15 de setembro de 2015

O MUNDIAL VISTO DO LADO DE FORA - GRUPO B *


* Ricardo Mouro
O Grupo B é encabeçado pela África da Sul e segundo os analistas é o "mais fácil", ou seja, não passa pela cabeça de ninguém que os Springboks não terminem a fase de grupos no topo do grupo.

Mas daí para baixo não é pêra doce e as fileiras parecem cerradas, aliás o grupo B, à parte do A, parece ser o que tem uma luta mais renhida pelo segundo lugar: Escócia (10), Samoa (12), Japão (13) e EUA (15) estão separados no ranking World Rugby por apenas 5 lugares, e os EUA estão acima de equipas como Geórgia, Roménia, Canadá, Uruguai e Namíbia que estão divididas pelos outros três grupos.
Numa análise mais próxima tudo se decidirá nos encontros entre os Springboks, Escócia e Samoa.

Os sul-africanos, favoritos, no entanto têm tido um passado recente com altos e baixos desde a derrota com a Argentina em casa à vitória no fim de semana seguinte. Uma equipa com muita experiência mas que parece com pouca profundidade será liderada através de uma segunda linha com muita qualidade com Etzbeth, Matfield e Vermeulen atrás da melée, uma equipa que espera não ser fustigada por lesões e terá boas hipóteses de se bater lá mais para frente.

A Escócia parece favorita ao segundo lugar pelo qual se terão que bater com Samoa. Os escoceses melhoram no "aquecimento" para o mundial as suas prestações no torneio das 6 Nações onde não venceu qualquer partida. 
Os samoanos, segundos classificados na taça das nações do Pacífico para as Fiji, são capazes de boas prestações nos mundiais e contam com um grupo coeso de jogadores apesar da instabilidade recente a nível da federação. Reforçada com o pilarão Cencus Johnston e encabeçados por Alesana Tuilagi a equipa de Samoa vai com certeza fazer juz à fama de placadores duros e apostar tudo no último jogo do grupo contra a Escócia.

O Japão é o representante asiático, um continente que domina sem qualquer dificuldade. O Japão vem de uma frágil vitória sobre a Geórgia (13-10) no aquecimento para o mundial e aspira a uma vitória neste torneio. Yoshikazu Fujita é um ponta excitante que conta com 26 ensaios em 27 jogos pelo Japão mas será capaz de deixar a sua marca neste mundial?

Os fãs americanos ainda questionam a omissão de Todd Clever dos escolhidos para a selecção dos
EUA, mas não faltará fisicalidade com Samu Manoa que tem sido um dos melhores avançados em Inglaterra, agora no Toulon. 
Os americanos ambicionam escapar à última posição do grupo e contêm nas suas fileiras 12 jogadores que jogam em campeonatos europeus e trazem uma mais valia às "Águias", mas será suficiente para voar do último lugar?

1 comentário:

Claudio disse...

Aposto numa vitória dos EUA contra Samoa !