28 de setembro de 2015

IRLANDA-ROMÉNIA - VITÓRIA TRANQUILA DA IRLANDA *

*Manuel Gaivão
O Irlanda-Roménia foi um jogo sem grande história, tal foi a superioridade da equipa do trevo, bem reflectida numa diferença de 34 pontos no marcador e 6 ensaios contra 1.

Joe Schmidt aproveitou este jogo para rodar jogadores e introduziu 12 alterações em comparação com a equipa que tinha defrontado o Canadá mas não podemos dizer que isso tenha, de alguma forma, prejudicado o objectivo dos irlandeses para este encontro: a vitória com ponto de bónus.
Mas, pelo sim, pelo não, lá estavam no banco muitos dos titulares indiscutíveis da equipa; só Sexton teve descanso absoluto.

A Roménia, tal como tinha feito contra a França, apresentou-se forte na sua avançada e foi tentando, corajosamente, parar as investidas dos homens de verde. 
Todavia, a nível de ataque, a Roménia não conseguiu ser neste jogo tão perigosa como foi, a espaços, no jogo inicial.

E foi-o com algum sucesso pois até meio da primeira parte, o marcador sorria aos irlandeses por apenas 6-3 fruto de 3 penalidades convertidas: duas por Ian Madigan, o médio de abertura de serviço no lugar de Sexton e do romeno Calafeteanu. 
Pelo meio, um ensaio de Zebo, invalidado pelo TMO após este ter pisado o exterior do campo quando pontapeava a bola para a zona de ensaio. Tudo visto ao milímetro.

E acabaram por ser os dois pontas irlandeses a desbloquearem o jogo ao marcarem um bis cada: Tommy Bowe (19m e 62m) e Keith Earls (29m e 44m). 
Com Ian Madigan a converter 3 dos ensaios, os irlandeses ficavam com o ponto de bónus e com o resultado em 32-3.

E foi com naturalidade e com vários titulares em campo que o resultado acabou por se dilatar fruto de mais dois ensaios: Rob Kearney, acabado de entrar e que sairia logo a seguir por se ter lesionado nesse lance aos 65m e Chris Henry aos 74, ampliavam a vantagem irlandesa.

Entretanto, já o speaker tinha anunciado que estava batido o recorde de assistência num jogo de Mundial – 89.267 - (curiosamente este jogo teve mais espectadores que o NZ – Argentina da semana anterior no mesmo estádio) quando estes mesmos espectadores aplaudiram de pé o merecido ensaio da Roménia, marcado pelo inevitável Ovidiu Tonita e convertido por Florian Vlaicu, para deixar o resultado final em 44-10.

Foi uma vitória normal da Irlanda que consegue duas vitórias com pontos de bónus contra os adversários menos cotados do grupo, mas que irá discutir ainda o primeiro lugar muito provavelmente no jogo contra a França. Antes, porém, enfrentará a Itália.

Por seu lado, os romenos, depois de terem enfrentado as equipas mais cotadas do grupo, irão agora tentar bater a Itália e/ou o Canadá.

Sem comentários: