29 de setembro de 2015

ESCÓCIA-ESTADOS UNIDOS: ESCOCESES NA FRENTE DO GRUPO B *

* Ricardo Mouro
Apesar de jogar a sua segunda partida em cinco dias a Escócia não defraudou e bateu os Estados Unidos em Leeds com ponto bónus e contam já com 10 pontos no Grupo B.

Os americanos apresentaram apenas uma mudança no XV enquando que Pyrgos foi eleito para capitanear os escoceses.

A Escócia só se adiantou no marcador aos 15 minutos graças a duas penalidades de Russell, mas na resposta os EUA com vários pick and go perto da linha de ensaio conseguiram encontrar a área de validação através do pilar Titi Lamositele.

Antes do intervalo Visser ia isolado para a linha mas ao receber o passe de Hogg, esta escapou-se para a frente. Os teimosos americanos davam água pela barba aos escoceses e o abertura Macginty adicionou mais uma penalidade na última jogada da primeira parte, 6-13 para o intervalo.

Na segunda parte a Escócia renovou-se e Visser desta vez agarrou a oval, novamente a passe de Hogg e correu livre para o ensaio, depois de uma boa carga do nr. 8 Strauss, com a conversão o jogo estava novamente em aberto com os americanos a defenderem dois pontos de vantagem.

A Escócia no entanto aumentou o sufoco e através do pack castigou os americanos no seu meio campo, até o abertura Russel descobrir um buraco na defesa fragilizada e combinar com Maitland e o ponta correu sem oposição para o ensaio perto dos postes.

Após um alinhamento a 5 metros, os avançados escoceses carregaram novamente em cima da linha de ensaio e o pilar de ascendência sul-africana WP Nel praticamente rebolou atá à linha de ensaio.

A espaços os americanos demonstravam bons momentos de rugby mas novo alinhamento dos escoceses a 5 metros foi bem contrariado mas na reciclagem da bola Matthew Scott ensaiou para o ponto bónus ofensivo.

Os escoceses pareciam ter encontrado a receita para explorar as fragilidades na defesa adversária e após várias fases de avançados com maul e pick and gos, a bola sai ao largo para Duncan Weir arrastar um defesa para o quinto ensaio escocês.

A Escócia acabou por tomar controlo do jogo tendo muito mais longevidade no banco que os seus opositores. 
Com dois jogos com ponto bónus a Escócia está confortável no topo do Grupo B, deixando a África do Sul a três pontos. 
E já no Sábado há o "grande" África do Sul-Escócia! 

Samoa defronta o Japão em Milton Keynes. Os Estados Unidos ainda não pontuaram.


Sem comentários: