21 de setembro de 2015

FRANÇA-ITÁLIA - FRANCESES VENCEM COM ITALIANOS A RECLAMAREM DA ARBITRAGEM *

* Manuel Cabral
Num jogo marcado pelas questões disciplinares, o pontapé certeiro de Frederic Michalak - que somou 19 pontos à sua conta que o lançam na conquista do título de melhor marcador da França em Mundiais - levaram a França a uma vitória por 32-10, muito contestada pelo treinador da Itália, Jacques Brunel, que se mostrou muito descontente com a arbitragem de Craig Joubert, em particular nas formações ordenadas, onde o apito soou por seis vezes (em 12 formações), cinco das quais em introduções da Itália...

A propósito desses comentários, o treinador francês, Philippe Saint-Andre, aconselhou o seu colega da Itália "a ver o vídeo do jogo"...


Craig Joubert teve uma tarefa dificultada pelos jogadores de ambos os lados, num jogo particularmente difícil pela "fisicalidade" que os guerreiros dos dois lados puseram em campo.
Mas apesar desses problemas, e das 36 penalidades assinaladas (19-17 para os italianos), Joubert não puniu nenhum jogador com um cartão colorido.

Como resultado desse empenho físico, os problemas dos dois treinadores aumentaram, e Andrea Masi, o centro italiano, e Yoann Huget, o ponta francês, foram as lesões mais complicadas.

Para o lugar do francês foi já chamado Remy Groos, um estreante a nível internacional, do Castres, e recorde-se ainda que Masi é o terceiro centro que os italianos perdem desde que a fase final de preparação para o Mundial começou, depois de Luca Morisi e de Gonzalo Garcia.

Em termos gerais a Itália manteve mais tempo a posse da bola, mas não conseguiu progredir no terreno mais que os franceses, o que ajuda a entender o resultado.
A França foi mais eficaz com a bola na mão, e defendeu muito bem, em especial nos derradeiros 10 minutos, em que os azzurri tudo fizeram para reverter a situação.

Uma nota final para lembrar que Frederic Michalak está agora apenas a três pontos dos 124 de Thierry Lacroix, actual recordista francês, e pode se imaginar que essa distância será percorrida em breve, considerando que o próximo encontro da França será contra a Roménia na quarta feira, dia 23.


Sem comentários: