20 de março de 2015

CALDAS OU VILA DA MOITA, UMA DELAS ESTARÁ NO PLAY-OFF

E pronto! Agora todas as dúvidas vão ficar esclarecidas, o sexto apurado para o play-off vai ficar decidido e o dono do quinto lugar também.

Não que o quinto/sexto lugar tenha muita relevância em termos do play-off, já que as duas equipas jogarão a pré-eliminatória - ou quartos de final, como preferirem - fora de casa, enfrentando respectivamente o quarto e o terceiro da tabela classificativa, no caso o Santarém e o Benfica.

E neste momento ninguém dúvida que encarnados e cavaleiros são claramente favoritos para esses jogos, que terão lugar no fim de semana de 11 e 12 de Abril, independentemente de quem defrontarem.


Em relação aos jogos desta última jornada ficamos com uma dúvida no que diz respeito ao horário dos encontros, já que segundo o Regulamento Geral de Competições todos os jogos das duas últimas jornadas terão obrigatoriamente de ser disputados em simultâneo, em dia e hora a indicar pela FPR, e isso não se aplicou a todos os jogos desta última etapa, já que o Santarém-Lousã tem o seu início marcado para as 14 horas de sábado, um dia antes antes de todos os outros.

Que me desculpem o desabafo, mas seria interessante que no mundo do rugby português, os regulamentos fossem realmente para cumprir.
Podem argumentar que não tem importância, que a classificação das equipas não será alterada, mas a verdade é que essas circunstâncias não são consideradas no RGC.

Vamos então aos jogos do fim de semana, que se realizam às 15 horas de domingo, com a excepção já referida do Santarém-Lousã, que terá lugar às 14 de sábado. (Entre parenteses o resultado da primeira volta)

RC SANTARÉM - RC LOUSÃ, Campo da EPC, 14 horas (11-66)
Jogo pleno de interesse entre o líder incontestado da prova e a equipa surpresa, sem qualquer influência na tabela classificativa, mas com a honra das equipas em jogo, já que vamos ficar a saber se os beirões conseguem manter a invencibilidade, por um lado, ou quanto os cavaleiros serão capazes de ter reduzido a distância para o líder ou mesmo se serão capazes de repor a nota positiva nos jogos no campo da EPC, por outro.
De qualquer forma são tudo boas razões para ir até Santarém.
O nosso vaticínio é a vitória da Lousã, com bónus de ataque.

CR SÃO MIGUEL - CR ÉVORA, 1º de Maio, 15 horas (13-40)
Uma improvável vitória dos buldogues poderia levá-los à ultrapassagem dos sadinos na tabela classificativa, mas o poder dos chaparros não deve permitir que tal aconteça, mantendo o seu registo de apenas duas derrotas frente à Lousã.
O Évora foi a segunda melhor equipa sem qualquer dúvida, e não vai deixar manchar esse trajecto na última etapa.
De qualquer forma os chaparros estão inatingíveis no seu segundo lugar, e o São Miguel está a salvo dos riscos da despromoção.
Acreditamos na vitória do Évora, com bónus de ataque.

BENFICA RUGBY - SPORTING RUGBY, Sobreda da Caparica, 15 horas (19-12)
Um jogo entre os dois emblemas é sempre fonte de grande interesse, e este não é excepção apesar do Benfica estar com os pés presos na terceira posição e os leões embora ainda podendo descer à sexta posição não corram o risco de ficar fora do play-off.
Correção: Se Caldas e Vila da Moita vencerem, mesmo sem ponto de bónus e o Sporting perder ou empatar, então será o Sporting a ficar fora do play-off.
Os encarnados venceram em Lisboa na primeira volta, mas o Sporting conseguiu nesse encontro o bónus defensivo.
A derrota dos leões na semana passada pode fazer cerrar as fileiras e empolgar a equipa para bater o seu eterno rival, mas o Benfica vai querer manter o seu eventual adversário da pré-eliminatória em posição de inferioridade, pelo que não vai facilitar a sua vida.
Provável vitória do Benfica, mas sem ponto de bónus.

VITÓRIA RUGBY - CALDAS RC, Vale da Rosa, 15 horas (15-12)
Um dos dois jogos mais importantes da jornada, e dos quais depende o sexto lugar na tabela.
O Vitória fez uma excelente segunda volta, e, se não considerarmos os jogos com os dois primeiros, pontuaram em todos os jogos, registando duas vitórias (Loulé e São Miguel), um empate (Benfica) e três bónus defensivos (Sporting 15-18, Vila da Moita 23-24, Santarém 25-28), enquanto o Caldas registou frente aos mesmos adversários duas derrotas sem bónus (Benfica 21-35, Sporting 10-22), outras duas bonificadas (Vila da Moita 15-20, Santarém 17-20) e duas vitórias (São Miguel 21-0), Loulé 34-14).
Ou seja, os sadinos estiveram melhor na segunda metade da prova e vão jogar em casa, enquanto os pelicanos sofreram uma razia em lesões que os prejudicou claramente, mas só a vitória lhes interessa no jogo, e talvez o bónus de ataque venha a ser decisivo.
Apesar de tudo, e considerando as já referidas lesões, acreditamos na vitória do Vitória, com bónus defensivo para o Caldas.

RUGBY VILA DA MOITA - RC LOULÉ, Campo do Gaio, 15 horas (10-15)
O Vila da Moita perdeu na primeira volta em Loulé, mas tem sido um adversário temível nos jogos em casa, estando tranquilo na tabela, bem longe do rebaixamento, a grande preocupação dos estreantes na prova.
O Loulé pelo contrário não tem como fugir à última posição, mas complicou seriamente a vida do Sporting ao vencer na semana passada por 23-21.
O difícil é saber se os algarvios virão ao Ribatejo decididos a vencer, deixando a sua marca cravada na despedida, ou se vão apenas repetir as suas dificuldades nas deslocações.
A balança inclina-se seriamente para a vitória do Vila da Moita, com bónus de ataque.

Assim, e como resultado das nossas previsões, quem não conseguiria entrar no play-off seria o Caldas, enquanto o Sporting desceria ao sexto lugar, com a entrada do Vila da Moita para a quinta posição...
Fica nas mãos e nos pés das equipas mostrarem que estas previsões são apenas isso - previsões.

Veja a classificação actual e o quadro completo dos resultados aqui

4 comentários:

weissthehedgehog disse...

caso o SPORTING perca e o VILA DA MOITA E O CALDAS GANHEM = SPORTING EM 7

Manuel Cabral disse...

weissthehedgehog
Obrigado pela chamada de atenção. Já fiz a devida correção no texto. Abraço

Unknown disse...

Manuel, à excepção do jogo da Lousã, penso que os restantes serão no domingo.

Abraço
João Bão

Manuel Cabral disse...

João Bão, agradeço a correção. Já alterei no texto.