito para ver mais um excelente momento de rugby, o Canadá trabalhou toda a linha de três quartos após um alinhamento até o defesa Matt Evans ultrapassar Benvenuti e ligar o turbo para ensaiar no canto. Quase de imediato van der Merwe vê um ensaio anulado pelo árbitro George Clancy no que seria mais uma excelente jogada dos defesas canadianos.

A Itália tentou encostar o Canadá às cordas e a trabalhar em cima da linha de ensaio adversária o ponta Garcia recebeu uma bola e a curta distância só teve que mergulhar para voltar a colocar a Itália em vantagem. Os canadianos corriam atrás do resultado e conseguiram colocar-se a dois pontos, mas os italianos aguentaram o forte e acabariam por vencer por 23-18.

Encontro bastante emotivo e muito bom espectáculo de rugby para espectadores em Leeds, nota positiva para os três quartos canadianos que só por azar não levaram a vitória, os italianos geriram bem o jogo marcando pontos em momentos cruciais.

Destaque para Mauro Bergamasco que saiu do banco para igualar o record de presenças em mundiais com 5 (record anteriormente de Brian Lima, Samoa, de 1995 a 2011), tendo iniciado este magnífico recorde no longínquo ano de 1999 na derrota da Itália frente a Inglaterra em Twickenham.


Sem comentários: