2 de setembro de 2015

RWC 2015 - MÃO DE MESTRE APRESENTA OS FINALISTAS - ROMÉNIA *

* Paul Tait
Informações do País
Localizada no centro-sudeste da Europa e na costa ocidental do Mar Negro, a Roménia é um dos maiores países europeus que participam no Mundial este ano. O país tem uma história marcada pela política que tem evidente reflexo também no seu rugby.

Após o colapso do Bloco Soviético em 1989-1991, a Roménia foi deixada com uma base industrial obsoleta e um padrão de capacidade industrial inadequada às necessidades da população.

Porém em 1997 o país começou um programa de reformas estruturais que resultou em alto crescimento e baixo desemprego. Dez anos depois a Roménia ingressou na União Europeu.


O Rugby no país sempre foi conhecido mas seu perfil e nível hoje é fraco em comparação com o que foi durante o comunismo. De facto Roménia conseguiu derrotar equipas fortes com regularidade como a França e a Itália. Infelizmente para o nosso desporto as autoridades não estavam abertas para ter um país comunista entrar no antigo Cinco Nações, mesmo que a Roménia estivesse ao nível das restantes.

Nos anos de 1970 e 1980 não há dúvidas que Roménia poderia ter sido uma semifinalista em mundiais de rugby mas como a competição só começou em 1987, foi tarde demais com o comunismo já caindo.
O governo de Nicolae Ceausescu investiu muito no rugby e a selecção foi, de verdade, muito forte.

Hoje em dia rugby no país continua a ser importante e a Super Liga conta com seis equipas que são de níveis razoáveis mas longe de ter a capacidade de jogar como iguais contra equipas dos campeonatos da França, Inglaterra ou do Pro 12.

A grande maioria dos jogadores do país que estarão no mundial jogam no campeonato romeno e para melhorar a selecção, e o próprio campeonato, agora há estrangeiros como Paula Kinikinilau, Johannes van Heerden e Daniel Wiringi que deverão ser titulares no Campeonato do Mundo.
A mudança fundamental significa que só a Argentina e a Geórgia não terão gringos no mundial.

A formação ordenada da Roménia continua sendo uma arma importante. De facto Paulica Ion, Mihaita Lazar e Horatiu Pungea são jogadores fantásticos. A Roménia nunca teve problemas com seus avançados mas nas linhas atrasadas faltou a nível necessário para obter resultados. O treinador Lynn Howells está tentando mudar essa situação, e isso é um dos motivos de ter Kinikinilau e Wiringi.

Para facilitar o trabalho do Howells, a Roménia também tem um talento extraordinário no defesa Catalan Fercu que deverá oferecer muito no ataque junto com Adrian Apostol.
Terá condições de desafiar todos os seus adversários mas obter vitórias será complicado.

A Roménia já derrotou França oito vezes mas as chances de ganhar no mundial são pequenas.
Contra a Irlanda houve um empate mas muitos jogos a menos.
Venceu três dos cinco jogos internacionais contra o Canadá incluindo os dois do mundial de 2011. As três vitórias aconteceram em casa (2005, 2013 e 2014) e os norte americanos simplesmente jogaram muito mal.
Por último ganhou 16 vezes contra Itália na sua história.

Ou seja Roménia pode sonhar mas seria melhor focar-se nos jogos contra Canadá e Itália - jogos que poderá vencer de verdade. São adversários muito diferente e a Roménia terá que se adaptar para conseguir resultados.


Previsão
Roménia perderá suas quatro partidas e será eliminada na fase de grupos.

Sem comentários: