29 de setembro de 2013

TÉCNICO NA FRENTE, 15 ÉPOCAS DEPOIS

* António Henriques
A segunda jornada da DH, composta por duelos entre equipas do mesmo grupo (implicando que Agronomia e CRAV folgassem) e incompleta face ao adiamento do Direito-CDUL, viu o Técnico, que somou segundo triunfo caseiro e de novo com ponto de bónus ofensivo, ascender isolado à liderança, o que não lhe sucedia há 15 anos!

Belenenses e Cascais suaram mas também conseguiram somar vitórias. 
No caso da equipa do Restelo, de vento em popa, é mesmo a sua segunda na prova.




CDUP 15-20 BELENENSES

SOFRER A BOM SOFRER PARA SORRIR NO FIM
Num encontro prejudicado pelo mau tempo que assolou o norte do país – felizmente o relvado da Lousada é sintético – o CDUP dominou na 1.ª parte, a favor do vento, e até marcou primeiro (Miguel Trepa, aos 15’), mas perto do intervalo os azuis viraram com um ensaio de Marcos Cunha convertido por Manuel Costa (7-5).
A 2.ª parte já teve predominância dos mais experientes lisboetas, que apesar de começarem por sofrer uma penalidade de Pedro Ávila (8-7), tomaram conta do jogo e com duas penalidades de Diogo Miranda e um ensaio de António Vieira de Almeida, descansaram com folgados 20-8, quando só faltavam 10 minutos para a conclusão do jogo. 
Mas um amarelo ao pilar Hugo Valente e novo ensaio caseiro através do pack avançado, por João Lagos (e convertido por Pedro Ávila), colocou o resultado nuns apertados 20-15.
E os derradeiros cinco minutos de jogo seriam um sufoco para o Belenenses, acantonado face à enorme pressão portuense, que só não deu frutos devido à falta de maturidade e calma dos jovens turcos de Marcelo d’Orey. 
Já o suspiro de alívio azul pela sua segunda vitória na DH ouviu-se no Restelo, 300 e tal quilómetros a sul!



TÉCNICO 48-3 MONTEMOR

ENGENHEIROS NO BOM CAMINHO E SEM PERDÃO Num jogo de sentido único os engenheiros somaram nas Olaias o seu segundo triunfo caseiro consecutivo – e ambos com ponto de bónus atacante –, agora fruto de oito ensaios numa exibição alguns furos acima da realizada na ronda inaugural diante do CDUP. 
Mas pese embora a entrega e boa vontade do quinze alentejano, a oposição desta vez foi bem mais… português suave.
Três ensaios do n.º 8 Bernardo Câncio, concluindo bom trabalho dos avançados, e bis do três-quartos centro neozelandês Joshua van Lieshout (já vai em quatro na prova) e do n. º15 António Marques (bela exibição!) materializaram o claro domínio da equipa da casa, que com 19-3 ao intervalo, cedo no 2.º tempo conseguiria o quarto ensaio, garantindo desde logo o ponto que lhe dá a liderança da prova. 
Algo que não acontecia ao Técnico desde 1998!



CASCAIS 12-10 ACADÉMICA

POSTE DÁ TRIUNFO… DRAMÁTICONuma partida muito equilibrada e ganha no derradeiro lance do encontro pela equipa da casa – que não fez qualquer ensaio e esteve a perder até ao minuto 80 – o quinze da Coimbra, obrigado a improvisar um médio de formação face à lesão, perto da meia-hora do titular Pedro Macedo, vencia ao intervalo (10-3), graças a um ensaio de António Salgueiro.
No 2.º tempo o Cascais esteve quase sempre por cima perante uma boa defesa adversária e mesmo sem entrar na área de validação contrária, soube capitalizar as muitas faltas dos pretos, com o jovem chutador José Abrantes em bom plano. 
Ele que seria proclamado o ’herói’ do encontro, pois na derradeira jogada e num muito difícil pontapé (lateral e bem distante dos postes) após falta numa mêlée, chutou a bola que, obediente e bem mandada, bateu na trave, foi dali até ao poste e, caprichosa e às três tabelas, resolveu entrar, para júbilo dos jogadores do Dramático que viam por fim os seus esforços recompensados.


Informações mais completas, cortesia SOLRENTAL, no nosso mini site dedicado à competição.

11 comentários:

Anónimo disse...

António Henriques, viu a falta na mêlée que deu origem à penalidade e consequente vitória do Cascais? É que eu e muitos estivemos lá e pelos vistos só o árbitro é que viu.
caramba, aceitamos bem uma derrota em igualdade de circunstâncias mas assim não... mais do mesmo... por favor. Chega.
Mas, afinal de contas, são os próprios comentadores oficiais do Mão de Mestre a vaticinar a derrota da Académica na antevisão de cada jogo. Assim, já entramos em campo com o destino traçado.
E, por favor, não me venham depois com a balela habitual de que são os eternos choradinhos dos homens de Coimbra, porque só um cego não quer ver o que se passa.

JBR

Anónimo disse...

Engraçado este comentário, possivelmente devo ter visto um jogo diferente, pois a Académica 1 unica vez teve a sorte de passar do meio campo e converteu o ensaio, de resto foram trucidados pelos ataques do Cascais, que realmente foram tantas as faltas que fizeram e se não tivessem sido os pontapés aos postes falhados (4 )nem o ensaio roubado ao Cascais pois o fiscal de linha habitualmente na duvida marca contra o Cascais, bem como pelas mesmas atitudes entre jogadores, os do Cascais são logo amarelados enquanto os outros são verbalmente advertidos - Já no Direito aconteceu e certamente vai continuar durante o campeonato. Em resumo como resposta a este estranho comentário anterior, se a Académica tem o destino traçado, é um problema interno e não de terceiros.

Anónimo disse...

Engraçada a leitura que se faz dos jogos, denotando desde logo uma clubite exacerbada de parte a parte. Não sou adepto da Académica e muito menos do Cascais, mas acompanho habitualmente os jogos de rugby em Lisboa. Concordo que existe um preconceito contra a Académica que a tem prejudicado bastante ao longo das épocas. Já discordo da interpretação do, penso eu, adepto do Dramático. Por acaso, ou não, estive lá e vi o jogo tal como vi o da primeira jornada. Convenhamos, a dureza do confronto não parte dos homens de preto, que por vezes até jogam de branco :) mas fica bem, é o registo habitual, deitar abaixo a malta da província, como se só nós cá por baixo pela capital fossemos iluminados.
E, renovo a informação, não sou adepto nem de um nem de outro. Mas não sou autista caramba.

Jorge Pereira D'eça

Anónimo disse...

Caros,

Podem analisar o lance aos 41 minutos da 2ª parte e digam-me onde há agressão do atleta da Académica.


http://we.tl/cCHgQol5Ks

Anónimo disse...

Não existe agressão, ainda bem que há gravação, que dirão agora o juiz de linha e o árbitro?
Falta inventada!
Agora com todos os jogos gravados vamos ver se os enganos sempre para os mesmos continuam.

Anónimo disse...

Realmente esse última jogada só visto. Involuntário ou não, foi um erro que "deu" o jogo ao Cascais.

Anónimo disse...

O Miranda tem 25 pontos, 15 contra o Montemor e 10 contra o CDUP, 2 conversões e 3 penalidades.
Obrigado e bom dia

Manuel Cabral disse...

Anónimo das 22:44
O Diogo Miranda contra o CDUP só teve uma transformação... A outra foi do Manuel Costa.
Confere a informação do Boletim de Jogo da responsabilidade dos clubes, e o texto do António Henriques.
Mas obrigado pelo alerta!

Anónimo disse...

Oh seu ressabiadinho, perdeste o jogo e bem!Tiveste 80m a defender!
Essa falta pode não ter existido, mas se quiseres eu mostro te faltas que ficaram por marcar que dariam ai mais 12 pontos em penalidades ao Cascais!
Posso ainda garantir te que o ensaio do Cascais na 1a parte é completamente valido!

Vês aqui alguem do Cascais a por videos do Cascais?

Podiamos por videos do Jogo com o Direito onde 1 amarelo a um jogador do Cascais não existe, e mais 2 jogadores do Direito que deveriam ter levado encarnado e não levaram!
Os erros dos arbitros existem e não vao deixar de existir... vais ter que viver com isso!

O pessoal da Academica anda muito ressabiado com a malta de Lisboa. Joguem mas é rugby e calem-se

Anónimo disse...

Este comentário anterior não se me dirige, já que habitualmente não escrevo comentários no bloque embora seja um leitor assíduo. No entanto, hoje atrevo-me a fazer um comentário, porque entendo que quem não se sente não é filho de boa gente. estranho que possam ser publicados comentários neste blogue com algum teor ofensivo, nomeadamente visando a Académica e os seus, e que, segundo alguns amigos que habitualmente publicam, os comentários oriundos de adeptos dos pretos sejam sujeitos a verificação (se a informação não é correcta, apresento as minhas desculpas ao Mão de Mestre).
Seria de bom tom que os comentários não enveredassem pela ofensa e a má educação, a bem do rugby.

Ricardo Teixeira

(Em caso de necessidade posso enviar a identificação completa)

Manuel Cabral disse...

Comentário das 22:44
Acabo de receber do Belenenses a rectificação sobre as transformações dos ensaios do jogo contra o CDUP, e tu tinhas razão!
Afinal quem marcou as duas foi mesmo o Diogo Miranda.
Apesar de alheios ao engano, e em nome do MdM e do António Henriques, pedimos desculpa pela incorrecção.
As tabelas de marcadores de pontos serão alteradas na próxima semana, e entretanto procederemos à alteração do BJ.
Mais uma vez se prova que os comentários servem para alguma coisa!