25 de setembro de 2015

NOVA ZELÂNDIA-NAMÍBIA - O CLARO PROGRESSO DA NAMÍBIA MARCOU O DIA *

* Paul Tait
O dia de ontem foi mais um dia com jogo na cidade de Londres. A capital britânica recebeu um jogo por dia até hoje, mas nesta sexta-feira não terá nenhum. 
O único jogo do dia será na cidade de Gloucester. Mas, a normalidade voltará no sábado e domingo com jogos em Twickenham e Wembley.

A vitória dos All Blacks contra Namíbia por 58-14 significa que a Nova Zelândia está quase confirmada nos Quartos de Final mas para ir longe no mundial os All Blacks terão que jogar muito melhor.
O jogo começou com um maul de 30 metros dos All Blacks que terminou no meio campo. Foi melée para a Namíbia e os All Blacks logo mostraram seu nível. 
Logo depois eles atacaram e chegaram perto da linha de ensaio, mas optaram por chutar aos paus e, assim, Beauden Barrett abriu o marcador com 3-0.

Seguiu-se um ensaio notável com o asa Victor Vito marcando depois de bom trabalho da ponta Julian Savea. Barrett conseguiu converter e foi 10-0 depois de apenas sete minutos. 
Dois minutos depois Nehe Milner-Skudder marcou outro e aumentou para 15-0.

Mas a Namíbia quis jogar rugby e Theuns Kotzè transformou uma penalidade depois de 13 minutos que foi bem popular no estádio. 
Os All Blacks demoraram a responder mas conseguiram com um ensaio do centro tonganês Malakai Feikoa.

O próximo a marcar foi Barrett com um ensaio sensacional de um lateral em que ele recebeu a bola e correu sozinho para marcar de longe. 
Com a conversão os All Blacks ficaram na frente por 29-6 e teve o ponto de bonificação garantido.

Outro ensaio de Milner-Skudder completou o primeiro tempo com os All Blacks na liderança por 34-6. 
Curiosamente o jogo entre Namíbia e África do Sul no mundial de 2011 foi 32-0 no final do primeiro tempo e 87-0 no final. Assim a Namíbia tinha um objectivo a alcançar, evitando uma situação semelhante, e conseguiu.

Com a terceira penalidade do Kotzè’s os africanos começaram muito bem e sua defesa foi realmente tendo resultados. 
Depois de Savea ter marcado o melhor ensaio do jogo, chegou o ensaio da Namíbia, marcado pelo centro Johan Deysel quem pontuou com quatro placadores perto dele.

A qualidade do ensaio e o desempenho da Namíbia em geral deixou claro que a selecção melhorou significativamente nos últimos anos. O aumento da ajuda financeira do World Rugby está tendo resultados.

Os All Blacks marcaram mais três ensaios com Ben Smith, Savea e Codie Taylor registando um cada nos últimos 20 minutos. 
Mas o que o jogo mostrou realmente foi que o futuro chegou já. Como foi o caso do Uruguai no domingo, é evidente que o momento chegou de pensar em um mundial de 24 participantes. 
Será possível para 2023 com Chile, Espanha, Portugal, e Rússia - que tal?

Sem comentários: